A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Texto II: Desenvolvimento do Turismo Moderno Mirian Rejowski; José Yasoshima; Beatriz Stigliano; Adagilso S. Silveira HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN

2 Início do Turismo Moderno
Considera-se o turismo moderno desde meados do século XIX até o início do séc. XX, ocorrendo a implantação da atividade turística como um negócio. A hospitalidade propriamente dita é mais antigo que o próprio turismo considerando suas práticas de acolhimento da própria antiguidade.

3 Grandes Transformações: Revolução Industrial
Revolução industrial: máquinas a vapor (James Waat) aplicada aos navios e trem. Criação de uma classe média. Aumento do tempo livre a procura das viagens recreativas Grandes viagens turísticas da elite.

4 Viagens Lúdicas: termas e jogos
O movimento mais conhecido do século XIX foi o termalismo, cujo fluxo de pessoas aos balneários produziu a conversão destes lugares para prazer e descanso. A verdadeira atração dos centros termais passou a ser os cassinos com pessoas buscando o entretenimento e o prazer do jogo. O turismo na Europa era desenvolvido em duas temporadas, uma no inverno e outra no verão. O paisagismo e o montanhismo passaram a ser comum com uma vida bucólica na busca pelo ar puro devido a recomendações médicas contra a tuberculose e também pela fascinação do espírito romântico da época.

5 Turismo Organizado Surgimentos da agências de viagem: turismo organizado. Necessidade de um tipo de empreendedor para atender os novos clientes para tornar as viagens úteis e agradáveis. Surgimento da Agência Abreu , em Portugal em 1840, que tratava dos vistos de saída e passagens de navios para a América do Sul. Em 1850 surge a America Express, à medida que o dinheiro de papel era implantado, iniciava seus negócios na área financeira.

6 Thomas Cook: pioneirismo simbólico
Em 1840, Thomas Cook ( ) estabeleceu bases para o turismo sendo o primeiro operador profissional, o fundador das agências de viagens e o pai do turismo moderno. Thomas Cook persuadiu os donos da Midiland Counties Railway em oferecer tarifas reduzidas em troca de um quantia maior de passageiros e alugou um trem para transportar 570 pessoas de Leicester a Loughborough (Inglaterra), que custou um xelim por pessoa, para assistirem a um congresso antialcoólico, sendo que incluía um lanche e a possibilidade de participar de um jogo e de dançar ao som da música da banda que os acompanhou.

7 Thomas Cook: agente empreendedor?
Cook organizou mais três viagens nos verões seguintes com a mesma finalidade. O sucesso fez com que ele organizasse no verão de 1845 uma excursão para Liverpool, criando assim a Thomas Cook&Son. Cook acreditava que as viagens abriam a mente e aumentavam a sede pelo conhecimento, no progresso da quebra de barreiras de classes e nacionalidades, além do contato com a natureza e da recreação. Cook&Son, como companhia continuou a ser reconhecida, e acrescentou uma rede de rotas até cobrir grande parte da Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Áustria e Itália, além de pacotes para a Espanha, Índia, Austrália, Nova Zelândia e EUA. (Package Tour), introduzindo assim o cooperativismo entre as empresas e outros componentes do mercado turístico.

8 Usos Simbólicos da História das Viagens

9 Transporte Ferroviário – século XIX: desenvolvimento dos serviços
O séc. XIX é marcado pelo desenvolvimento acelerado das ferrovias e das melhorias nos equipamentos e serviços oferecidos. Oriente Express unindo Londres e Paris a Viena, Atenas e Istambul com vagões acarpetados, decorados em estilo turco, banheiros com chuveiro de água quente, serviços de alimentação de categoria internacional, cristais e louças fina e serviço requintado.

10 Transporte Hidroviário – século XIX: imigrantes e ultramares
Destaca-se os cruzeiros da Europa para América e os Extremos Oriente, fortalecendo correntes de imigração. Imigração européia para a América e visita de americanos a Europa.

11 Hotelaria e Restaurantes – século XIX: frutos da urbanização
Necessidade de atender as demandas das viagens para a acomodação.Criam-se os hotéis ao lado das ferrovias. A crescente urbanização gerou necessidade de restaurantes para as pessoas que residiam nos subúrbios e procuravam por serviços de alimentação na zona aonde trabalhavam.

12 Cesar Hitz: pioneirismo no serviço hoteleiro
O principal personagem da hotelaria foi o suíço Cesar Hitz ( ) denominado o pai da hotelaria moderna ao melhorar os serviços do Hotel Nacional de Lucerna, criando um conceito novo de administração hoteleira. Ficou conhecido como o Rei dos Hoteleiros com destaque à forma de tratamento tanto com os clientes com o pessoal do hotel, com maior habilidade, boas relações públicas e humanas. Sua preocupação era atender a todos os desejos de seus hóspedes, mesmo sem terem sido solicitados.

13 Guias de Viagem: primeiras informações de viagem
Para acompanhar o constante crescimento do turismo, os guias de viagem também evoluíram com publicações que podiam ser levadas no bolso. Destaca-se o Karl Baedeker como a pessoa que sentiu a necessidade de guias de viagem dirigidos aos viajantes, como informação de hospedagens, meios de transporte, visitas a serem realizadas, artigos de compra.

14 Associações e Eventos: primeiras formas de reunião do setor
Alguns clubes e associações de turistas começaram a se organizar de acordo com seus interesses. O crescimento de eventos através da feiras começaram a receber um grande fluxo de visitantes, impulsionando interesse das empresas turísticas

15 Indicação Bibliográfica


Carregar ppt "HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google