A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Professor de Educação Física e os Projetos Sociais de Esporte e Lazer – O PELC e os Agentes Sociais Prof. Luiz Roberto Malheiros Araujo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Professor de Educação Física e os Projetos Sociais de Esporte e Lazer – O PELC e os Agentes Sociais Prof. Luiz Roberto Malheiros Araujo."— Transcrição da apresentação:

1 O Professor de Educação Física e os Projetos Sociais de Esporte e Lazer – O PELC e os Agentes Sociais Prof. Luiz Roberto Malheiros Araujo

2 POLÍTICAS SOCIAIS Ações que garantam os direitos dos cidadãos. (PINTO, 2008) Política: Arte e ciência de governar e de tomar decisões sobre problemas de interesse da coletividade. (DALLARI apud PINTO, 2008) ARTE – implica sensibilidade para conhecer os sujeitos, suas necessidades e demandas; CIENCIA – fundamenta-se em estudos sobre o comportamento humano; GOVERNAR – trata de relações de poder.

3 PILARES (MARCELINO, 2008) - Respeito e incentivo às manifestações espontâneas da população; - Trabalho conjunto com grupos organizados; - Trabalho conjunto com iniciativa privada; - Trabalho conjunto com outros setores públicos.

4 ANIMAÇÃO CULTURAL -Tecnologia educacional - Mediação - Compreensões mais aprofundadas dos sentidos e significados culturais - Estímulo às organizações comunitárias - Provocar questionamentos acerca da ordem social estabelecida (MELO, 2006)

5 PROFISSIONAIS DE ESPORTE E LAZER – II CNE Formação superior em Educação Física, agentes comunitários de esporte e lazer, profissionais da saúde, comunicação, entre outros. EDUCAÇÃO FISICA: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, prescrever, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do esporte

6 AGENTE COMUNITÁRIO DE ESPORTE E LAZER: todo aquele que atua como mobilizador, aglutinador, organizador, animador, mediador, motivador e arregimentador das atividades físicas, esportivas e de lazer junto à comunidade, devendo estar qualificado para interagir com as demais áreas sociais e profissionais e com a cultura local.

7 PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE – PELC Atividades Regulares - contemplar os interesses da cultura corporal e lúdica local; - organizar em forma de oficinas, com local e horário pré-estabelecido, de caráter permanente e/ou rotativo; - cada participante inscrito deve participar de, no mínimo, 2 atividades; - prever oficinas culturais esportivas, artísticas, salas de leituras, projeções e debates de filmes e eventos das mais diversas naturezas; - garantir atividades adaptadas que incluam as pessoas com deficiência e os idosos e a integração.

8 Agentes Sociais de Esporte e Lazer protagonistas da elaboração e efetivação das ações; gestores, professores de educação física, educadores populares e comunitários, demais profissionais de áreas afins ao lazer; sempre que possível, aqueles que atuarão em atividades físicas e esportivas serão estudantes e/ou professores de educação física, ou orientados por eles; envolver lideranças comunitárias que já desenvolvem as atividades, nas comunidades a serem atendidas; atentar para a importância da diversidade de conteúdos do esporte e do lazer a serem desenvolvidos, no momento da seleção de pessoal.

9 O PELC, por seus princípios (trato intergeracional, trabalho coletivo, gestão e planejamento participativo, resgate e fortalecimento da cultura popular nacional)... necessita um perfil diferenciado e diversificado que caminhe na direção da formação multiprofissional... (PEREIRA e EWERTON, 2008)

10 CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS: - CULTURA - LAZER - ESPORTE (MANIFESTAÇÃO CULTURAL) - ESPORTE (RELAÇÃO COM SOCIEDADE) - ESPORTE (TÉCNICAS, TREINAMENTO, ETC.) - INCLUSÃO - TERRITÓRIO

11 Ao trabalhar em projetos sociais esportivos, é necessário que se recuse uma visão isolada do esporte, dissociada das diversas influencias que recebe e que oferece nas complexas relações existentes entre o fenômeno do esporte e a comunidade atendida.

12 Muito obrigado!


Carregar ppt "O Professor de Educação Física e os Projetos Sociais de Esporte e Lazer – O PELC e os Agentes Sociais Prof. Luiz Roberto Malheiros Araujo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google