A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador Jandira Maciel da Silva junho de 2008

2 MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROJETO ESTRUTURADOR "SAÚDE EM CASA" & PSF Agosto - 2007 MUNICÍPIOS EQUIPES COBERTURA 823 63,3% ACS 22.585 3.536 MUNICÍPIOS COM PSF  96,5 % FONTE – GABS/AGOSTO/2007 A cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) EM MG

3 A integração de ações em Saúde do Trabalhador pela Atenção Básica: Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde COMO? COMO? Conhecer/identificar as atividades produtivas nos territórios. Conhecer/identificar as atividades produtivas nos territórios. Variáveis de identificação no acolhimento/ prontuário. Variáveis de identificação no acolhimento/ prontuário. Estimular a organização das comunidades para a melhoria das condições de trabalho. Estimular a organização das comunidades para a melhoria das condições de trabalho. Estimular ações intersetoriais. Estimular ações intersetoriais. Identificar e registrar (SINAN E CAT) os acidentes de trabalho e as doenças relacionadas com o trabalho, em especial as incluídas no pacto da Atenção Básica. Identificar e registrar (SINAN E CAT) os acidentes de trabalho e as doenças relacionadas com o trabalho, em especial as incluídas no pacto da Atenção Básica. Assistência, de acordo com a capacidade tecnológica. Assistência, de acordo com a capacidade tecnológica. Acompanhar os pacientes contra-referenciados. Acompanhar os pacientes contra-referenciados.

4 COMO ESSA INCORPORAÇÃO TEM SIDO CONSTRUÍDA ?

5 ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO DO SAÚDE EM CASA PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE CONTEMPLA: PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE CONTEMPLA: A Educação Permanente; A Educação Permanente; As Linhas Guias; As Linhas Guias; Prontuário de Família; Prontuário de Família; Oficinas de Capacitação. Oficinas de Capacitação. AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM CADA EIXO.

6 Prontuário de Família  Ficha de cadastro  Genograma  Fichas de atendimento por ciclo de vida  Cadastro de atividades produtivas domiciliares Inserção das Ações da Saúde do Trabalhador no Plano Diretor

7

8

9 Genograma

10

11

12 Articulação de ações de saúde do trabalhador com outras redes de atenção à saúde: rede de reabilitação, rede de pneumologia sanitária, vigilância do câncer.

13 INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR.

14 Sistema de Informação em ST SISTEMA: conjunto integrado de partes que se articulam para uma finalidade comum. Traz a idéia de princípio organizados do conhecimento: sistemas existentes no corpo humano; sistema de saúde, sistemas organizacionais etc. SISTEMA: conjunto integrado de partes que se articulam para uma finalidade comum. Traz a idéia de princípio organizados do conhecimento: sistemas existentes no corpo humano; sistema de saúde, sistemas organizacionais etc. SISTEMA DE INFORMAÇÃO: são os vários elementos ligados à captação, processamento e difusão dos dados. Contempla desde os materiais de registro, às tabelas e gráficos de resumo, passando por todos os recursos utilizados para transformá-los e analisá-los, incluindo os computadores. SISTEMA DE INFORMAÇÃO: são os vários elementos ligados à captação, processamento e difusão dos dados. Contempla desde os materiais de registro, às tabelas e gráficos de resumo, passando por todos os recursos utilizados para transformá-los e analisá-los, incluindo os computadores.

15 Sistema de Informação em ST DADO: são os eventos que se quer registrar e que geram representações escriturais. Por exemplo: data de nascimento, filiação, diagnóstico, ocupação etc. DADO: são os eventos que se quer registrar e que geram representações escriturais. Por exemplo: data de nascimento, filiação, diagnóstico, ocupação etc. INFORMAÇÃO: análise do dado e que vão gerar indicadores. Por exemplo: número de casos de pneumoconioses, segundo sexo, faixa etária e ocupação. INFORMAÇÃO: análise do dado e que vão gerar indicadores. Por exemplo: número de casos de pneumoconioses, segundo sexo, faixa etária e ocupação. PARA QUÊ? PARA QUÊ? Importante na consolidação da democracia/cidadania. Produção, difusão e apropriação do saber. Produção, difusão e apropriação do saber. Para se definir de forma mais adequada as prioridades de ação e as estratégias de prevenção e promoção em saúde. Para se definir de forma mais adequada as prioridades de ação e as estratégias de prevenção e promoção em saúde.

16 Sistema de Informação em ST DADOS: precisam ser armazenados, para que possam ser atualizados e recuperados, sempre que necessário. DADOS: precisam ser armazenados, para que possam ser atualizados e recuperados, sempre que necessário. CAMPO: item de um cadastro (nomes, datas, endereços etc.). CAMPO: item de um cadastro (nomes, datas, endereços etc.). REGISTRO: conjunto de campos referente a uma ocorrência individual/uma pessoa. REGISTRO: conjunto de campos referente a uma ocorrência individual/uma pessoa.

17 Sistema de Informação em ST BANCO DE DADOS: refere-se ao armazenamento em coleções (chamadas de arquivos) e que são um conjunto repetitivo de registros formatados segundo regras específicas e fixas. Ao conjunto de arquivos associados a uma determinada tarefa ou atividade denomina- se banco de dados. BANCO DE DADOS: refere-se ao armazenamento em coleções (chamadas de arquivos) e que são um conjunto repetitivo de registros formatados segundo regras específicas e fixas. Ao conjunto de arquivos associados a uma determinada tarefa ou atividade denomina- se banco de dados. Por exemplo: prontuários médicos + cadastro de empresas + perfil produtivo de um território = banco de dados do CEREST. Por exemplo: prontuários médicos + cadastro de empresas + perfil produtivo de um território = banco de dados do CEREST.

18 Sistema de Informação em ST Informação em Saúde do Trabalhador: Informação em Saúde do Trabalhador: 1. Coleta sistemática de dados sobre a condição de saúde dos trabalhadores e seus determinantes. 2. Coleta de dados sistemáticos sobre os riscos derivados dos diversos e diferentes processos produtivos existentes em um dado território.

19 Sistema de Informação em ST SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR? SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR? (único e específico/articulação das diversas bases de dados)

20 Sistema de Informação em ST Sistemas de Informação em Saúde no Brasil: SIM, SIH, SIA, SINAN, SINASC, SIAB etc. Sistemas de Informação em Saúde no Brasil: SIM, SIH, SIA, SINAN, SINASC, SIAB etc. SINITOX SINITOX OBSERVAÇÕES: OBSERVAÇÕES: 1. Cada um destes sistemas tem formulários, dados, fluxos, nível de abrangência e de desagregação próprios. 1. Cada um deles apresenta dados referentes à questão do trabalho/ocupação de forma diferenciada.

21 Sistema de Informação em ST Sistemas de Informação da MPS: CAT Sistemas de Informação da MPS: CAT Sistemas de Informação da MTE: RAIS Sistemas de Informação da MTE: RAIS Informações produzidas pelas empresas, pelos sindicatos, pela imprensa. Informações produzidas pelas empresas, pelos sindicatos, pela imprensa. Informações produzidas pela academia e serviços de saúde. Informações produzidas pela academia e serviços de saúde.

22 Portaria Nº 777, de 28 de abril de 2004. (Regulamenta a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador, em rede de serviços sentinela específica) Acidente de trabalho fatal. Acidente de trabalho fatal. Acidente de trabalho com mutilações. Acidente de trabalho com mutilações. Acidente de trabalho com exposição a material biológico. Acidente de trabalho com exposição a material biológico. Acidentes do trabalho com crianças e adolescentes. Acidentes do trabalho com crianças e adolescentes. Dermatoses ocupacionais. Dermatoses ocupacionais. Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR).

23 Portaria Nº 777, de 28 de abril de 2004. (Regulamenta a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador, em rede de serviços sentinela específica) Intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados) Intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados) Lesões por esforços repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Lesões por esforços repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Pneumoconioses (silicose e asbestoses). Pneumoconioses (silicose e asbestoses). Transtornos mentais relacionados ao trabalho. Transtornos mentais relacionados ao trabalho. Câncer relacionado ao trabalho. Câncer relacionado ao trabalho.

24

25

26

27

28

29

30

31 FREQUÊNCIA POR FAIXA ETÁRIA SEGUNDO AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA AGRAVO FAIXA ETÁRIA (em anos) < 1 ano 1 a 4 5 a 9 10 a 14 15 a 19 20 a 34 35 a 49 50 a 64 65 a 79 80 e + Acidente de trabalho com Exposição a Material Biológico 701185583239561 Acidente de Trabalho Grave 8002422071465510 Dermatoses Ocupacionais 00000511400 Intoxicações Exógenas 412871021463519475841934515 LER/DORT1000138753000 PAIR0000012100 Pneumoconiose000001621110 Transtorno Mental 0000014100 TOTAL57287103149402177311663805316 Fonte: SINAN-NET/Saúde do Trabalhador acesso em 29/02/2008

32 FREQUÊNCIA DE ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO SEGUNDO GRS E MUNICIPIO COM MAIOR INCIDÊNCIA DE NOTIFICAÇÃO GRS/MUNICIPIO NOTIFICAÇÃO Nº DE CASOS CONFIRMADOS Juiz de Fora 418 418 Belo Horizonte 181 163 Divinópolis67 Bom Despacho 25 Pará de Minas 25 Uberaba48 Araxá30 Varginha46 Três Pontas 31 Outros236 TOTAL996 Fonte: SINAN-NET/Saúde do Trabalhador acesso em 29/02/2008

33 A notificação das intoxicações por agrotóxicos no SINAN-NET.

34 Local de exposição Número de Notificações Residência1045 Ambiente de trabalho 68 Trajeto trabalho 2 Serviços saúde 2 Escola/creche5 Ambiente externo 35 Outro34 Ignorado/em branco 489 Total1.680 Sex o Número de Notificações M687 F993 Tota l 1.680 Produtos (utilização agrotóxico)Classe Número de Notificações Inseticida31 Herbicida14 Carrapaticida5 Raticida3 Fungicida6 Outro8 Não se aplica 1 Ignorado/em branco 1612 Total1.680 Exposição agrotóxicoTipo Número de Notificações Diluição2 Pulverização13 Desinsetização1 Outros1 Não se aplica 4 Ignorado/em branco 1659 Total1.680

35 Via de exposição Número de Notificações Digestiva1217 Cutânea30 Respiratória89 Ocular40 Parenteral1 Outra2 Ignorado/em branco 301 Total1.680 Agente tóxico Número de Notificações Medicamento748 Agrotóxico agrícola 64 Agrotóxico doméstico 18 Raticida115 Planta tóxica 23 Alimento e bebida 177 Prod. veterinário 22 Prod. de uso domiciliar 88 Cosmético18 Prod. químico 37 Metal1 Abuso de drogas 42 Outros87 Ignorado/em branco 240 Total1680 Zona de Residência Número de Notificações Urbana1495 Rural149 Periurbana12 Ignorado/em branco 24 Total1.680

36 Situação do mercado de trabalho Situação Número de Notificações Empregado registrado 89 Empregado não- regitrado 40 Autônomo75 Serv. público estatutário 4 Serv. público celetista 3 Aposentado40 Desempregado126 Trabalhador temporário 8 Cooperativado12 Trabalho avulso 5 Empregador4 Outros235 Ignorado/em branco 1039 Total1680 Raça Número de Notificações Branca709 Preta69 Amarela9 Parda348 Indígena5 Ignorada/em branco 540 Total1.680 UF residência Número de Notificações PB1 MG1672 ES3 SP1 GO1 DF1 Ignorado/em branco 1 Total1.680


Carregar ppt "SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS: algumas idéias para inserção de ações na APS. Faculdade de Medicina de BOTUCATU Curso de Especialização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google