A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Estado? Políticas Culturais 2015.1. Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Estado? Políticas Culturais 2015.1. Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Estado? Políticas Culturais 2015.1

2 Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em grego significa “cidade”. A política é, portanto, a arte de governar, de gerir os destinos da cidade. O homem político é aquele que atua na vida pública e é investido de poder para imprimir determinado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse comum.

3 Conceituando a política Cada cidadão (filho da cidade) deve ter uma dimensão política atuante. A política permeia todas as atividades humanas. Interfere na vida de cada um de nós de múltiplas maneiras: na regulamentação legal das ações dos cidadãos (leis); na gestão de assuntos relativos à educação, saúde, cultura, transporte; nos aparelhos repressivos (polícia, prisões).

4 Concepção grega de política Em princípio, mítica, buscando explicação divina para leis e poderes (séc. XII a VIII a.C.); posteriormente, com o aparecimento da pólis (Cidade-Estado) grega, surgiu a tentativa de explicação racional para as relações sociais (séc. VIII a VI a.C.). Em Atenas, desenvolve-se a concepção de cidadania e democracia. Platão e Aristóteles.

5 Concepção medieval de política Predominância do pensamento religioso. Interferência da Igreja Católica nos assuntos políticos. “Retrocesso” em relação à ideia de democracia e cidadania.

6 Concepção moderna de política Maquiavel, no século XVI, desvincula a ciência política das preocupações filosóficas e das questões da moral cristã. Na Idade Moderna, usa-se o termo “Estado” para significar a posse de um território em que o comando sobre seus habitantes se faz a partir da centralização cada vez maior no poder. Fundamento racional do poder, teorias contratualistas.

7 Concepção moderna de política No século XVII, a doutrina econômica conhecida como liberalismo defende o Estado laico e não-intervencionista. No século XIX, o liberalismo incorpora o discurso democrático a sua teoria, ressaltando a igualdade social e os direitos do trabalhador. E, assim, a concepção do Estado intervencionista ganha força e se difunde pelo século XX.

8

9 Sintetizando a ideia de Estado A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Também são designadas por Estado, cada uma das divisões político-geográficas de uma república federativa.

10 Como se caracteriza o Estado brasileiro? Estado democrático Estado autocrático

11 Funções do Estado As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

12 Referências ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.


Carregar ppt "O que é Estado? Políticas Culturais 2015.1. Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google