Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Eduardo Angelim Dreer Alterado mais de 8 anos atrás
1
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Texto II: Desenvolvimento do Turismo Moderno Mirian Rejowski; José Yasoshima; Beatriz Stigliano; Adagilso S. Silveira HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
2
Início do Turismo Moderno
Considera-se o turismo moderno desde meados do século XIX até o início do séc. XX, ocorrendo a implantação da atividade turística como um negócio. A hospitalidade propriamente dita é mais antigo que o próprio turismo considerando suas práticas de acolhimento da própria antiguidade.
3
Grandes Transformações: Revolução Industrial
Revolução industrial: máquinas a vapor (James Waat) aplicada aos navios e trem. Criação de uma classe média. Aumento do tempo livre a procura das viagens recreativas Grandes viagens turísticas da elite.
4
Viagens Lúdicas: termas e jogos
O movimento mais conhecido do século XIX foi o termalismo, cujo fluxo de pessoas aos balneários produziu a conversão destes lugares para prazer e descanso. A verdadeira atração dos centros termais passou a ser os cassinos com pessoas buscando o entretenimento e o prazer do jogo. O turismo na Europa era desenvolvido em duas temporadas, uma no inverno e outra no verão. O paisagismo e o montanhismo passaram a ser comum com uma vida bucólica na busca pelo ar puro devido a recomendações médicas contra a tuberculose e também pela fascinação do espírito romântico da época.
5
Turismo Organizado Surgimentos da agências de viagem: turismo organizado. Necessidade de um tipo de empreendedor para atender os novos clientes para tornar as viagens úteis e agradáveis. Surgimento da Agência Abreu , em Portugal em 1840, que tratava dos vistos de saída e passagens de navios para a América do Sul. Em 1850 surge a America Express, à medida que o dinheiro de papel era implantado, iniciava seus negócios na área financeira.
6
Thomas Cook: pioneirismo simbólico
Em 1840, Thomas Cook ( ) estabeleceu bases para o turismo sendo o primeiro operador profissional, o fundador das agências de viagens e o pai do turismo moderno. Thomas Cook persuadiu os donos da Midiland Counties Railway em oferecer tarifas reduzidas em troca de um quantia maior de passageiros e alugou um trem para transportar 570 pessoas de Leicester a Loughborough (Inglaterra), que custou um xelim por pessoa, para assistirem a um congresso antialcoólico, sendo que incluía um lanche e a possibilidade de participar de um jogo e de dançar ao som da música da banda que os acompanhou.
7
Thomas Cook: agente empreendedor?
Cook organizou mais três viagens nos verões seguintes com a mesma finalidade. O sucesso fez com que ele organizasse no verão de 1845 uma excursão para Liverpool, criando assim a Thomas Cook&Son. Cook acreditava que as viagens abriam a mente e aumentavam a sede pelo conhecimento, no progresso da quebra de barreiras de classes e nacionalidades, além do contato com a natureza e da recreação. Cook&Son, como companhia continuou a ser reconhecida, e acrescentou uma rede de rotas até cobrir grande parte da Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Áustria e Itália, além de pacotes para a Espanha, Índia, Austrália, Nova Zelândia e EUA. (Package Tour), introduzindo assim o cooperativismo entre as empresas e outros componentes do mercado turístico.
8
Usos Simbólicos da História das Viagens
9
Transporte Ferroviário – século XIX: desenvolvimento dos serviços
O séc. XIX é marcado pelo desenvolvimento acelerado das ferrovias e das melhorias nos equipamentos e serviços oferecidos. Oriente Express unindo Londres e Paris a Viena, Atenas e Istambul com vagões acarpetados, decorados em estilo turco, banheiros com chuveiro de água quente, serviços de alimentação de categoria internacional, cristais e louças fina e serviço requintado.
10
Transporte Hidroviário – século XIX: imigrantes e ultramares
Destaca-se os cruzeiros da Europa para América e os Extremos Oriente, fortalecendo correntes de imigração. Imigração européia para a América e visita de americanos a Europa.
11
Hotelaria e Restaurantes – século XIX: frutos da urbanização
Necessidade de atender as demandas das viagens para a acomodação.Criam-se os hotéis ao lado das ferrovias. A crescente urbanização gerou necessidade de restaurantes para as pessoas que residiam nos subúrbios e procuravam por serviços de alimentação na zona aonde trabalhavam.
12
Cesar Hitz: pioneirismo no serviço hoteleiro
O principal personagem da hotelaria foi o suíço Cesar Hitz ( ) denominado o pai da hotelaria moderna ao melhorar os serviços do Hotel Nacional de Lucerna, criando um conceito novo de administração hoteleira. Ficou conhecido como o Rei dos Hoteleiros com destaque à forma de tratamento tanto com os clientes com o pessoal do hotel, com maior habilidade, boas relações públicas e humanas. Sua preocupação era atender a todos os desejos de seus hóspedes, mesmo sem terem sido solicitados.
13
Guias de Viagem: primeiras informações de viagem
Para acompanhar o constante crescimento do turismo, os guias de viagem também evoluíram com publicações que podiam ser levadas no bolso. Destaca-se o Karl Baedeker como a pessoa que sentiu a necessidade de guias de viagem dirigidos aos viajantes, como informação de hospedagens, meios de transporte, visitas a serem realizadas, artigos de compra.
14
Associações e Eventos: primeiras formas de reunião do setor
Alguns clubes e associações de turistas começaram a se organizar de acordo com seus interesses. O crescimento de eventos através da feiras começaram a receber um grande fluxo de visitantes, impulsionando interesse das empresas turísticas
15
Indicação Bibliográfica
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.