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Política Nacional de Humanização. PNH não é um programa, e sim uma Política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. Visa fortalecer.

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1 Política Nacional de Humanização

2 PNH não é um programa, e sim uma Política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. Visa fortalecer o SUS como política pública de saúde. PNH não é um programa, e sim uma Política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. Visa fortalecer o SUS como política pública de saúde. Política Nacional de Humanização

3 Política Nacional de Humanização Humanização valorização e envolvimento dos diferentes sujeitos: usuários, trabalhadores e gestores Valores autonomia e protagonismo dos sujeitos co-responsabilidade entre eles estabelecimento de vínculos solidários construção de redes de cooperação e participação coletiva no processo de gestão

4 Política Nacional de Humanização Princípios norteadores Valorização da dimensão subjetiva, coletiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS (fortalecimento dos direitos do cidadão, respeito a reivindicações de gênero, cor/etnia, orientação/expressão sexual etc); Fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional com atuação transdisciplinar; Apoio a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos;

5 Política Nacional de Humanização Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS; Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção; Democratização das relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando processo de educação permanente; Valorização da ambiência, com organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores.

6 Política Nacional de Humanização Dispositivos da PNH A PNH está comprometida com a alteração dos modos de fazer e se relacionar em saúde. Os dispositivos a seguir são entendidos como tecnologias ou modos de fazer. Acolhimento com classificação de risco Ambiência Equipes de referência e de apoio matricial Clínica Ampliada Projeto singular e projeto de saúde coletiva Clínica ampliada

7 Política Nacional de Humanização Colegiados de gestão Contratos de gestão Sistema de escuta qualificada (Ouvidoria, gerência de portas abertas ) para usuários e trabalhadores pesquisa de satisfação Visita aberta, direito a acompanhante e envolvimento no Projeto Terapêutico Programa de qualidade de vida para o trabalhador GTH com plano de trabalho definido

8 Política Nacional de Humanização Parâmetros para implementação da PNH hospitalar (nível B): Existência de GTH com plano de trabalho definido; Garantia de visita aberta e presença do acompanhante; Mecanismos de recepção com acolhimento dos usuários; Mecanismos de escuta para usuários e trabalhadores;

9 Política Nacional de Humanização Equipe multiprofissional (minimamente médico e enfermeiro) de referência para cada paciente, com horário pré agendado para recebimento dos familiares; Existência de desospitalização /cuidados domiciliares Garantia de continuidade da assistência, com ativação de redes de cuidado para viabilizar a integralidade;; Garantia de participação dos trabalhadores em atividades de educação permanente;

10 Política Nacional de Humanização Atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho; Organização do trabalho com bases discutidas coletivamente e com definição de eixos avaliativos, avançando na implementação de contratos internos de gestão.

11 Política Nacional de Humanização Parâmetros para o Nível A: Os mesmos do nível B, acrescidos de: Ouvidoria funcionando; Equipe multiprofissional completa como referência; Conselho de gestão participativa; Acolhimento com classificação de risco na sua porta de Urgência; Projeto de educação permanente, com atividades sistemáticas de capacitação que contemple a PNH.

12 Política Nacional de Humanização Fátima da Silva Alves Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização


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