A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho
Abordagem do Desgaste Walkyria Camarotti

2 Abordagem do Desgaste Laurell e Noriega - América Latina  Elege o caráter social para análise do processo saúde-doença.  Assume o caráter marxista  processo de trabalho como categoria analítica central para compreensão dos nexos bio-psico-sociais.

3 Relação Saúde e Processo de Produção
Perspectiva da medicina dominante. Indicador do impacto do trabalho sobre os trabalhadores. Medicina Social  Nova Concepção: saúde e doença não apenas como um processo biopsíquico  processo social. Concepção de Saúde

4 Relação Saúde e Processo de Produção
Saúde-Doença/Processo Social  colocação do nexo biopsíquico como a expressão concreta na corporeidade humana do processo histórico, num momento determinado.  identificação da historicidade dos processos biológicos e psíquicos humanos (ruptura com o pensamento médico/caráter a-histórico da biologia humana/dos processos psíquicos).

5 Relação Saúde e Processo de Produção
A construção de um nexo biopsíquico requer a construção de um novo objeto de conhecimento. 1. Preocupação com a historiciddae dos processos biopsíquicos humanos. consideração dos níveis de integração/complexidade do corpo humano.  noção sobre estereótipos de adaptação.

6 Relação Saúde e Processo de Produção
Concepção de adaptação  Capacidade do corpo de responder com plasticidade diante de suas condições específicas de desenvolvimento, o que se traduz em mudanças específicas nos processos corporais, que se expressam como formas biológicas características.  Processos de adaptação  sobrevivência destruição da integridade corporal (estresse).

7 Relação Saúde e Processo de Produção
2. Produção social das formas biológicas humanas.  processos de adaptação:  nível individual  nível de produção social (condições)  Emergem do modo específico de apropriação da natureza através de determinada organização social.  Ambiente  produto social distinto entre grupos.  “Estereótipo de adaptação” do grupo ao qual se pertence (inserção social específica).

8 Inserção Social Que elementos essenciais definem a inserção social e que determinam as “condições ambientais” diante das quais emergem os estereótipos de adaptação? Problema central  Processo de trabalho

9 Processo de Trabalho  Concepção marxista: apropriação da natureza transformando-a e transformando a si mesmo - no processo de trabalho.  Processo de trabalho: categoria central na análise da produção social do nexo biopsíquico humano.  Condições ambientais: provenientes do metabolismo entre o homem e a natureza; através e diante das quais se constituem os estereótipos de adaptação.

10 Processo de Trabalho Metabolismo homem/natureza  Ocorre sob formas sociais específicas: meios de produção e relações particulares entre os homens, dos homens com os meios de produção e com o produto.

11 Processo de Trabalho Compreensão da especificidade histórica dos processos psicológicos humanos:  Recuperar o trabalho como atividade essencialmente humana, consciente e orientada para um fim (base da criatividade/novos objetos e novas relações entre os homens).  Criatividade:  potencialidade até a realização.  tende a ser negada constantemente (trabalho/exploração/alienação)  Negação da capacidade criativa: atividade destrutiva.

12 Processo de Trabalho Processo de trabalho: terreno de contradições quando os trabalhadores desenvolvem uma resistência contra sua própria desumanização (astúcia e mão rebelde do trabalho).

13 Processo de Trabalho  análise das formas históricas que assume o processo de trabalho no capitalismo.  teorização, que proporcione os conceitos para análise dessa relação. Relação entre o processo de trabalho e a saúde se desenvolve em dois sentidos:

14 Processo de Produção Capitalista
Processo de Trabalho Processo de Produção Capitalista Características do processo de trabalho Finalidade do capitalismo: extração da mais valia. Processo de produção (Duas faces) 1. O processo de valorização ( produção da mais valia); 2. O processo de trabalho (produção de bens).

15 Processo de Trabalho Processo de trabalho   é o meio do processo de valorização.  se constitui a partir da lógica concreta do processo de valorização.  estratégia do capital, num momento histórico específico para se extrair mais- valia). Processo de Trabalho  Materialização do processo de valorização e divisão do trabalho.

16 Processo de Trabalho Dinâmica do processo de valorização  determinada pela concorrência intercapitalista. Elemento chave: Produtividade (desenvolvimento e incorporação de nova tecnologia). O processo de produção capitalista se desenvolve em condições de concorrência entre os intercapitalistas individuais e num campo de luta entre as forças antagônicas do capital e do trabalho.

17 Processo de Trabalho Para o capital  o processo de trabalho é o meio de valorização. Para o trabalho  é o âmbito primário da luta contra exploração.

18 Processo de Trabalho  A conformação concreta do processo de trabalho é um dos elementos - chave para a compreensão dos determinantes da saúde do trabalhador  constituição do nexo biopsíquico dessa coletividade.  Decomposição em seus elementos constitutivos.  Reconstituição como processo global.

19 Processo de Trabalho Elementos Básicos  O objeto de trabalho.  Os instrumentos de trabalho.  O próprio trabalho. Duas Vertentes  Técnica - características físicas, químicas e mecânicas do objeto de trabalho.  Social - gênese e processo (porque e como).

20 Processo de Trabalho  Os instrumentos de trabalho ou a tecnologia:  Conformação técnica;  Materialização de uma determinada relação entre capital e trabalho.  O trabalho:  Processos corporais;  Expressão concreta da relação de exploração através de sua organização e divisão.

21 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Medicina do Trabalho  redução sucessiva do objeto de estudo.  entendimento do conjunto a partir da somatória das partes. Medicina Social  compreensão do nexo bio-psíquico como processo complexo, com especificidades.  integração cada vez mais complexa dos elementos.

22 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Medicina do Trabalho:  Utiliza a categoria risco. • Riscos = agentes nocivos isolados que podem causar doenças. Medicina Social:  Utiliza a categoria cargas de trabalho. • Cargas de Trabalho = elementos do processo de trabalho que interatuam dinamicamente entre si e com o corpo do trabalhador  processos de adaptação  desgaste.

23 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Processo de Investigação 1. Decomposição em tipos específicos de cargas/riscos particulares. 2. Reconstrução com a lógica global do processo de trabalho. Tipos de Cargas 1. Físicas, Químicas, Biológicas e Mecânicas.  materialidade externa ao corpo/materialidade interna. 2. Fisiológicas e Psíquicas.  materialidade no corpo ao expressarem-se em transformações em seus processos internos.

24 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Cargas Físicas: ruído e calor  processos intracorporais complexos/atuação no nível dos processos fisiológicos. Cargas Químicas: pó, fumaça, vapor, líquidos... Cargas Biológicas: microorganismos. Cargas mecânicas: ruptura de continuidade instantânea do corpo (contusões, fraturas, etc).

25 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Cargas Fisiológicas:  esforço físico pesado (consumo calórico, redistribuição de sangue, gasto e hipertrofia de tecidos).  alternância de turnos (ruptura dos ritmos fisiológicos básicos). Cargas Psíquicas:  sobrecarga psíquica (tensão prolongada).  subcarga psíquica (pouco/nenhum uso da capacidade psíquica).

26 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
 São socialmente produzidas.  Não podem ser compreendidas como “riscos isolados”, abstratos.  Têm vinculação com as condições de trabalho.  São expressões particulares da forma específica de produzir.  Estão ligadas às relações de força entre capital e trabalho.

27 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Interação Entre as Cargas Cargas do Mesmo Grupo:  se potenciam entre si.  se somam e/ou incrementam seu efeito sobre os processos biopsíquicos humanos. Cargas dos Diferentes Grupos:  permitem análise do conjunto no marco da lógica global do processo de trabalho.

28 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Exemplo 1:  acidente (atuação da carga mecânica em combinação com outras cargas que determinam as condições na qual o trabalhador enfrenta a máquina),  operário trabalhando em posição incômoda (carga fisiológica),  fatigado porque alterna turnos (carga fisiológica e psíquica),  submetido a ruído (carga física),  com tensão nervosa pela pressão da supervisão e pelo alto ritmo de trabalho (carga psíquica).

29 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
Exemplo 2:  operário diante de uma máquina, que gera ruído e que impõe um modo específico de trabalhar: o movimento de uma das partes do corpo em detrimento de outras; o ritmo acelerado; as operações rotinizadas, monótonas e repetitivas.

30 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
O estudo das cargas de trabalho permite:  a compreensão da forma histórica especifica de ocorrer o processo biológico e psíquico na coletividade de trabalhadores, explicitando a relação entre o processo de produção e o nexo biopsíquico. O conceito de desgaste permite:  consignar as transformações negativas originadas pela interação dinâmica das cargas nos processos biopsíquicos humanos, que por serem históricos e não estáticos, não podem fixar uma condição ideal ótima e definir o desgaste como desvio desta.

31 As Cargas de Trabalho e o Processo de Desgaste
 destruição abrupta ou lenta de órgãos, como também a impossibilidade de desenvolver uma potencialidade psíquica ou biológica.  não se refere a processos irreversíveis, pois é possível se recuperar as perdas de capacidade efetiva e/ou desenvolver potencialidades antes hipotrofiadas.  não se expressa no que a medicina reconhece como patologia.


Carregar ppt "Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google