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Gestão de Operadoras Turísticas e Agências de Viagens Profª Lígia Magalhães Braga.

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Apresentação em tema: "Gestão de Operadoras Turísticas e Agências de Viagens Profª Lígia Magalhães Braga."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Operadoras Turísticas e Agências de Viagens Profª Lígia Magalhães Braga

2 DEFINIÇÃO Agência de viagens São empresas comerciais com a finalidade de realizar viagens. São prestadoras de serviços, que informam, organizam e tomam todas as medidas necessárias, em nome de uma ou mais pessoas que desejam viajar. Oferecem todas as prestações de serviços relativas a transportes, hotelaria e manifestações turísticas de todos os tipos, organizam viagens individuais ou coletivas a um preço determinado, seja através de programas estabelecidos por elas mesmas, seja pela livre escolha dos clientes.

3 Conceituação teórica A estrutura, a organização e o funcionamento de uma agência de viagens estão ligados às funções básicas de organização, promoção, reservas de serviços de transportes, alojamento, alimentação, visita a lugares e a eventos de interesse, transporte local e visitas organizadas, além da facilitação do trâmite de documentos como vistos, seguros, vacinas, passaportes, etc. (TORRE, 1992)

4 Definição clássica “Empresa responsável pela revenda dos pacotes turísticos criados pelas operadoras de viagens, podendo também montar pequenos roteiros dentro do território nacional e em cidades estrangeiras limítrofes. Presta ainda outros tipos de serviços, como emissão de bilhetes aéreos nacionais, venda de passagens (aérea, rodoviária, marítima), reserva de hospedagem, locação de veículo, passeios, traslados, etc. Popularmente chamadas de agências de turismo”.

5 Agência de Viagens X Agência de Viagens e Turismo

6 Agência de Viagens São aquelas que atuam a nível nacional e países que fazem fronteiras com o Brasil, tendo restrição de operação de viagens, podendo operar somente excursões rodoviárias.

7 Agência de Viagens e Turismo São aquelas que podem atuar a nível nacional e também internacional, sem limites de fronteiras. Não tem restrição de operação de viagens nacionais e internacionais.

8 Podem ser enquadradas na classificação: firmas produtoras e organizadoras de serviços. Lei nº 6.505 de 15/12/75 e no Decreto nº 84.934 de 21/07/80

9 Resumindo As “agências de turismo” são, portanto, empresas turísticas, cujas organizações comerciais têm a função de serem intermediárias ou mediadoras de todos os serviços turísticos.

10 Provedores ou Fornecedores Operadoras Agência de Viagens Turistas ou Clientes

11 DECRETO 84.934, DE 21/ 07/ 80 Atividades privativasAtividades não privativas Venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excursões. Obtenção e legalização de documentos para viajantes. Intermediação remunerada na reserva de acomodação. Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculo públicos, artísticos, esportivos, culturais, etc. Recepção, transferência e assistência especializada ao turista ou viajante. Transporte turístico de superfície. Operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários. Desembaraço de bagagem nas viagens e excursões de seus clientes e agenciamento de carga. Representação de empresas transportadoras, empresas de hospedagem e outras prestadoras de serviços turísticos. Operações de câmbio manual, observados as instruções do Banco Central do Brasil. Divulgação pelos meios adequados, inclusive propaganda e publicidade, dos serviços mencionados nos itens anteriores. Prestação de serviços para congresso, convenções, feiras e eventos.

12 Vantagens oferecidas Comodidade, agilidade e facilidade nos serviços turísticos; Aproximação com e intermediação com os serviços turístico com os turistas; Conveniência para o consumidor e diminuição de custos de distribuição para o produtor (fornecedor ou prestador).

13 Tipos de Agências Agência emissora; Agência receptiva; Operadora; Representação; G.S.A. Consolidadora; Virtual; Franquia; Especializada; Home agency.

14 Agência Emissora São aquelas que estão situadas no estado, região ou cidade da demanda e realiza funções de informação (assessoramento) e venda, para as pessoas que desejam viajar a outros lugares. Podem criar pacotes turísticos ou atuar simplesmente de intermediários na venda de serviços ou pacotes das operadoras.

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16 NENR

17 Agência Receptiva É a agência encarregada de receber o turista no NR e prestar seus serviços de hospedagem, transporte, alimentação, acompanhamento e também de entretenimento. Característica: profissionais especializados como guia de turismo com alto conhecimento do produto oferecido (a cidade, os equipamentos, pontos turísticos e a região). Ex: Ygarapé Tour, Impacto Tour, Luck, etc

18 Serviços comuns de receptivo - Profissionais Qualificados; - Equipe de guias especializados (especialistas do local); - Atendimento VIP personalizado; - Transporte em carros c/ seguro e motoristas qualificados; - Frota própria e moderna de veículos (vans, ônibus e micro-ônibus); - Equipe própria de filmagens; - Locação de Câmeras Subaquáticas; - Passeios com exclusividade de operacionalização; - Atendimento das 7:00h às 22:00h na agência; - Atendimento 24 horas no celular plantão; - Descontos especiais nos passeios próprios; - Roteirizador rodoviário; - Roteiros sugeridos e Roteiros Personalizados; - Serviço de Baby Sitter; - Ouvidoria; - Rádios para comunicação entre guias e escritório operacional; - Software de gerenciamento do receptivo.

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21 Operadora Empresa responsável pela organização do pacote turístico, ou seja, aquela que contrata os prestadores de serviços turísticos, tais como: transporte, hospedagem, traslados, passeios, alimentação, etc. Esses pacotes geralmente são repassados às agências de viagens, que se encarregam da comercialização. Podem, ainda, vender diretamente aos consumidores. Ex: CVC, Abreu Turismo, Nascimento Turismo, Mais Viagens, Calcos, Fênix, etc.

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23 Representação Turística São os escritórios que representam as grande operadoras, estão localizados nas cidades para atender especificamente as agências de viagens que são clientes em potencial dos operadoras, prestam serviços de assessoramento e também efetuam a intermediação da venda. Não podem vender diretamente ao público. Ex: Fênix (Arakaki Turismo).

24 G.S.A (General Sales Agency) Agente geral das companhias aéreas desempenha papel de representante de serviços turísticos nas cidades do interior para atender as agências de viagens, efetuando reservas e emitindo bilhetes. Os representantes podem ser uma determinada agências de viagens, ou simplesmente um escritório independente. Os representantes de empresas aéreas podem vender diretamente ao público. Em CGR: West Central (American Airlines)

25 Consolidadora Agência de viagens emissora que consegue junto as empresas aéreas um comissionamento maior do que outras agências de viagens, devido ao volume de venda. Passam a auxiliar as empresas aéreas na venda de bilhetes aéreos para as agências de viagens que não possuem crédito junto as mesmas. “Distribuição” Ex: Flytour e West Central

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27 Agencia de viagens virtual Agências de turismo que funcionam 100% na internet, podendo ser acessada a qualquer hora do dia ou da noite. Oferecem todos os produtos de uma agência de viagens normal, geralmente se especializam em venda de passagem aéreas promocionais de última hora. As vendas geralmente são efetuadas através de cartão de crédito ou depósito bancário e documentos (voucher, cartão de assistência de viagens, etc) são entregues via correios. Ex: clickviagem, decolar.com

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30 Agencia franqueada É a agência de viagens que atua no mercado utilizando o nome de uma grande rede de agências em troca do pagamento de uma parte de sua comissão. A franquia precisa ser autorizada pela rede e deve se adequar as características padrões estabelecidas pelo franqueador. Ex: Flytour, CI, CVC.

31 Home agency Com a expansão das grandes agências de viagens e o avanço dos meios de informática, a facilidade de comunicação aumentou muito, facilitando o envio de informações. As grandes agências selecionam pessoas para serem seus vendedores autônomos, fornecendo treinamento e informações para atuarem no mercado. A pessoa somente necessita ter um computador e estar conectado à internet, que receberá todas as informações e poderá consultar os produtos e realizar as vendas. (free lance)


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