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Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.

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Apresentação em tema: "Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014

2 Um Sistema de Administração Escolar que constitue uma solução de dados de PONTA-A- PONTA para o Sector de Educação passa por três níveis 2 AIM---GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO Carregamento dos Dados Verificação dos dados O uso dos dados como forma de apoio Relato nacional dos dados Retro-informação

3 O objectivo da gestão de dados de educação é para: Poupar recursos (ao nível escolar e dos distritos) – Fonte de dados de uso e actualização – Dados operacionais para uso por mais do que um programa pedagógico para relato APP/MTSF – Dados electrónicos de uso – voltar a captar os dados existentes (reduzir os erros ao captar novamente) – Sistema de dados de uso que faz a ligação com campos de dados diferentes – Os dados de uso podem ser ligados em rede Dados actualizados – Dados operacionais de uso comparado com dados de pesquisa – Dados carregados com maior frequência Aplicar uma garantia de qualidade melhor dos dados – Sistemas de uso com integridade de dados embutida – Ferramentas electrónicas de uso para verificação de dados – Melhorar a prestação de contas ao nível distrital – Empregar pessoal técnico para apoio de bd (base de dados) e garantia de qualidade OBJECTIVO---A GESTÃO DE DADOS DE EDUCAÇÃO

4 Presentation by EMS 4 1 Assistir as escolas com a sua administração de dados escolares & relato 2 Implementar políticas de educação ao nível da escola 3 Normalizar os formatos de dados e reportagem 4 Uma única fonte de dados operacionais para Distrito, Província & Nacional 5 Carregar os dados nos sistemas de relato de forma REGULAR por ex. LURITS (Base de dados nacional) 6 Regulamentado & com garantia de qualidade – manutenção efectuada à BDE Fornecimento e apoio gratuítos às escolas Aplicação electrónica nas escolas para: Gestão de Dados Escolares : O que é o SA-SAMS?

5 5 Sistemas de Integração de Dados Correntes Camada de Reportagem BI/IB Camada de Reportagem BI/IB Relato:Nacional Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Utentes: BDE Províncias DHA, DSD, SASSA, (SAP) Armazens Provinciais Adaptado da apresentação à Gestão Alargada por BHEKI MPANZA Dados disponíveis a partir dos Sistemas Operacionais & Transversais: Provincial & Nacional OutrosLTSM Solução de dados de PONTA-A-PONTA do Sector de Educação Fonte de Dados: Ao nível da escola individual SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar SA-SAMS & outro pacotes de administração escolar escola NEIMS Exames LURITS Distrito ?

6 SA –SAMS está actualmente em operação em mais de 96% das escolas (excepto as escolas do Cabo Ocidental que utilizam o CEMIS para relatar) conforme a tabela abaixo A Implementaçã do SA-SAMS AS ESCOLAS QUE USAM O SA-SAMS: 30 DE OUTUBRO DE 2014 Confirmado pelas Províncias 30 de Outubro de 2014 Número das ESCOLAS PÚBLICAS Numero das ESCOLAS INDEPENDENTES Numero das ESCOLAS PÚBLICAS & INDEPENDENTES ProvínciaNúmero% %Total Públicas &NumeroTotal % Todas as escolas escolas * Usando SA-SAMS Independent es* Usando SA- SAMS usando SA- SAMS Cabo Ocidental 1,4584 ** ** 213 ** 4 Cabo Oriental 5,5545,553 99.98 17815788 5,732 5,71099.62 Cabo Setentrional 551 100.00 26 13 50 577 56497.75 Estado Livre 1,306 100.00 70 100 1,376 100.00 KwaZulu-Natal 5,9155,692 96.23 23616068 6,151 5,85295.14 Noroeste 1,5151,455 96.04 552545 1,570 1,48094.27 Gauteng 2,0701,573 75.99 65112119 2,721 1,69462.26 Mpumalanga 1,7621,663 94.38 1058985 1,867 1,75293.84 Limpopo 3,9293,899 99.24 14712786 4,076 4,02698.77 Nacional 24,060 21,692 961,6817626024,074 22,45493 *Realidades nas escolas em 2014 ** Que usam o CEMIS para o relato de EMIS/SIGE

7 Legislação & decisões da CEM Nível de administração & gestão de dados ao nível de escola A implementação de políticas Normaliza a informação Dados operacionais escolares disponíveis para os Distritos, a Província & no LURITS para relata de BDE O que é e porquê o uso do SA-SAMS Ao nível de escola: Conhecimentos de administração & gestão de informação & relato escolares Os dados ao nível de distrito, provincial & nacional necessitam de – informação de apoio para relatar (MTSF & APP) Múltiplos utentes dos mesmos dados (sistema integrado)– reduz a duplicação nas escolas & distritos, aumentando a qualidade Apoio & formação no sistema Comunicados actualizados e tempestivos O que motiva o uso do SA-SAMS Quem, o quê, quando e onde A manutenção de documentos da fonte Garantia de Qualidade dos dados Factores a afectarem a Gestão de Dados Escolares

8 SA-SAMS : Sistema de Administração e Gestão Escolares MENU PRINCIPAL 1. Informação Escolar Geral 11. Assistente Financeiro 2. Informação de Recursos Humanos 12. Dados Referentes ao Currículo 3. Informação sobre Alunos e Pais 13. Assistente de Horário Escolar 4. Lista dos Alunos 14. Recursos Físicos 5. Informação sobre Governação 15. Módulo de Biblioteca 6. Cartas e Formulários Normalizados 16. Funções de Segurança e Base de dados 7. Dados a Exportar 17. Módulo de Aprovação de Lurits 8. Avaliação Anual Nacional 8

9 Os desafios estão a ser abordados aos níveis diferentes e através de intervenções diferentes. Todavia, os desafios a seguir devem ser abordados a curto e a longo prazo: Pessoal administrativo nas escolas para apoiar o SA-SAMS; Administradores de Sistemas de Circuito/Distrito para assistir as escolas com o SA-SAMS; Distribuição e formação pelas Províncias do SA-SAMS a todas as escolas. Financiamento: Para mudar o SA-SAMS para um Sistema com base na Rede de Internet Financiamento: Nacional para manter e desenvolver novos requisitos no LURITS. As Províncias devem abordar as prioridades principais, usando plenos Fundos Designados para o EMIS/SIGE 9 DESAFIOS

10 OS DADOS DO SA-SAMS PROVIDENCIADOS INCLUEM: Dados operacionais para apoiar os directorados a seguir com o seu relato APP: – Protecção Escolar, Programas de Enriquecimento Escolar, Desporto Escolar, Saúde Escolar e Programa Nacional de Nutrição Escolar (PNNE); – Infra-estrutura Escolar; e – Governação da Escola, Avaliação Escolar e Apreciações dos Educadores. SA-SAMS está alinhado com as políticas do CAPS e ANA, incluindo uma função de promoção para providenciar Currículo e ANA As funções de validação dos dados necessários e a ferramenta de garantia de qualidade dos dados do SA-SAMS foram valorizadas de modo a garantir o melhoramento da qualidade dos dados fornecidos no LURITS. AS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O SA-SAMS/LURITS Normaliza os dados necessário para o relato escolar e garante a implementação das políticas de educação – UMA FONTE/CONJUNTO DE DADOS PROVIDENCIADA ATRAVÉS DO LURITS. Poupa recursos ao nível escolar ao reduzir a duplicação dos dados relatados pelas escolas. As províncias tambem irão poupar no tempo e recursos ao utilizarem a colectânea de dados existente e sustentável DESAFIOS – FINANCIAMENTO para manter o SA-SAMS na nova tecnologia SA-SAMS foi desenvolvido sobre uma plataforma obsoleta e necessita de ser actualizado para SQL ou outro formato. A recolha de dados do SA-SAMS é um exercício caro que precisa de ser mudado para um FORMATO COM BASE NA REDE DE INTERNET. PROVIDENCIANDO DADOS DE SA-SAMS


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