A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documentos usados em Agências de Viagens Aula 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documentos usados em Agências de Viagens Aula 04."— Transcrição da apresentação:

1 Documentos usados em Agências de Viagens Aula 04

2 Principais documentos Voucher Voucher OP (ordem de passagem) OP (ordem de passagem) Fatura Fatura

3 Voucher Documento emitido pela agência de viagem, operadora ou seu representante legal, para comprovar compra de serviço. O viajante deve apresentar o voucher para usufruir do serviço. Documento emitido pela agência de viagem, operadora ou seu representante legal, para comprovar compra de serviço. O viajante deve apresentar o voucher para usufruir do serviço. É um documento que pode ser usado para prestação de diversos serviços, tais como: hotel, restaurante, shows, passeios, etc. É um documento que pode ser usado para prestação de diversos serviços, tais como: hotel, restaurante, shows, passeios, etc. Para aceitação deste documento é necessário um contrato anterior entre as duas partes (agência X prestadores). Para aceitação deste documento é necessário um contrato anterior entre as duas partes (agência X prestadores).

4 Voucher Todo voucher deve ser numerado e geralmente são em 3 vias (1ª via do cliente, 2ª via do prestador do serviço e 3ª via da agência). Todo voucher deve ser numerado e geralmente são em 3 vias (1ª via do cliente, 2ª via do prestador do serviço e 3ª via da agência). É importante constar no voucher todos os serviços detalhadamente, pois vale o que está escrito. É importante constar no voucher todos os serviços detalhadamente, pois vale o que está escrito. Forma de garantir a comissão. Forma de garantir a comissão. Voucher único de Bonito. Voucher único de Bonito.

5 Tipos de Voucher Voucher de pagamento: É o voucher tradicional, quando emitido por uma agência qualquer e a mesma responsabiliza- se pelo pagamento dos serviços prestados podendo ser total ou parcial.

6 Tipos de Voucher Voucher de reserva: Voucher de reserva: Utilizado quando a agência emissora do voucher responsabiliza somente pela reserva. O pagamento dos serviços é feito diretamente entre o cliente e o prestador de serviços.

7 Tipos de Voucher Voucher de apresentação: Voucher de apresentação: A agência utiliza o voucher para apresentar o cliente à empresa prestadora dos serviços. Não é responsável pelo pagamento e nem pela disponibilidade dos serviços. É muito utilizado entre as agências de viagens e as locadoras de automóveis.

8 Ordem de Passagem - OP Documento utilizado nas agências de viagens para autorizarem a emissão de passagens aéreas, e-tickets, remarcação e reemissão, através das consolidadoras e cias aéreas. Documento utilizado nas agências de viagens para autorizarem a emissão de passagens aéreas, e-tickets, remarcação e reemissão, através das consolidadoras e cias aéreas. A OP é em 02 vias iguais, preenchida geralmente à punho, enviada via fax. A OP é em 02 vias iguais, preenchida geralmente à punho, enviada via fax.

9 OP É utilizada quando a passagem será emitida fora da agência, mas na responsabilidade da agência emissora da OP. É utilizada quando a passagem será emitida fora da agência, mas na responsabilidade da agência emissora da OP. A OP é o documento que a agência emite para depois acertar com a consolidadora ou a cia. Efetuando posteriormente o pagamento em caso faturado, ou recebendo a devida comissão quando a venda é em cartão de crédito. A OP é o documento que a agência emite para depois acertar com a consolidadora ou a cia. Efetuando posteriormente o pagamento em caso faturado, ou recebendo a devida comissão quando a venda é em cartão de crédito.

10 OP Os dados da OP são retirados das fichas de reservas ou do sistema de reservas e transcritos na íntegra. Os dados da OP são retirados das fichas de reservas ou do sistema de reservas e transcritos na íntegra. Quando a venda for em cartão de crédito, deve- se colocar o nº e dados do cartão na OP. Quando a venda for em cartão de crédito, deve- se colocar o nº e dados do cartão na OP. A OP pode ser em talão, papel timbrado e preenchido digitalmente/manualmente ou OP on line ( ). A OP pode ser em talão, papel timbrado e preenchido digitalmente/manualmente ou OP on line ( ).

11 Campos da OP Data; Data; Destinatário; Destinatário; Itinerário; Itinerário; Classe; Classe; Nome do passageiro; Nome do passageiro; Data da viagem; Data da viagem; Nº do vôo; Cia; Localizador; Observações; Formas de pagamento; Valor; e Assinatura do agente emissor.

12 Faturamento Forma de pagamento utilizado nas agências de viagens entre as negociações efetuadas com empresas (clientes) e fornecedores (Hotéis, locadoras, cias aéreas, consolidadores, etc). Forma de pagamento utilizado nas agências de viagens entre as negociações efetuadas com empresas (clientes) e fornecedores (Hotéis, locadoras, cias aéreas, consolidadores, etc).

13 Fatura É um documento existente nas agências de viagens para trâmites de pagamentos entre agência X fornecedores ou agência X clientes (empresas). É emitido em duas vias, geralmente entre pessoas jurídicas, dificilmente para pessoa física. É um documento existente nas agências de viagens para trâmites de pagamentos entre agência X fornecedores ou agência X clientes (empresas). É emitido em duas vias, geralmente entre pessoas jurídicas, dificilmente para pessoa física.

14 Fatura A fatura é emitida na agência de viagens quando há um acordo entre esta e empresas que a agência detém a conta corrente. A fatura é emitida na agência de viagens quando há um acordo entre esta e empresas que a agência detém a conta corrente. A principal razão para a emissão de faturas é conceder prazos para o pagamento e descontos pré-estabelecidos entre as partes. A principal razão para a emissão de faturas é conceder prazos para o pagamento e descontos pré-estabelecidos entre as partes.

15 Trâmites normais Via agência / Via empresa Via agência / Via empresa Seqüência de ordem Seqüência de ordem Política de descontos Política de descontos Encaminhamento Encaminhamento

16 Campos da fatura Logotipo da agência com dados de identificação e cadastrais Logotipo da agência com dados de identificação e cadastrais Número de ordem Número de ordem Valor total da fatura Valor total da fatura Data da emissão Data da emissão Vencimento Vencimento Dados cadastrais da empresa Dados cadastrais da empresa Data do aceite Assinatura do Sacado Histórico (discriminação dos serviços) Valor detalhado Dados bancários para pagamento (ou boleto) Total


Carregar ppt "Documentos usados em Agências de Viagens Aula 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google