A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMISSÃO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CNMA MARIA IZABEL M. DE MEDEIROS PRESIDENTE SUBSTITUTA 12 / 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMISSÃO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CNMA MARIA IZABEL M. DE MEDEIROS PRESIDENTE SUBSTITUTA 12 / 2014."— Transcrição da apresentação:

1 COMISSÃO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CNMA MARIA IZABEL M. DE MEDEIROS PRESIDENTE SUBSTITUTA 12 / 2014

2 A MISSÃO DA CNMA Fortalecer o exercício da Medicina Veterinária, da Zootecnia e do Sistema CFMV/CRMVs em prol da sustentabilidade difundindo e consolidando dentro e fora da categoria a atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista e contribuindo para construção de políticas públicas no âmbito das áreas ambiental e agropecuária. VISÃO DA CNMA Ser reconhecida nacionalmente como referência no desenvolvimento de atividades da Medicina Veterinária e Zootecnia de forma sustentável.

3 MEMBROS Presidente: Méd. Vet. Claudia Scholten – CRMV-SP nº 20.045 Méd. Vet. Maria Izabel Merino de Medeiros - CRMV- SP nº 13.293 Méd. Vet. Maria do Rosário Lira Castro – CRMV-RJ nº 2.092 Méd. Vet. Maria Auxiliadora Gorga Luna – CRMV-DF nº 0370 Zootec. João– CRMV-MT nº 0168/Z

4 REUNIÕES XIV Reunião Ordinária da CNMA – 26, 27 e 28 de março XV Reunião Ordinária da CNMA – 27, 28 e 29 de maio XVI Reunião Ordinária da CNMA – 30 e 31 de julho e 01 de agosto XVII Reunião Ordinária da CNMA – 15, 16 e 17 de outubro

5 OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 – Difundir e consolidar dentro e fora da categoria, a atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista. Programa: Difusão e consolidação da atuação do Médico Veterinário e do Zootecnista, dentro e fora da categoria. Metas: Realizar, anualmente, um Fórum por região geográfica. Publicar, anualmente, um artigo na revista do CFMV. Realizar, no mínimo, um curso anual de Ensino a Distancia (EaD) na área ambiental. Inserir na Lei 5.517/68 a atuação do Médico Veterinário na área ambiental. Ministrar palestras anuais nos eventos da CNEMV, CNRMV e CNEZ. Realizar, no mínimo, uma campanha publicitária anual, na semana do meio ambiente, sobre a atuação do Médico Veterinário e Zootecnista na área ambiental.

6 OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 – Contribuir para construção de políticas públicas no âmbito das áreas ambiental e agropecuária. Programa Construção de políticas públicas no âmbito das áreas ambiental e agropecuária. Meta Conseguir, pelo menos, 01 assento em órgãos colegiados nacionais da área ambiental, de caráter consultivo e/ ou deliberativo.

7 REALIZAR, ANUALMENTE, UM FÓRUM POR REGIÃO GEOGRÁFICA. I Fórum de Meio Ambiente da Região Sudeste do Sistema CFMV/CRMVs Órgão/Entidade responsável pelo Evento: CFMV/CRMV-SP Data do evento: 05/11/2013 a 06/11/2013 Local do evento: Auditório do CRMV-SP Objetivos do evento Objetivo Geral: Divulgar e esclarecer a importância da atuação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas na área ambiental, bem como fomentar o debate referente a inserção destes profissionais neste campo de trabalho multidisciplinar.

8

9 FÓRUM 2014 A CNMA juntamente com o CRMV – MT realizou todo o planejamento e programação do II Fórum de Meio Ambiente do Sistema CRMVs/CFMV - Região Centro Oeste para ser realizado em Cuiabá – MT nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2014. Infelizmente pela falta de orientação sobre os trâmites orçamentários o evento não obteve o apoio do CFMV sendo cancelado. Para 2015 tentaremos junto ao CFMV retomar a realização deste tão importante evento.

10 PUBLICAR, ANUALMENTE, UM ARTIGO NA REVISTA DO CFMV 2012 - “Olhar sobre a Rio+20” Revista N° 56, p. 80 e 81, 2012. “De Estocolmo a Rio+20: oportunidades para Médicos Veterinários e Zootecnistas” Revista N° 57, p. 55 a 61, 2012. “Novos horizontes para um Brasil sustentável” Revista N° 57, p. 20 e 21, 2012. 2013 - Contribuição para matéria intitulada “Médico Veterinário muda realidade local na Amazônia” (Case: Dr. Kenji Oikawa). Revista do CFMV N° 58, 2013. Contribuição para Revista do CFMV N° 58, 2013. - Edição mulheres. Artigo intitulado “Empregos Verdes” Revista CFMV N° 60, 2013. 2014 - A CNMA produziu a pedido da Srta. Flávia Tonin o artigo intitulado “Sustentabilidade em Pet Shops e estabelecimentos de Saúde Animal – parceiros do meio ambiente” publicada na Edição n° 62 páginas 47 a 51 com o intuito de alertar o mercado pet sobre a importância da sustentabilidade neste setor.

11 REALIZAR, NO MÍNIMO, UM CURSO ANUAL DE ENSINO A DISTANCIA (EAD) NA ÁREA AMBIENTAL. Iniciado: Piloto sobre Crédito de Carbono; Participação de três membros no Workshop: Banco de Conhecimentos Arca com o objetivo de conhecer a tecnologia para inventariar conhecimento, tratar informação e construir objetos de aprendizagem; Envio de seis textos para o ARCA

12 INSERIR NA LEI 5.517/68 A ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NA ÁREA AMBIENTAL CNMA trabalhou em conjunto no apoio a CONAP em pareceres relacionados a Projetos de Lei referentes à Medicina Veterinária, Zootecnia e Meio Ambiente.

13 MINISTRAR PALESTRAS ANUAIS NOS EVENTOS DA CNEMV E/ OU CNEZ. Dr. João Paulo Rocha de Miranda 24ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2014, XXIV Congresso Brasileiro de Zootecnia, XVI Congresso Internacional de Zootecnia e XX Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia Data: 12 a 14 de Maio de 2014 Cidade/estado: Vitória-ES Tema da palestra: Criação de animais selvagens e silvestres: aspectos legais do uso da agrobiodiversidade brasileira Difundir a importância da temática ambiental para o exercício profissional.

14 REALIZAR, NO MÍNIMO, UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA ANUAL, NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, SOBRE A ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO E ZOOTECNISTA NA ÁREA AMBIENTAL. Projeto de Gestão Ambiental do CFMV – Srta. Carla Pena Entrevista à revista Pet Shop sobre o trabalho realizado pela CNMA/CFMV solicitada pela Srta. Renata Lucia Ramalho da área de Gestão da Comunicação do CFMV visando ampliar a visibilidade das atividades do CFMV no âmbito ambiental no setor Pet.

15 Assessorias realizadas em 2014 Ciência na Instrução Normativa n° 24, de 15 de julho de 2014 que trata do estabelecimento de procedimento administrativo elaborado pelo MAPA a ser observado na exportação de animais vivos e materiais de multiplicação animal entre outros artigos; Parecer técnico sobre o Projeto Nacional de Legalização da Manutenção Cativa e Preservação da Fauna Silvestre Nativa e Exótica da CASEDF; Avaliação sobre a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Cadernos de Educação Ambiental – Resíduos Sólidos – 6; Contato com o MAPA, para tomar conhecimento da política de logística reversa de medicamentos veterinários do referido órgão e demonstrar o interesse da participação do CFMV na elaboração das normas legais a serem promulgadas;

16 Ciência e manifestação à cerca do assunto tratado no documento protocolado sob o nº 5027/2014 – Inserção do tema ambiental nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina Veterinária Ciência e manifestação a cerca do assunto tratado no documento protocolado sob o nº 6156/2014 – Solicitação de parecer a respeito do Projeto de Lei nº 7735/2014 da Convenção sobre Diversidade Biológica; Ciência e manifestação sobre a IN MAPA nº 36/2014 que trata da execução e de fiscalização de registro genealógico de animais domésticos de interesse zootécnico e econômico; Análise das respostas referentes ao questionário enviado pela CNMA e respondido pelas Comissões Regionais de Meio Ambiente de São Paulo e Paraná sobre seus trabalhos na área ambiental. Assessorias realizadas em 2014

17 GRUPO DE TRABALHO Ciência e Manifestação ao PA n° 11059/2012 – Destino de Dejetos biológicos – DF 1.Dra. Claudia Scholten – CNMA/CFMV 2.Dra. Maria Auxiliadora Gorga Luna – CNMA/CFMV, Vigilância Sanitária e Ambiental 3.Dra. Maria Izabel Merino de Medeiros – CNMA/CFMV, ITAL/ Secretaria da Agricultura e Abastecimento - SP e Secretária de Gestão Pública - SP 4.Dr. Celso Bittencourt dos Anjos – CNSPV/CFMV 5.Dr. Jorge Caetano – MAPA/STA – defesa - Brasília 6.Dra. Simone Bandeira – Petshop e Clínica Veterinária 7.Dr. Roberto Carlos dos Anjos - IBRAM 8.Dra. Glaucia Balsamão - Laboratório Veterinário Santé 9.Dr João Vieira de Almeida Neto – CRMV – MS e CNC junto ao CONAMA

18

19 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "COMISSÃO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CNMA MARIA IZABEL M. DE MEDEIROS PRESIDENTE SUBSTITUTA 12 / 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google