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AULA 1 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO

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Apresentação em tema: "AULA 1 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO

2 DEFINIÇÃO DE AGÊNCIAS DE TURISMO
Acerenza (1990): ...[é] uma empresa de serviços dedicada à realização de “arranjos” para viagens e `a venda de serviços isolados ou organizados, atuando como intermediária, e/ou organizadora, e/ou assessora, e estabelecendo elos de ligação entre o prestadores de serviços turísticos e o usuário final, para fins turísticos, comerciais ou de outra índole.

3 DEFINIÇÃO DE AGÊNCIAS DE TURISMO
Rejowski (2001) : São canais de distribuição dos produtos e serviços turísticos e estabelecem a ligação entre os prestadores ou fornecedores turísticos (hotéis, empresas de transporte, restaurantes, etc. e o usuário final (turista ou viajante). Podem ser: Organizadoras de viagens (operadoras) Vendedoras de produtos e serviços (agências vendedoras)

4 DEFINIÇÃO DE AGÊNCIAS DE TURISMO
Beni (1998): São empresas comerciais com a finalidade de realizar viagens. Por conseguinte, são prestadoras de serviços, que informam, organizam e tomam as medidas necessárias, em nome de uma ou mais pessoas que desejam viajar. Oferecem todas as prestações de serviços relativas a transportes individuais ou coletivas a um preço determinado, seja através de programas estabelecidos por ela mesmas, seja pela livre escolha dos clientes.

5 FUNÇÕES DAS AGÊNCIAS DE TURISMO
Intermediação de serviços de transporte, alojamento, alimentação e conexos, de forma isolada ou combinada. Antes não se cobrava a mais do cliente e as comissões estavam embutidas nos preços. Hoje, tal regra vem sendo substituída por tabela de preços para prestação de cada serviço em particular (Pessoas Físicas), ou um valor requerido pelos clientes pessoas jurídicas em determinado período. Desenvolvimento e execução de programas de viagem, combinando diferentes serviços (hospedagem , transporte, etc) e equipamentos, na forma de um único produto turístico, pacotes ou forfaits.   Assessoramento ao viajante na eleição de destinos turísticos, combinações de rotas, formas de alojamento, facilitação de documentação, expedição de bagagem, etc. Devido à competitividade do mercado, o agente precisa conhecer profundamente os serviços que vende e o perfil do seu cliente (renda, idade, estado de saúde, gostos e necessidades)

6 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO NA ESPANHA (BRAGA, 2008)
Maiorista (produtoras): planejam e organizam todo o tipo de serviço turístico a fim de vender para as agências minoristas a um preço fixo, não vendendo diretamente ao consumidor final Minoristas ou detalhistas: comercializam o produto das maioristas, vendendo-o diretamente ao consumidor final Maioristas-minoristas: atuam simultaneamente nas mesmas atividades.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO (BRAGA, 2008)
Operadoras turísticas ou Agências Produtoras: Sua função principal é elaborar pacotes , combinando os diferentes serviços turísticos, de forma a organizar uma viagem para um grupo de pessoas, visando a diminuição dos custos e, consequentemente, oferecendo o preço final menor do que a soma dos valores dos serviços individualizados. Agências de Viagem ou Distribuidoras – atuam como intermediárias na venda de serviços e produtos turísticos (transporte, hotéis, serviços receptivos, restaurantes, entretenimento, seguros documentação de viagem e pacotes) e os consumidores. Elaboram o forfait (roteiro individual e personalizado, seguindo as necessidades duração, destinos e serviços de um passageiro)

8 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA D.F. 84.934 / 1980 - CLASSIFICAÇÃO
Agências de viagens – só podem organizar viagens internacionais rodoviárias, sendo que a maior parte do itinerário deve ser no território nacional e apenas trechos em países limítrofes (permanência máxima de 12 horas fora do território nacional) Agências de viagens e turismo – podem organizar viagens e excursões, individuais ou coletivas, do Brasil para o exterior.

9 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA D.F. 84.934 / 1980 – ATIVIDADES:
É a sociedade que tem por objetivo as seguintes atividades: Venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excursões; Intermediação remunerada na reservas de alojamento Recepção, traslado, transferência e assistência especializada ao turista; Operação de viagens e excursões individuais ou coletivas , compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários; Credenciamento de empresas transportadoras, empresas de hospedagem para emissão de bilhetes, vouchers, etc.; Divulgação pelos meios adequados de todos esses serviços. Pode também prestar os seguintes serviços: Obtenção e legalização de documentos para viajantes; Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculos; Transporte turístico de superfície; Desembarque de bagagem nas viagens e excursões para seus clientes; Agenciamento de carga; Prestação de serviços para congressos, convenções, feiras e eventos; Câmbio

10 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA D.F. 5.406 / 2005 – CLASSIFICAÇÃO E ATIVIDADES:
Agências de Viagens, compreende a oferta, a reserva e a venda a consumidores de um ou mais dos seguintes serviços turísticos fornecidos por terceiros: passagens; acomodações e outros serviços em meios de hospedagem  programas educacionais e de aprimoramento profissional;   serviços de recepção, transferência e assistência; excursões, viagens e passeios turísticos, marítimos, fluviais e lacustres. Operadoras turísticas, compreende a elaboração de programas, serviços e roteiros de viagens turísticas, nacionais ou internacionais, emissivas ou receptivas, que incluam mais de um dos serviços anteriores

11 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA D.F. 5.406 / 2005 – ATIVIDADES:
 São atividades complementares (intermediação, organização ou execução): obtenção de passaportes, vistos ou qualquer outro documento necessário à realização de viagens; transporte turístico de superfície; desembaraço de bagagens em viagens e excursões; intermediação remunerada na locação de veículos, em serviços de carga e na reserva e venda de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, esportivos, culturais e outras manifestações públicas; operação de câmbio manual representação de empresas transportadoras, de meios de hospedagem e de outras fornecedoras de serviços turísticos;

12 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA D.F. 5.406 / 2005 - ATIVIDADES:
 São atividades complementares (intermediação, organização ou execução): (cont.) assessoramento e execução de atividades que lhes são próprias em feiras, exposições, congressos e eventos similares;  venda comissionada ou intermediação remunerada de seguros vinculados a viagens, passeios e excursões e de cartões de assistência ao viajante; venda de livros, revistas e outros artigos destinados a viajantes; prestação de serviços ligados ao acolhimento turístico, consistente na organização de visitas a museus, monumentos históricos e outros locais de interesse turístico; outros serviços de interesse de viajantes.      As agências de turismo que pretendam operar diretamente, com frota própria, excursões, passeios ou traslados, deverão atender aos requisitos específicos exigidos para o transporte turístico, inclusive quanto à vistoria e classificação individualizada de seus equipamentos, sejam veículos ou embarcações de turismo.

13 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO ( TOMELIN, 2001)
RECEPTIVAS DETALHISTAS CONSOLIDADORAS MAIORISTAS TOUR OPERATORS OU OPERADORAS ESCOLAS

14 AGÊNCIAS RECEPTIVAS Definições:
Comum nos principais destinos turísticos do país como NE Prestam serviços para operadoras e demais agências de viagens oferecendo ao turista serviços como transfers in/out, city tours e assessoria ao turista enquanto ele estiver em viagem. Ex: Check-Point e Easygoing (SP), Luck (Recife) Matriz de Serviços Receptivo (transfers in / out, hotéis,aeroportos e rodoviários) Operações ( grupos aéreos e terrestres, bloqueios e operações de serviços receptivos ) Vendas (city tours, sightseeing, shows, jantares, passeios de barco e ingressos para visitação de centros de lazer) Rodoviário (contratação de transportes rodoviários, ônibus e vans)

15 AGÊNCIAS DETALHISTAS Definições
Não elaboram seus próprios produtos (se elaborarem são consideradas operadoras) Revendem pacotes Podem ou não oferecer serviços de receptivo (city tour, transfer in/out, sightseeing, etc. Podem optar por trabalhar com segmentos específicos como conta correntes, grupos e convenções, intercâmbio e outros. Ex: Almax, STB, BB Matriz de Serviços Vendas doméstico nacionais e internacionais (venda de pacotes, excursões, bilhetes aéreos e serviços complementares) Contas correntes (atendimento exclusivo a clientes correntistas ) Grupos e Operações (operação e cotização de pacotes e excursões nacionais e internacionais) Eventos (captação de eventos, meeting, atendimento a congressistas) Financeiro Contábil (cobrança e emissão de faturas)

16 AGÊNCIAS MAIORISTAS Definições
Criam os pacotes , repassados às detalhistas para revenda ao consumidor final Geralmente não vendem diretamente ao público Ex: Queensberry (viagens nacionais, internacionais e de incentivo) Matriz de Serviços Todos os serviços acima e Operações Nacionais e Internacionais (locação e contratação de transportes, charters, hotéis e serviços terrestres)

17 AGÊNCIAS CONSOLIDADORAS
Definições Consolidam os serviços junto às transportadoras aéreas repassando bilhetes (TKT’s ) às agências que não possuem credenciais para este fim . Ex: Ancoradouro, Rextur, Tyller, etc. Matriz de Serviços Emissão Nacional e Internacional (atendimento e cotização de tarifas , reservas e emissão)

18 AGÊNCIAS OPERADORAS Definições
Difere da maiorista pois opera seus próprios programas de viagens, com seus próprios equipamentos ou subcontratação de operadores terrestres locais Vende seus produtos às detalhistas e mantém também seus próprios escritórios locais de venda. Ex: CVC, Decolar.com, Americanas Viagens, etc. Matriz de Serviços Operação de Serviços próprios com sub-contratação ou não de transportes e /ou locações (charters , fretamentos , etc. )

19 AGÊNCIAS ESCOLA Definições São empresas-laboratório na IES em Turismo, legalmente constituídas no mercado de viagens, classificadas pela Embratur, realizando ações didático-pedagógicas e operacionais a fim de atender às necessidades de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais do egresso como agente de viagens. Ex: Acatur / Univali e Flytour/ Anhembi-Morumbi Matriz de Serviços Pré –estágio e Ambientação Profissional (Programas e Cursos para o mercado profissional , treinamento em áreas administrativas, gerenciais e programas de trainee)

20 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE TURISMO (BRAGA, 2008)
OPERADORAS TURÍSTICAS Segundo o espaço geográfico: Nacionais, Internacionais, Locais Segundo segmentação de mercado: Receptivo, Ecoturismo, Intercâmbio, Incentivo, Cruzeiros Marítimos, de Pesca, de Golfe AGÊNCIAS DE VIAGENS Representantes, inclusive GSA´s Distribuidoras Vendedoras Especializadas em viagens de lazer Especializadas em viagens de negócios

21 CLASSIFICAÇÃO DAS OPERADORAS TURÍSTICAS ESPAÇO GEOGRÁFICO
TIPOS DE PACOTES E ROTEIROS CARACTERÍSTICA PÚBLICO Internacionais Países diversos Emissivo Brasil- exterior Indivíduos ou grupos Nacional Nacionais Território nacional Emissivo e/ou receptivo doméstico Nacional/ Internacional Locais Cidade ou região da sede Receptivo (pode compor o produto de uma operadora nacional ou internacional

22 CLASSIFICAÇÃO DAS OPERADORAS TURÍSTICAS SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
CARACTERÍSTICA PÚBLICO Receptivo Especializada em Brasil Estrangeiros Ecoturismo Contato com a natureza e comunidades locais Nacional/ Internacional Intercâmbio Cursos, estágios e intercâmbio Nacional Incentivo Viagens de incentivo Empregados e clientes de empresas Cruzeiros Marítimos Pacotes de navios Pesca Pesca esportiva Golfe

23 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS
CARACTERÍSTICA S Representantes Vendedoras oficiais de produtos ou serviços turísticos (cia. áerea, cia. marítima, passes de trem, hotéis, operadoras turísticas, seguros viagem, etc) Possuem autonomia de representação firmada por contrato para negociar preços e vantagens com as agências, obedecendo regras de conduta estabelecidas pelo fornecedor SUBTIPO: GSA – General Travel Agents – no Brasil representam as companhias aéreas exclusivamente, mas há representação de redes hoteleiras ou companhias marítimas Distribuidoras São atacadistas pois compram produtos e serviços em grande quantidade ou de seus representantes, conseguindo preços menores para revender ao mercado varejista. Podem atender ou não ao consumidor final Negociam apenas com agências de pequeno porte Enquadram-se nessa categoria: Consolidadoras (possuem credencial para ter estoque de bilhetes aéreos, fornecendo serviços às agências sem credencial de emissão), Air Brokers (corretores atuam no fretamento ou charter de aeronaves como intermediárias entre cias aéreas e agencias que não tem capacidade de fretar o avião todo), Escritórios de Revenda de Hotéis

24 CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS
CARACTERÍSTICA S Vendedoras São as agencias varejistas que vendem diretamente ao consumidor final, prestando assessoria e informação Cadastram um numero pequeno de fornecedores, representantes ou distribuidores específicos Ampliam os limites de crédito e dispõe de programas de fidelidade Viagens e Lazer Atendem a clientes individuais e pacotes , na maioria pessoa física Pontos de venda na rua Os clientes costumam ir até a agência - atendimento acolhedor Agente viagem presta serviços de assessoria e intermediação de venda Viagens de Negócios Atendem à pessoas jurídicas via contratos prestação de serviços , nos quais ficam estipuladas as condições, comissões ou pagamentos por serviços prestados. O público-alvo são os dirigentes e funcionários que viajam a negócios representando sua empresas Sistema conta-cliente para fazer uma cobrança única Atendimento feito pela internet, chat ou telefone Não possuem lojas abertas ao público, funcionando em escritórios comerciais Os serviços são contratados por secretária ou funcionário responsável Algumas agências são especializadas em levar grupos para eventos Precisam ser ágeis e especializadas nos serviços prestados.

25 CLASSIFICAÇÃO DE AGÊNCIAS NO BRASIL
Uma agência hoje pode atuar em vários segmentos. Exemplo: Atendimento corporativo Consolidadora Soluções em sistemas: GDS (fly.com, CRS, sistemas de gestão, etc. Operadora turística nacional e internacional Organiza eventos corporativos Câmbio


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