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HISTÓRIAS NA HISTÓRIA: MICRO-HISTÓRIA E CULTURA LOCAL E REGIONAL (Ciências Humanas/Linguagens e Artes) Pedro Paulo da Silva Júnior, formando do Curso de.

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1 HISTÓRIAS NA HISTÓRIA: MICRO-HISTÓRIA E CULTURA LOCAL E REGIONAL (Ciências Humanas/Linguagens e Artes) Pedro Paulo da Silva Júnior, formando do Curso de História da Unisul Campus Tubarão e bolsista do Programa PIBIC. Luiz Alberto de Souza Marques, MsC e Dr. Em Educação, professor da disciplina Educação e Cotidiano do Mestrado em Educação da Unisul e Orientador do Programa PIBIC. Introdução O estudo em apresentação se fundamenta na Micro-História, porquanto, objetiva trazer á luz pequenas passagens da vida cotidiana percebida em um outro tempo e, assim, tecer visão abrangente da vida em sociedade, num espaço determinado, a partir dos fragmentos recolhidos nas fontes de pesquisa. A Micro-História, como movimento de pesquisadores da história local e regional, vem se firmando no cenário da pesquisa histórica no bojo das diferentes modalidades da História Cultural. Teve origem nos anos 70 junto a um grupo de historiadores italianos, dentre eles Carlo Ginzburgo, Giovanni Levi e Eduardo Grendi. Segundo Burke (2005, p. 63) é considerada uma reação a um modelo de História Social que privilegiava o aspecto econômico sem focar a diversidade das culturas locais. Para esse mesmo teórico, a Micro-História é uma maneira de aproximar a História da Antropologia, enfatizar as experiências concretas, tanto coletivas como individuais. Nesse mesmo caminho, encontram-se as histórias de vida, os auto-biográficos e todos, de certa maneira, embasados na história oral e documental. Para Chartier (2001, p. 167) a Micro-História é um projeto que funciona como um laboratório que permite observar fenômenos que envolvem famílias e comunidade. Sandra Jathay Pesavento (2005, p. 72), em seu livro História e História Cultural considera a Micro-história “[...] uma redução da escala de análise, seguida da exploração intensiva de um objeto de talhe limitado. Esse processo é acompanhado de uma valorização do empírico, exaustivamente trabalhado ao longo de extensa pesquisa de arquivo”. Referida autora não desconsidera a “redução”, ao contrário, registra que é uma forma de potencializar os acontecimentos de ordem social. A “[...] ênfase no fragmento e no indivíduo aproxima a análise dos significados e do simbólico, pelo estudo das sensibilidades que as palavras, os discursos e as práticas podem conter. As representações sociais construídas pelos homens no passado seriam surpreendidas no seu nascedouro, por assim dizer.” (PESAVENTO, 2005, p. 74). Este estudo é uma forma de dar continuidade ao projeto anterior que objetivou investigar o ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do município de Tubarão (SC), que resultou, entre outros tantos dados significativos levantados, a necessidade de ofertar subsídios aos professores para o conhecimento/entendimento da história local e regional. Destarte, nesta proposta a Micro-História se alicerça nos textos de pesquisadores acadêmicos e não acadêmicos, em monografias vinculadas aos Cursos de Licenciatura; em contos e crônicas que remetam à vida em tempo presente e a outro tempo; em pesquisas de cunho etnográfico de historiadores, antropólogos e demais estudiosos do folclore regional; em escritores, poetas, compositores e outros artistas que, noutras linguagens e obras, mostrem o fluir da vida; em pesquisas escolares sobre a história local; em pessoas que, mesmo não estando vinculados a alguma dessas atividades específicas e espaços de estudo demonstrem interesse em revelar facetas cotidianas, lembrar passagens, rever origens, registrar acontecimentos que, de alguma forma, interferiram na vida em comunidade. Propõe também subsidiar o conhecimento da História de Santa Catarina, mais especificamente da Região Sul, além do ensino de História nas escolas da Região. Objetivos Objetivo geral: Estimular o estudo, a pesquisa e divulgação da História de Tubarão e da Região Sul de Santa Catarina, visando criar mecanismos que permitam o conhecimento e a revitalização das manifestações culturais trazidas e/ou produzidas por diferentes grupos que ocupam a Região. Objetivos específicos: oportunizar o conhecimento da produção histórica na região através do contato com autores e pesquisadores; mapear a produção já existente dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em História da Unisul e outras instituições, historiadores, e também de não acadêmicos tais como cronistas, antropólogos, pesquisadores do folclore e outras pessoas interessadas na história e na cultura local e regional; criar um banco de dados e informações sobre a produção histórica e cultural realizada e/ou em realização; estimular a pesquisa histórica local e regional no Curso de História da Unisul; estimular o conhecimento da produção literária através do Curso de Letras, Geografia, Ciências Econômicas, Economia, Direito e História da Unisul; criar espaços de divulgação da produção realizada e/ou em realização. Metodologia O trabalho visou realizar pesquisa de caráter bibliográfico, foi implementado na biblioteca pública e da Unisul, no Arquivo Público Municipal e contatos pessoais. Ações: 1) Mapear a produção histórica, antropológica, literária e artística da Região buscando informações nas fontes e locais onde se armazena essa produção. 2) Identificar autores e realiza o fichamento de sua produção. 3) Realizar contatos para a divulgação da idéia junto aos mesmos e registrar suas contribuições para a História local e Regional. Resultados O estudo foi realizado em duas etapas, na primeira foram levantadas as produções (trabalhos de conclusão de curso – TCC’s) dos Cursos de História, Letras, Ciências Contábeis, Geografia, Ciências Econômicas, Direito. Sendo que numa primeira triagem optou-se por concentrar esforços à publicação dos testos do Curso de História, haja vista o expressivo quantitativo de estudos (79 trabalhos) realizados com a participação de 15 professores orientadores do mesmo Curso. Em contrapartida, justifica-se que após o levantamento da produção dos demais Cursos anteriormente elencados percebeu-se que o número de pesquisas realizadas, tendo como foco o município de Tubarão e Região, era pouco expressivo. Porquanto, optou-se finalmente por enfocar somente a produção acadêmica do Curso de História. Posteriormente, objetivando colecionar crônicas locais, foram feitas visitas ao Arquivo Público do município de Tubarão, onde foi localizado material quantitativamente inexpressivo, optando-se por não incluir referido acervo nessa fase do estudo. Isso decorre do fato de os jornais A Imprensa (período 1926- 1942), O Liberal (período 1929-1936) e A Cidade (1980-2005) não apresentarem matéria respeitante à pesquisa, daí a impossibilidade de se fazer referência a escritores publicando e, por essa via, registrar a memória local. De acordo com o exposto anteriormente, segue a apresentação dos dados referentes à Região da Amurel. Note-se, essa divisão foi adotada como critério para caracterizar a História Regional, porquanto os textos levantados pelo bolsista se referem aos disponíveis junto aos arquivos da Unisul, quais sejam: total de trabalhos levantados por municípios 79, dos quais 11 estudos pertencem a municípios de outras regiões; Professores do Curso de História por trabalhos orientados sobre a Região da Amurel 68; TCC’s voltados à história regional – Região da Amurel: 68 estudos, dos quais 24 abordam exclusivamente o município de Tubarão. Os resultados obtidos revelaram que a geração de subsídios sobre a história local e regional para que professores da rede pública de ensino básico do município de Tubarão (SC) e Região é capaz de instrumentalizar e promover estudos acerca do tema delimitado. Conclusões Este estudo apresentado resultou de pesquisa documental por consultas às monografias do Curso de Licenciatura em História da Unisul. As fontes consultadas se relacionam à Micro-História local e regional, particularmente tendo em conta o município de Tubarão e Região, cuja importância se revela no regaste de “Histórias na História”. Destarte, logrou-se êxito quanto à expectativa inicialmente instalada relativamente aos resultados da pesquisa. Nesse sentido, vale observar que se conseguiu reunir expressivo acervo sobre a produção sócio-cultural do lócus selecionado. Conquanto, permite propor discussão e possíveis encaminhamentos para tornar público os resultados da pesquisa e propiciar subsídios e instrumentalizar professores das escolas da rede pública de ensino básico do município de Tubarão e Região a fim de incrementar e fortalecer o trabalho docente sobre a História local, sub-regional e regional. Destarte, afirmam-se que a pesquisa afirma a necessidade da criação de espaços para produção e divulgação de matérias de cunho sócio-cultural relacionadas à comunidade examinada e suas manifestações passada, presentes e futuras. Trata-se de patrimônio que deve ser preservado, eis que toca e motiva a sociedade local e regional, gerando atitude de respeito, tanto pela sua história quanto para com a cultura local, reforçando o conhecimento sobre a história de Santa Catarina e, mais especificamente, da Região Sul, além de interferir de forma propositiva no ensino de História nas escolas da Região, buscando incrementar a pesquisa e a produção dos alunos. Um dos aspectos de maior relevância da pesquisa consistiu em dar visibilidade à produção acadêmica do Curso de História e sua inserção na realidade regional. Espera-se que esse estudo sirva para consultas e novas pesquisas, e contribua também como fonte de dados, de incentivo e estímulo à preservação do Patrimônio, da História e da Memória da sociedade local. E que mesmo tendo atingido os objetivos estabelecidos do projeto inicial e contemplado a expectativa da produção de uma nova fonte de dados sobre Tubarão e Região, o assunto não foi esgotado. Bibliografia BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005. CHATIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: ARTMED, 2001. PESAVENTO, Sandra Jathay. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica: 2005. Apoio Financeiro: Unisul


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