A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPERADORA Aula 05. A operadora planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de serviços turísticos. Essas viagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPERADORA Aula 05. A operadora planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de serviços turísticos. Essas viagens."— Transcrição da apresentação:

1 OPERADORA Aula 05

2 A operadora planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de serviços turísticos. Essas viagens constituem um novo produto, o pacote turístico.

3 Cabe à operadora a iniciativa de reunir todos os serviços, planejar a viagem, responsabilizar-se pelo conjunto desses serviços oferecidos, comercializar o pacote e coordenar sua operacionalização.

4 As operadoras têm as agências de viagens como canal de distribuição no mercado final. Podem ainda vender seus pacotes e serviços diretamente ao público consumidor.

5 Importante: A seleção dos fornecedores e a negociação de contratos a fim de obter preços competitivos para a venda dos pacotes. Operadora Atacadista

6 As operadoras contribuem para complementar as vendas dos produtos turísticos. Ajudam a aumentar a ocupação de aviões, hotéis e de outros serviços turísticos. Equilíbrio entre oferta e procura.

7 O roteiro turístico É a base da formatação do pacote, é constituído por uma ou mais atrações turísticas, interligadas a um percurso. Os percursos são sustentados por instalações e serviços turísticos, básicos e complementares.

8 Elaboração do Roteiro 1 - Pesquisas de mercado e de destinação (Coleta de informações, sondagem da realidade atual); 2 - Planejamento do roteiro (Acordos e contratos, bloqueios de hotéis e transporte); 3 - Preparação do roteiro (Ordenar de forma coerente a programação e Cálculo do pacote); 4 - Marketing (Meios de como apresentar o pacote ao turista em potencial, Propaganda e Venda).

9 Serviços básicos Transporte; Hospedagem; Alimentação; Atração turística em si.

10 Serviços complementares Serviços de apoio (transfer, city tour, seguro, etc); Impressos; Atrações suplementares (shows, teatros, espetáculos...); Folclore; Artesanato, entre outros.

11 O papel das operadoras Planejamento do Pacote Fornecedores -Transportadoras - Hotéis - Restaurantes - Turismo receptivo - Guias - Serviços de lazer - Seguros - Publicidade etc. OPERADORA Pacote Turístico Agências de Viagens MERCADO FINAL

12 Operadoras de Turismo Receptivo Operadoras regionais que prestam serviços, principalmente, à operadoras nacionais ou internacionais na área onde atuam; Estruturam os roteiros de visita às cidades onde têm base, como o city tour e o by night, além de roteiros pelas redondezas; Complementam os pacotes das operadoras nacionais ou internacionais; Atendem paradas de cruzeiros marítimos; Providenciam hospedagem e traslados; Agendam restaurantes, teatros, etc.

13 Operadoras Especializadas Em turismo de massa: são as grandes operadoras que comercializam destinos conhecidos e produtos de turismo de massa em larga escala; Em nichos de mercado: operadoras de menor porte, com produtos diferentes dos de massa e, portanto, menos sensíveis à variável preço. Atendem grupos com menor número de turistas. Em região: há maior risco em vender um único produto; Em faixa etária: melhor idade, single, GLBT. Em esportes ou com segmentos especiais: rapel, pescaria, golfe, passeios esotéricos, etc.


Carregar ppt "OPERADORA Aula 05. A operadora planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de serviços turísticos. Essas viagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google