A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação Empreender, Joinville

2 2 De que estamos falando? Desenvolvimento Econômico Local e Regional Criação de renda e emprego através de fortalecimento de agricultura, indústria, comércio e serviços através de criação de uma vantagem competitiva no nível do município e da microregião

3 3 Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada criação de uma vantagem competitiva regionalizada fortalecer ainda mais pontos fortes, Alavancar potenciais existentes especialização e colaboração entre empresas e com instituições de suporte integração ativa em cadeias internacionais

4 4 Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos O triângulo da promoção de empresas O triângulo de fatores alvos O triângulo de política locacional O triângulo de desenvolvimento sustentável

5 5 O triângulo da promoção de empresas fortalecer empresas locais atrair novas empresas promoção de novos empreen- dimentos promoção de terceirização, spin-off, suporte na sucessão empresarial atração de fornecedores, empresas complementares, produtores de bens de capital, empresas de serviços novas oportunidades na indústria, comércio e serviços

6 6 O triângulo de fatores alvos de uma política de competitividade regionalizada fatores dinâmicos/subjetivos relevantes para empresas relevantes para empreendores e funcionários fatores de localização estáticos/objetivos

7 7 Fatores Estáticos/ Objetivos localização geográfica infra-estrutura de transporte infra-estrutura de comunicação mão-de-obra (qualidade, quantidade) disponibilidade de terrenos impostos / incentivos aspectos do meio ambiente

8 8 Fatores Dinâmicos/Subjetivos, relevantes para empresas cultura empresarial e econômica da região imagem / percepção da região atuação do governo / atendimento às empresas presença de empresas do ramo instituições de treinamento e formação instituições de pesquisa, tecnologia, exames e certificação ambiente inovador da região desempenho de associações e sindicatos patronais

9 9 Fatores Subjetivos, relevantes para empreendores e funcionários qualidade da habitação e do bairro qualidade ambiental qualidade de escolas qualidade de infra-estrutura social e de saúde oferta de lazer

10 10

11 11 O triângulo de sinergias entre atividades de competitividade regionalizada planejamento urbano e regional: * criar espacos estruturados * criar um perfil específico * aumentar a qualidade urbana e do meio ambiente promoção de emprego: * programas de emprego e renda c/ formação * casas populares promoção econômica: * preparação e reciclagem de terrenos * distritos e condomínios de alta qualidade * fortalecer a imagem e fatores não tangíveis

12 12 O triângulo do desenvolvimento sustentável Ecológico EconômicoSocial

13 13 Evolução da política de competitividade regionalizada: o padrão internacional disponibilização de terrenos atração de empresas apoio p/ empresas suporte p/ empresas em crise marketing imagem suporte p/ novos empreendimentos incubadoras tecnológicas agência de desenvol- vimento definição de uma estratégia regional ligação entre promoção econômica e outras atividades sucessão empresarial integração c/ Agenda 21

14 14 Atores de uma política de competitividade regionalizada setor públicosetor privado * secretarias municipais * secretarias estaduais * autarquias * banco de desenvolvimento * estatais (infra- estrutura) * entidades de suporte públicas PPP Agências de desenvolvimento * associações * sindicatos patronais e de trabalhadores * grandes empresas * incorporadoras * empresas de infra- estrutura * entidades de suporte priv.

15 15 Empresas chaves Concorrência local Demanda sofisticada Instituições de suporte Entidades de classe Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços) Conceitos de análise do ambiente local, 1: Michael Porter

16 16 Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Nível micro Nível meso Políticas específicas p/ criação de uma vantagem competitiva Nível macro Ambiente econômica, político e legal estável Nível meta Padrões da organização política e econômica orientadas ao desenvolvimento Capacidade p/ formulação de visões e estratégias Memória coletiva Coesão social Disposição a mudar e aprender Status social de empreendores Estrutura competitiva da economia Política anti-trust Política de comercio exterior Proteção ao consumidor Polítical cambial Política monetária Política orçamentária Política fiscal Política industrial Política ambiental Política de educação Política tecnológica Promoção das exportações Política regional Política de infra- estrutura Promoção econômica Atividades dentro de empresas para criar uma vantagem competitiva Cooperação formal e informal, alianças, aprendi- zagem conjunto

17 17 Conceitos de análise do ambiente local, 2: Competitividade sistêmica Nível meta Nível macro Nivel meso Nível micro Internacional Nacional Regional Local Concorrência entre sistemas econômicos Modelo nacional de desenvol- vimento Identidade e espírito regional União entre atores locais Mercado financeiro internacional Política macro- econômica Disponibilidade de recursos p/ investimentos Disponibilidade de recursos p/ ensino Protocolo de Montréal Promoção de exportações Apoio p/ pes- quisa e exten- são tecnológica Promoção de PMEs e novos empreendim. Cadeias internacionais de produtos Grandes empresas Redes de fornecedores Micro e pequenas empresas


Carregar ppt "Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google