A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO - 2010-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO - 2010-"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO

2 PPRA PROGRAMA DE PREVEN Ç ÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

3 Que é PPRA ? PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido na NR-9, e foi criado através da Portaria nº 25, de 29 de Dezembro de 1994, da SSST, do MTb.

4 Qual o objetivo do PPRA ? Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores, frente aos riscos ambientais (agentes agressivos ou nocivos) existentes no ambiente de trabalho.

5 Que são Riscos Ambientais ? Riscos ambientais são aqueles que, existentes no ambiente de trabalho, em fun ç ão de sua natureza, concentra ç ão ou intensidade e tempo de exposi ç ão, são capazes de causar danos à sa ú de do trabalhador.

6 Quais são os Riscos Ambientais? AGENTES F Í SICOS AGENTES QU Í MICOS AGENTES BIOL Ó GICOS AGENTES MECÂNICOS AGENTES ERGONÔMICOS

7 AGENTES FÍSICOS Ruído, Vibrações, Pressões Anormais, Temperaturas Extremas, Radiações Ionizantes e Radiações não Ionizantes.

8 AGENTES QU Í MICOS Poeiras, Fumos, N é voas, Neblinas, Gases, Vapores Que são absorvidos pelo nosso organismo por via respirat ó ria, atrav é s da pele ou por ingestão.

9 AGENTES BIOL Ó GICOS V í rus, Bact é rias, Protozo á rios, Fungos, Bacilos, Parasitas, entre outros.

10 Temos ainda os RISCOS ERGONÔMICOS e RISCOS MECÂNICOS (DE ACIDENTES)

11 O PPRA é obrigat ó rio? Sim, de acordo com a NR 9, a elabora ç ão e implementa ç ão do PPRA é obrigat ó ria para todos os empregadores e institui ç ões que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados.

12 Assim, tanto um escrit ó rio, um condom í nio, uma loja, uma oficina mecânica, uma ind ú stria ou um bar, todos estão obrigados a elaborar um PPRA, logicamente, cada um com suas caracter í sticas e complexidades diferentes.

13 Quem deve elaborar o PPRA ? O SESMT - Servi ç os Especializados em Engenharia de Seguran ç a e Medicina do Trabalho da empresa ou institui ç ão, se houver. Caso o empregador esteja desobrigado de manter um SESMT, ele poder á contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA.

14 A NR 9, em seu subitem , não especifica qual é o profissional que pode elaborar o PPRA. Pode ser qualquer pessoa que, a crit é rio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto da NR 9.

15 A CIPA pode elaborar o PPRA ? Não, não é atribui ç ão da CIPA. Por é m, a CIPA pode e deve participar da elabora ç ão do PPRA, discutindo-o em suas reuniões, propondo id é ias e auxiliando na sua implementa ç ão. O PPRA é uma obriga ç ão legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta.

16 O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ? No primeiro ano, o PPRA deverá estar na frente para servir de subsídio ao PCMSO. NR-7, ítem – O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR."

17 O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigências legais e garantem a segurança e saúde dos trabalhadores ? Não, de forma alguma, de acordo com a NR-9, í tem – O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preserva ç ão da sa ú de e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR s, em especial com o Programa de Controle M é dico de Sa ú de Ocupacional – PCMSO, previsto na NR-7."


Carregar ppt "CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO - 2010-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google