A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas."— Transcrição da apresentação:

1 Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas com o intuito de redução dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do operário. engenharia de segurança como um “componente do processo de produção” que deve estar inserido dentro do planejamento da empresa somando-se aos esforços de redução de desperdícios de material e mão-de-obra, preservando o patrimônio humano e material.

2 ACIDENTE DE TRABALHO CONCEITO LEGAL DE ACIDENTE:está relacionado às leis que regem o acidente de trabalho no Brasil – amparo ao trabalhador acidentado enquadrando dentro da legislação previdenciária.Caracterizado pela lesão/perturbação funcional(doença ocupacional) CONCEITO PREVENCIONISTA – não é necessária existência dos fatores lesão e/ou doença para se caracterizar um acidente de trabalho – basta que o fato ocorrido intrfira ou interrompa o processo normal de uma atividade para se consuma um acidente de trabalho Incidente – evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente.

3 ACIDENTE DE TRABALHO “aquele que ocorre no exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional, morte, perda ou redução da capacidade de trabalho”. A NB-18 (ABNT, 1975) define acidente como “a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão”.

4 O acidente geralmente acontece pela negligência da segurança no ambiente produtivo, pois aparentemente alguns empreendedores ainda consideram investir em segurança como gasto, pois desconhecem os custos reais envolvidos com acidentes e doenças de trabalho. Também são considerados acidentes de trabalho aqueles que ocorrem em viagens a trabalho ou fora do local de trabalho a serviço da empresa; os acidentes de trajeto; as doenças profissionais e as doenças do trabalho. Acidente de trajeto O acidente de trajeto é aquele que ocorre no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção. Doença Ocupacional “Doença ocupacional é a doença que se julga ter sido causada ou agravada pela atividade de trabalho de uma pessoa ou pelo ambiente de trabalho” (De Cicco apud Rocha, 1999).

5 Doenças do trabalho São consideradas doenças do trabalho aquelas causadas por condições do trabalho. Cita-se o trabalho de limpeza que se depara com poeiras podendo levar a problemas pulmonares e doenças respiratórias. Para identificação das causas dos acidentes de trabalho, classificam-se as causas em: ato inseguro e condição insegura. Ato inseguro O ato inseguro é aquele praticado pelo homem, contra as normas de segurança, dependendo do comportamento do funcionário em relação à exposição ao perigo. Por exemplo: o trabalho em altura sem uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI); ligar equipamentos elétricos com as mãos molhadas; dirigir a alta velocidade. Os atos inseguros podem ser classificados em três tipos:  consciente: quando se tem o conhecimento da exposição ao perigo;  inconsciente: quando as pessoas não têm conhecimento da situação de perigo;  circunstanciais: sabendo ou não da situação de perigo, as pessoas realizam ações inseguras. Exemplo: salvamento de uma pessoa

6 Condição insegura “É a condição do ambiente de trabalho que oferece risco e ou perigo ao trabalhador”. Como exemplos têm-se: instalações elétricas com fios desencapados; andaimes e proteções feitos com materiais inadequados ou defeituosos; falta de proteção em máquinas e equipamentos; máquinas, equipamentos e ferramentas em estado precário de manutenção; falta de EPI. Existem causas de acidente em que ocorre ao mesmo tempo ato inseguro e condição insegura.

7 A saúde ocupacional -depende da segurança, higiene e medicina do trabalho para prevenir os acidentes. A higiene do trabalho preocupa-se com lesões classificadas como doenças profissionais e a medicina do trabalho deve focar os lados preventivo e curativo das lesões.

8 PERIGO – “fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença,dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes. RISCO – “combinação da probabilidade de ocorrência e das consequências de um determinado evento perigoso”. Observação: a)No perigo está a origem do incidente que pode evoluir para o acidente. b) a fonte ou potencial para causar danos, caracteriza-se pela existência dos agentes ambientais: fisicos, químicos, biológicos ergonômicos e mecânicos

9 AGENTES AMBIENTAIS QUÍMICOS: poeiras, fumos, névoas, vapores e gases FÍSICOS: ruídos, vibrações, radiações, pressões anormais, temperaturas extremas. BIOLÓGICOS: vírus, bactérias, cobras. ERGONÔMICOS:posturas incorretas, trabalho físico pesado, ritmo excessivo. MECÂNICOS: máquinas e equipamentos, eletricidade, ferramentas defeituosas, arranjo físico deficiente

10 Doenças Profissionais São as doenças provocadas pelo tipo de trabalho, ou seja, aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício de trabalho peculiar a determinadas atividades. Como exemplo podemos citar a atividade de marcação de alvenaria desenvolvida pelos pedreiros, ocasionando dores nos joelhos e na coluna, por vezes levando a licenças e aposentadoria precoce (Fig. 1).

11 FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA É o nome técnico dada ás falhas humanas decorrentes, na maior parte das vezes, de problemas de ordem psicológica (depressão, tensão, excitação, neurose), social (problemas de relacionamentos, dependências químicas), congênitos que alteram o comportamento do trabalhador permitindo que cometa atos inseguros. Exemplo: trabalhador negligente em função de encontrar-se deprimido

12 POLÍTICA DE SEGURANÇA É um conjunto d princípios claramente definidos que objetivam estabelecer responsabilidades e atribuições em determinadas questões ou problemas, visando estabelecer decisões padronizadas a todos os níveis hierárquicos. A elaboração de uma política de segurança é a de responsabilidade total e integral da alta direção de uma empresa. Convém destacar a política de Segurança norteia os procedimentos, porém não estabelece – os procedimentos fica a cargo do regulamento interno de Segurança e do Programa de Segurança


Carregar ppt "Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google