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Frases de Josué de Castro
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Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens.
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Apresenta-se. a reforma agrária como uma necessidade histórica
Apresenta-se ... a reforma agrária como uma necessidade histórica ... como um imperativo nacional.
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Não podemos viver num mundo partilhado por 2/3 que não comem e, tendo consciência das causas da fome, se revoltam, e 1/3 que come bem – às vezes demais – mas que já não dorme com medo da revolta dos 2/3 que não comem.
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A história da humanidade tem sido, desde o princípio, a história de sua luta pela obtenção do pão-nosso-de-cada-dia.
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A fome sempre existiu perto da riqueza e da abundância
A fome sempre existiu perto da riqueza e da abundância. O que é novo no mundo, é a consciência que os povos famintos têm da realidade social e da sua condição, e a impaciência que estes povos famintos experimentam para se libertar de sua fome e de sua miséria.
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Se a terra foi feita para o homem, com tudo para bem servi-lo, também o mangue fiu feito especialmente pro caranguejo.
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Viver na opulência num mundo em que 2/3 estão mergulhados na miséria, não é apenas perigoso, é crime.
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A segurança social do homem é mais importante que a segurança nacional baseada nas armas.
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O subdesenvolvimento é uma forma de subeducação.
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Não se chegará jamais à paz com um mundo dividido entre a abundância e a muiséria, o luxo e a pobreza, o desperdício e a fome. É preciso acabar com esta desigualdade social.
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É preciso acabar com esta desigualdade social
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Alguns grupos humanos ... se apoderaram dos recursos naturais e fizeram uma divisão destes recursos de forma injusta e ilegal.
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Vivemos num mundo de abundância em meio à miséria.
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Há dois caminhos a nossa frente: o caminho do pão e o caminho da bomba.
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A terra é para todos os homens e não só para um grupo de privilegiados.
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Se, por um lado, a riqueza nunca foi igualmente distribuída, por outro, a maioria sofreu pela ação predatória do homem sobre a natureza, sempre atendendo os interesses do capital e não do próprio homem.
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Destrui-se o meio ambiente em nome do Desenvolvimento, quando na verdade toda a destruição interessava a poucos refletindo sobre os demais.
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Uma educação que liberte o homem eis o que aspiram os povos do terceiro mundo. E isto supõe uma pedagogia da liberdade que os liberte da dominação da natureza e de outros grupos humanos – de toda espécie de dominação.
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Uma educação que liberte ... de toda espécie de dominação.
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reforma agrária ... uma necessidade histórica ... um imperativo nacional.
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Precisamos enfrentar o tabu da reforma agrária com a mesma coragem com que enfrentamos o tabu da fome.
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Precisamos enfrentar o tabu da reforma agrária
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Metade da humanidade não come; e a outra metade não dorme, com medo da que não come.
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Só há um tipo de verdadeiro desenvolvimento: o desenvolvimento do homem.
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Estudei com furor (p. 17)
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O fenômeno da fome se revelou espontaneamente a meus olhos nos mangues
O fenômeno da fome se revelou espontaneamente a meus olhos nos mangues ... Esta é que foi a minha Sorbonne. (p. 20)
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Nenhuma calamidade é capaz de desagregar tão pofundamento e num sentido tão nocivo a personalidade humana como a fome... (p. 20)
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Fome e subdesenvolvimento são a mesma coisa. (p. 29)
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Tratei de aprender, de estudar, de observar e de me preparar (p. 33)
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Combate ao latifúndio (p. 34) (1º ponto do programa para vencer a fome)
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A forma da revolução são as circunstâncias históricas que vão dizer. (p. 49)
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A estrada é que escolhe a marcha como a reforma agrária vai escolher os seus meios. (p. 49)
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a reforma agrária vai escolher os seus meios. (p. 49)
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É preciso não esquecer que ciência não é sabedoria
É preciso não esquecer que ciência não é sabedoria. A ciência é conhecimento. A sabedoria implica conhecimento e juízo de valores. (p. 50 ou 28)
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Ousar pensar, ousar refletir e de ousar passar à ação. (p. 51)
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Um homem se humilha se castram seus sonhos, Seu sonho é sua vida E a vida é seu trabalho E sem seu trabalho um homem não tem honra E sem a sua honra, se morre, se mata. Não dá para ser feliz! (p. 42) Guerreiro Menino” de Gonzaguinha
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Frase Frase Frase 1908 – 2008 Centenário de Josué de Castro
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Instituto de Educação IEJC Josué de Castro
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