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O Professor de Educação Física e os
Projetos Sociais de Esporte e Lazer – O PELC e os Agentes Sociais Prof. Luiz Roberto Malheiros Araujo
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POLÍTICAS SOCIAIS Ações que garantam os direitos dos cidadãos. (PINTO, 2008) Política: ‘Arte e ciência de governar e de tomar decisões sobre problemas de interesse da coletividade. (DALLARI apud PINTO, 2008)” ARTE – implica sensibilidade para conhecer os sujeitos, suas necessidades e demandas; CIENCIA – fundamenta-se em estudos sobre o comportamento humano; GOVERNAR – trata de relações de poder.
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PILARES (MARCELINO, 2008) espontâneas da população;
Respeito e incentivo às manifestações espontâneas da população; Trabalho conjunto com grupos organizados; Trabalho conjunto com iniciativa privada; Trabalho conjunto com outros setores públicos.
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ANIMAÇÃO CULTURAL Tecnologia educacional Mediação
Compreensões mais aprofundadas dos sentidos e significados culturais Estímulo às organizações comunitárias Provocar questionamentos acerca da ordem social estabelecida (MELO, 2006)
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PROFISSIONAIS DE ESPORTE E LAZER –
II CNE Formação superior em Educação Física, agentes comunitários de esporte e lazer, profissionais da saúde, comunicação, entre outros. EDUCAÇÃO FISICA: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, prescrever, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do esporte
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AGENTE COMUNITÁRIO DE ESPORTE E LAZER:
todo aquele que atua como mobilizador, aglutinador, organizador, animador, mediador, motivador e arregimentador das atividades físicas, esportivas e de lazer junto à comunidade, devendo estar qualificado para interagir com as demais áreas sociais e profissionais e com a cultura local.
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PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE –
PELC Atividades Regulares - contemplar os interesses da cultura corporal e lúdica local; organizar em forma de oficinas, com local e horário pré-estabelecido, de caráter permanente e/ou rotativo; cada participante inscrito deve participar de, no mínimo, 2 atividades; prever oficinas culturais esportivas, artísticas, salas de leituras, projeções e debates de filmes e eventos das mais diversas naturezas; garantir atividades adaptadas que incluam as pessoas com deficiência e os idosos e a integração.
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Agentes Sociais de Esporte e Lazer
protagonistas da elaboração e efetivação das ações; gestores, professores de educação física, educadores populares e comunitários, demais profissionais de áreas afins ao lazer; sempre que possível, aqueles que atuarão em atividades físicas e esportivas serão estudantes e/ou professores de educação física, ou orientados por eles; envolver lideranças comunitárias que já desenvolvem as atividades, nas comunidades a serem atendidas; atentar para a importância da diversidade de conteúdos do esporte e do lazer a serem desenvolvidos, no momento da seleção de pessoal.
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O PELC, por seus princípios (trato intergeracional,
trabalho coletivo, gestão e planejamento participativo, resgate e fortalecimento da cultura popular nacional)... necessita um perfil diferenciado e diversificado que caminhe na direção da formação multiprofissional...” (PEREIRA e EWERTON, 2008)
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CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS:
CULTURA LAZER ESPORTE (MANIFESTAÇÃO CULTURAL) ESPORTE (RELAÇÃO COM SOCIEDADE) ESPORTE (TÉCNICAS, TREINAMENTO, ETC.) INCLUSÃO TERRITÓRIO
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Ao trabalhar em projetos sociais esportivos,
é necessário que se recuse uma visão isolada do esporte, dissociada das diversas influencias que recebe e que oferece nas complexas relações existentes entre o fenômeno do esporte e a comunidade atendida.
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Muito obrigado!
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