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SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO Rafael Cervone Netto Diretor Executivo TEXBRASIL São Paulo, 10 de Novembro de 2010.

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1 SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO Rafael Cervone Netto Diretor Executivo TEXBRASIL São Paulo, 10 de Novembro de 2010.

2 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – AÇÕES TECNOLÓGICAS SETORIAIS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS UNIFORMES PROFISSIONAIS O projeto propõe a aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida - ACV em uma roupa profissional específica, produzida de forma equivalente por cinco empresas brasileiras, que pretendam submeter-se espontaneamente a sistemas regulatórios e normativos, avaliando os impactos ambientais nos ciclos de vida dos produtos confeccionados destinados à atuação profissional.

3 RE-INTRODUÇÃO DO ALGODÃO DE FIBRA LONGA Projeto, em parceria com a EMBRAPA, para desenvolvimento de algodão de fibra longa de maneira sustentável (algodão orgânico).

4 INSTITUTO ALGODÃO SOCIAL (IAS) Iniciativa da AMPA (Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão) com apoio da ABIT, o IAS é uma organização não-governamental e tem como missão promover a responsabilidade sócio-ambiental empresarial, a cidadania, a preservação dos direitos fundamentais do homem, a aplicação da legislação trabalhista, das normas de segurança ocupacional, saúde e meio-ambiente do trabalho e dos princípios que geram o desenvolvimento social sustentável.

5 POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS LEI /2010 PROJETO NA REGIÃO DO BOM RETIRO/BRÁS Acompanhamento da legislação que trata o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, divulgação para as empresas a partir do inicio de 2011 e desenvolvimento de projeto que visa minimizar os problemas ambientais resultantes do descarte irregular do lixo têxtil na região do Bom Retiro/Brás e dos problemas sociais que envolvem as pessoas que trabalham, direta ou indiretamente, com este lixo.

6 PROJETO REGISTRO DE EMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES (RETP) Consiste no levantamento, tratamento e divulgação pública de emissões de substâncias e produtos que causam ou têm potencial de causarem danos para a saúde humana e para o ambiente. Este registro proporcionará um inventário nacional que servirá como ferramenta para a formulação de políticas públicas quanto para o planejamento estratégico setorial.

7 APOIO A EVENTOS DE SUSTENTABILIDADE Exemplo: 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde que tem por objetivo desenvolver e implementar cadeias produtivas sustentáveis, dentro dos grandes setores econômicos, e atuar como agente mobilizador e fomentador para a construção da nova economia.

8 CERTIFICAÇÃO – RESPONSABILIDADE SÓCIO- AMBIENTAL SELO QUAL – Programa de Auto-Regulamentação de Roupas Profissionais, Militares, Escolares e Vestimentas, com o objetivo de criar produtos de qualidade e com responsabilidade sócio- ambiental.

9 INDICADORES DO USO DOS RECURSOS HIDRICOS Parceria da ABIT com o Ministério do Meio Ambiente onde foi realizado o estudo dos indicadores que possibilitam determinar a quantidade de água captada, consumida e o efluente gerado pelas empresas de todos os elos da cadeia.

10 SIFO – NATIONAL INSTITUTE FOR CONSUMER RESEARCH O SIFO tem como principais linhas de pesquisa a questão da sustentabilidade no consumo, normas e programas do governo para produtos, inclusive, vestuário. Deste modo, foi realizada uma missão a este instituto, em Dez de 2009, para investigar a Sustentabilidade no setor. Resultante desta missão, o SIFO apresentou proposta para uma linha de fomento Europeia para que pesquisadores venham ao Brasil ministrar cursos e palestras especificas para o setor e para que pesquisadores brasileiros participem de um congresso, na Noruega, no primeiro semestre de A ABIT e o SENAI CETIQT são as entidades envolvidas.

11 Avaliação e Verificação Avaliação de documentos e verificação das práticas brasileiras, dos planos para melhorias ambientais mensuráveis e do impacto sobre o desempenho econômico. Métricas Desenvolver metas de sustentabilidade clara e compreensível, utilizando métricas de desempenho, disponibilizando-as para agentes externos e atores internos Marca Melhorar a percepção da marca, com histórias do Brasil verdadeiras, claras e defensáveis, abordando liderança ambiental e econômica, liderança da alavancagem do Brasil para a vantagem competitiva, desenvolvimento e qualidade de vida. Comunicação Criar políticas de sustentabilidade e de sistemas de informação Desenvolver estratégias de comunicação eficientes ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO BRASIL (Carbon Footprints)


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