A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS SOCIÓLOGOS ENQUANTO PROFISSIONAIS I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS SOCIÓLOGOS ENQUANTO PROFISSIONAIS I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido."— Transcrição da apresentação:

1

2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS SOCIÓLOGOS ENQUANTO PROFISSIONAIS I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido III – Áreas de disputa com outras profissões – mercado pouco desenvolvido ainda Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho Presidente do Sinsesp (2007-2010) Sociólogo, Escritor e Arabista

3 II – Mercado tradicional e bem aquecido – Áreas reservadas – mercado bem aquecido  Docência de sociologia no ensino médio  Docência em quase todos os cursos superiores do país  Cursos especiais de cidadania e ética que vem sendo dados a trabalhadores em cursos de reciclagem  Docência em cursos de especialização, mestrado e doutorado em Universidades 1. Docência

4 I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido 2. Pesquisa Social  Desenvolvidas por agências sociais, excetuando-se as de opinião pública (pesquisas étnicas, demográficas, de gênero etc.)

5 I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido 3. Pesquisa de Opinião e de Mercado  Elaboração do “survey” de perfil dos entrevistados  Planeja e executa todo o projeto da pesquisa  Elabora os relatórios finais das pesquisas  Treina entrevistadores de campo definindo a base amostral  Orienta programadores de informática sobre o sistema de apuração

6 II- Áreas não exclusivas – mercado relativamente aquecido 1. Sindical  Exercendo funções de assessoramento sindical  Planejamento político e sindical  Campanhas salariais  Negociações coletivas e dissídios de categoria  Cursos de formação sindical, etc.

7 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido 2. Meio Ambiente  Elaborando relatórios e estudos de impacto de meio ambiente, interpreta e avalia laudos, relatórios e pareceres técnicos  Cuida de relações sociais com o meio  Acompanha projetos de assentamentos humanos rurais em áreas de barragens  Conduz pesquisas, estudos, análises e trabalhos com o meio ambiente  Torna-se analista sócio- ambiental ou gestor ambiental

8 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido 3. Planejamento e Desenvolvimento Urbano  Nas áreas das secretarias municipais e estaduais de planejamento urbano  Relações sociais urbanas  Atuam como analistas de viabilidade social de empreendimentos de infra-estrutura urbanas habitacionais, em equipes multidisciplinares  Análises de projetos sociais de participação comunitária  Elaboração de análises e diagnósticos sócio-econômicos  Elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos sociais

9 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido 4. Reforma Agrária  Assentamento de trabalhadores rurais sem-terra  Estudos de perfil de assentados  Estudos sócio-econômicos de populações a serem assentadas, atuando em equipes multidisciplinares de profissionais (economistas, geógrafos, agrônomos etc.)

10 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido 5. Relações Internacionais  Atuam nos departamentos de relações internacionais das grandes empresas (ainda que na sua maioria voltado para o comércio), como analistas e consultores internacionais  Atuam na área diplomática  Desenvolvem estudos sobre conflitos regionais e dão pareceres sobre os mesmos, propondo soluções

11 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido 6. Marketing Político  Assessoria política  Análise política e estatística em geral de resultados de levantamento de pesquisas e sondagens eleitorais  Assessoramento em campanhas eleitorais

12 II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente 7. Lazer e Entretenimento  Trabalho em projetos em Centros populares de lazer (tipo SESC e SESI)  Pesquisa e docência na área de sociologia do lazer e do turismo

13 III – Áreas de disputa com outras profissões - mercado pouco aquecido desenvolvido ainda 1. Área da Saúde  Participam ativamente de grupos multidisciplinares de saúde com outras profissões em instituições de reabilitação profissional  Atuam em medicina preventiva, postos de saúde comunitária

14 III – Áreas de disputa com outras profissões - 2. Jurídica e Carcerária  Estudos de delinqüências sociais  Estudos de violência social  Sociopatias  Estudos de populações carcerárias  Análises de perfis etc.

15 III – Áreas de disputa com outras profissões - mercado pouco desenvolvida ainda 3. Legislativo  Atuam na assessoria legislativa parlamentar, em mesas de Câmaras e Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional  Desenvolvem estudos e pesquisas especiais que fundamentam elaboração de projetos de Lei

16 III – Áreas de disputa com outras profissões - mercado pouco desenvolvido ainda 4. Recursos Humanos  Atuam no processo desde contratação, treinamento, análise das relações humanas no trabalho  Atuam na área de relações industrias  Negociações trabalhistas e sindicais, dissídios coletivos, etc.

17 III – Áreas de disputa com outras profissões - mercado pouco desenvolvido ainda 5. Mercado Editorial  Assessoramento na área de publicações especializadas e técnicas  Pareceres como consultor especializado  Coordenam departamentos de documentação  Realizam pesquisas

18 III – Áreas de disputa com outras profissões - mercado pouco desenvolvido ainda 6. Comunicações  Assessoramento das redes de comunicações de massa  Análises de resultados de audiências  Pesquisas qualitativas de audiências  Impactos de programas nos ouvintes  índices de satisfações com programação

19 7. Cultura Atuam como gestores culturais, em órgãos como SESC e SESI; Elaboram projetos culturais; Formulam políticas públicas para o setor

20 Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho Sociólogo pela PUC de Campinas desde 1981 (DRT/SP nº 322/82) Professor de Sociologia da Unimep de 1985 a 2006 Sociólogo da Fundação Unesp 1997 a 2006 Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo (2007-2010) Presidente da FNSB (1996 a 2002) e Secretário-geral (2002-2005) Organizador do livro Sociologia e Ensino em Debate, Editora da Unijuí, 2004 Co-autor de Sociólogos & Sociologia: História das suas entidades no Brasil e no mundo, Editora Anita Garibaldi, São Paulo, 214 páginas, 2005 Autor dos livros Conflitos internacionais num mundo globalizado (2001) e A luta anti- imperialista (2002), ambos da Editora Alfa Ômega Membro da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabe de Lisboa e da International Sociological Association – ISA.


Carregar ppt "ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS SOCIÓLOGOS ENQUANTO PROFISSIONAIS I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google