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Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil procedimentos operacionais Debora Cordeiro.

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1 Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil Elaboração e Operação de Pacotes Turísticos no Brasil procedimentos operacionais Debora Cordeiro Braga

2 Planejamento e construção de um produto turístico Etapas operacionais: 1. Concepção inicial do produto 2. Processo de preparação 3. Contatos comerciais e contratações 4. Definição de preço de venda 5. Montagem do material promocional 6. Política de distribuição e promoção 7. Processo de venda 8. Execução do pacote

3 1. Concepção Inicial Critérios para lançamento de novo pacote Estudar o potencial do novo roteiro: Analisar as condições de oferta; Conhecer as características da demanda; Aproveitar oportunidades de negócios.

4 Picinguaba (Paraty-RJ) http://www.picinguaba.com/medias/img/commun/visuel.jpg

5 Fatores determinantes da viabilidade do produto: oferta Atratividade da(s) localidade(s); Disponibilidade de dados sobre a oferta turística; Oferta de alojamento durante todos os meses; Sistema de transporte adequado (acesso); Flexibilidade de fornecedores (prazos); Garantia de operação (saídas regulares, mínimo de pax).

6 Fatores determinantes da viabilidade do produto: demanda Conhecer características dos clientes da agência; Atender à necessidades de segmentos de demanda potencial; Saber divulgar o novo produto para o público certo; Oferecer preços compatíveis com o mercado (padrão de qualidade).

7 2. Processo de Preparação Verificação in loco experimentar serviços receptivos; conhecer o tempo de duração adequado para a realização dos passeios; escolher os atrativos que vão compor o roteiro ou serão ofertados como opcionais; definir os dias e horários mais convenientes a serem cumpridos; determinar o tamanho ideal do grupo para que se usufrua de uma experiência de qualidade.

8 3. Contatos comerciais e contratações – hospedagem Tipos de acomodação (individual, duplo, triplo, quádruplo); Serviços de alimentação (só alojamento, café da manhã, meia pensão, pensão completa); Tipo de clientes atendidos; Bloqueios e cancelamentos; Vendas sobre bloqueios; Volume e regularidade da contratação; Período de temporada; Formas e prazos de pagamento; Overbooking e venda livre; Confirmação da lista de pax (rooming-list); Reclamações.

9 3. Contatos comerciais e contratações - transportadoras Avaliar criteriosamente Capacidade; Tipo de equipamento; Manutenção e conservação; Segurança; Condutores; Serviço de bordo; Referências comerciais; Rota.

10 3. Contatos comerciais e contratações - serviços receptivos Conhecer profissionalismo e capacidade de atendimento serviços de guias; atrativos turísticos e passeios; traslados; alimentos e bebidas; acordos e parcerias; reservas em entretenimentos.

11 4. Definição de preço de venda Objetiva maximizar resultados financeiros da empresa Estratégias para definição de preço: qualidade do produto  expectativas do consumidor; posicionamento do produto frente a concorrência; quantidade a ser vendida  volume de produção; contribuição marginal  lucro esperado. PREÇO = GASTOS DE PRODUÇÃO + LUCRO

12 Gastos de Produção Gastos diretos: diretamente relacionados ao pacote turístico: desembolsos feitos para pagar os componentes do pacote. Gastos indiretos estrutura geral da operadora turística: salários, aluguéis, energia elétrica, manutenção, marketing, entre outros

13 Gastos do pacote tur í stico DiretosIndiretos Vari á veis Hospedagem, seguro viagem, ingressos, brindes, alimenta ç ão, comissão de vendas etc. --- Fixos Fretes, guias acompanhantes e locais, investimentos para lan ç amento do pacote (visitas pr é vias e uso dos equipamentos e servi ç os) etc. Alugu é is, seguro do im ó vel, sal á rios, a ç ões de marketing, contas de consumo como luz, á gua, telefone etc. Exemplo de gastos de produção de um pacote

14 Preço deve ser determinado considerando: estrutura de gastos indiretos; o lucro desejado; estimativa do número de pacotes a serem vendidos; e seus gastos diretos. Lucro = [(Preço de venda – Gastos variáveis)x Quantidade de pacotes] – Gastos fixos Cálculo do Lucro

15 Os valores em $ da tabela estão divididos por 1000 para facilitar a visualização Ponto de Equilíbrio considerando o preço do pacote = $ 1.500 Nível de Produção % No. de Lugares Gastos Indiretos Fixos Proporcional Gastos Diretos Fixos $ Gastos Diretos Variáveis $ Gastos Diretos Total $ Vendas / Receitas $ Prejuízo / Lucro $ 00148080(22) 251014841215(11) 5020148816300 753014812204511 1004014816246022

16 5. Montagem do Material Promocional Informações obrigatórias - Operadora, - Datas e itinerário, - Transporte (tipo e categoria), - Serviços de guias, - Acomodação (categoria e pensão), - Passeios inclusos, - Documentação obrigatória, - Preço e forma de pagamento, - Condições de cancelamento e formas de reembolso. Informações adicionais Servem para ilustrar melhor o produto, com fotos, imagens, logotipos e explicações: - o destino, - passeios opcionais, - cardápios, - endereços e telefones, - brindes, e - outras mensagens.

17 6. Política de distribuição e promoção Canais de distribuição: seus próprios funcionários  venda direta seu site  venda direta agências de viagens intermediadoras  venda indireta operadoras turísticas  venda indireta agências virtuais  venda indireta GDS  venda indireta Ações de promoção: programas de treinamento de equipes de vendas workshops famtours press trip

18 7. Processo de Venda Reserva contrato de compra e venda Ficha do cliente informações sobre o(s) passageiro(s) opções sobre hospedagem forma de pagamento dados sobre a agência vendedora Concretização da venda recebimentos e pagamentos solicitação de reserva aos fornecedores envio de rooming-list pós-venda

19 8. Execução do Pacote Check-in Transporte de acesso Guias Hospedagem Serviços locais Check-out Avaliação

20 Check-in http://www.marco-kurth.ch/Files/Images/Gallery/marco-checkin.gif

21 Transporte aéreo http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://lh3.google.com/_cqRADGUXNNI/RlzWzY53z-I/AAAAAAAAAcA/iOkQiXW_- oQ/s800/DSC00624.JPG&imgrefurl=http://picasaweb.google.com/lh/photo/exocXc7D_aCXNpjuX8ussw&h=600&w=800&sz=81&hl=pt- BR&start=1&tbnid=YKcn0HkCPUkCLM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dembarque%2Bavi%25C3%25A3o%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

22 Transporte rodoviário http://www.herosturismo.com.br/onibus2.jpg

23 Transporte aquaviário http://piskologo.flogbrasil.terra.com.br/1129209047.jpg

24 Guias acompanhantes e locais http://www.rioguiden.com/img/embkort01.jpg http://www.tourguidebrazil.com/images/carteira.gif

25 Hospedagem - hotel http://www.vacancehotel.com.br/imgs/hotel_01.jpg Hotel Vacance (Águas de Lindóia-SP)

26 Hospedagem - pousada http://www.pousadadosgolfinhos.com/images/apousada1.jpg Pousada dos Golfinhos - Canasvieira (Florianópolis-SC)

27 Traslado http://img.quebarato.com.br/photos/big/7/A/9657A_4.jpg

28 Alimentos e bebidas - simples http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://viajenaviagem2.zip.net/images/lagoinhajang1600.jpg &imgrefurl=http://viajenaviagem2.zip.net/arch2005-10-01_2005-10- 31.html&h=312&w=600&sz=74&hl=pt- BR&start=99&tbnid=OpKFGfKU0bidpM:&tbnh=70&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dfrente%2Bdo %2Bhotel%26start%3D80%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN Natureba do Cachorro (Fernando de Noronha-PE)

29 Alimentos e bebidas - sofisticado http://img215.imageshack.us/img215/6295/restaurante2ew6.jpg Miramar Maragogi Resort (Maragogi-AL)

30 Passeio turístico Escuna Capitão Gancho (Florianopolis-SC) http://www.escunamartin.com.br/fotobarco4GR.jpg

31 Festas típicas / folclóricas Grupo Cruzeirinho Mirim: Ilha do Marajó - PA http://farm1.static.flickr.com/187/381698354_ea91561009_o.jpg

32 Entretenimento http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/foto/0,,11078162-EX,00.jpg Teatro Abril: Miss Saigon (São Paulo-SP)

33 Outros serviços locais http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://viajenaviagem2.zip.net/images/lagoinhajang1600.jpg&im grefurl=http://viajenaviagem2.zip.net/arch2005-10-01_2005-10-31.html&h=312&w=600&sz=74&hl=pt- R&start=99&tbnid=OpKFGfKU0bidpM:&tbnh=70&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dfrente%2Bdo%2Bh otel%26start%3D80%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

34 Check-out http://hoteis.terra.com.br/Alpha2000/Galeria/Fotos/hotel73%5Cohotel_recepcao_g.jpg

35 Avaliação

36 Voltem Sempre ! http://www.palacioestorilhotel.com/Imagens/doorman3.jpg

37 Bibliografia Consultada BRAGA, Debora e GUERRA, Gleice R. Planejamento e operacionalização de pacotes. In: BRAGA, Debora(org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. 116-133. CANDIOTO, Marcela F. Serviços emissivos e o setor de transportes. In: BRAGA, Debora(org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. 146-173. HOLLANDA, Jair. Turismo operação e agenciamento. Rio de Janeiro: SENAC. 2003. LOHMANN, Guilherme. A tecnologia e os canais de distribuição em Turismo In: BRAGA, Debora(org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. 174-184 PERUSSI, Regina F. Serviços emissivos e o setor de hospedagem e alimentação. In: BRAGA, Debora(org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008. 174-184. PETROCCHI, Mario e BONA, André. Agências de turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura. 2003.


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