A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto."— Transcrição da apresentação:

1 História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto

2 Trecento italiano A ars nova é um movimento genuinamente francês que migrou para a Itália Entre França e Itália existiam diferenças socioeconômicas- culturais importantes para a assimilação da Ars Nova França – sistema monárquico centralizado Itália – cidades estados Polifonia fazia parte de um ambiente profano. Maior respeito pela bula papal de João XXII Polifonia tinha um sentido de diversão doméstica A improvisação era a característica principal da músicas sacra italiana polifônica. Principais centros Bologna, Pádua, Modena, Perugia e, principalmente, Florença.

3 Formas Literária Fechadas Na Itália prevaleceram três gêneros Madrigal, Caccia e a Ballata Madrigal Poemas estróficos. Topicos: idílico, pastoral, satírico e amoroso. Madrigal compunha-se de duas a três estrofes de três versos cada. No final das estrofes havia um par de versos que se chamava ritornello. As estrofes rinham todas a mesma música. Somente o ritornello tinha música diferente, ascentuada pela mudança de pé métrico; geralmente de binário para ternário. Caccia Perseguição. Isso justifica o sentido canônico. Forma poética irregular que poderia ter ritornellos. Geralmente descrevia uma caçada ou cenas de grande movimentação Uso da técnica do hoquetos, assim como de onomatopéias Cânones Os compositores do século XIV não utilizavam procedimentos distintos, ou seja, escreviam integralmente em cânones ou o evitavam por completo. Cânone era um gênero típico da música de entretenimento doméstico. A imitação só se generaliza no século XV.

4 Balatta Desenvolveram-se após o madrigal e a caccia A princípio a Ballata era a designação de uma cantiga monofônica com refrões corais, usadas em danças. Assim como na França, continua sendo uma canção acompanhada, mas sua forma literária é completamente diferente da balladèe francesa. Sua forma peculiar, desenvolvida por Francesco Landini é AbbaA. Ou seja o estribilho é o primeiro verso Estrofe de sete versos iniciada e terminada por um refrão de três versos (ripresa). 1 2 3 (ripresa) 4 5 6 7 8 9 10 (estrofe) 1 2 3 (ripresa) Os dois primeiros pares de verso (4-5 e 6-7) tem a mesma música, enquanto os três últimos versos (8-9-10) tem música igual a do refrão (1-2-3). Forma: AbbaA A transição entre o refrão e a estrofe era marcada, na música de Landini, por cadências fortes. Tais cadências posteriormente ganharam o seu nome, cadência Landini.

5 A influência da música francesa no Trecento italiano e a criação de um estilo internacional No final do século XIV começa um movimento dos compositores italianos a escreverem suas canções com textos e formas francesas  Os compositores da Borgonha, França, Inglaterra e mais tarde da Espanha, migram para a Itália. Está em andamento a criação de um estilo internacional  As festas tornam-se marcos para a produção musical.  Os casamentos dos príncipes, as entradas, a chegada de uma autoridade, como um bispo, são pontos referenciais para a produção musical.  A Itália é a principal sede na ostentação desses luxos. Esse é um dos motivos que ela exerce forte atração nos principais músicos dos quatrocentos. Suas cinco principais repúblicas - Roma pontifical, Nápoles, Milão, Florença e Veneza - empregam os grandes talentos da época. Estas festas desenvolvem-se dentro de um espírito de representação teatral; que será muito importante para o desenvolvimento da futura ópera.  Os principais compositores virão do Flandres -região onde o Duque de Vlaanderen formou um reino; ocupava parte do Noroeste francês, Bélgica e Holanda. A esse se dão o nome de Borgonheses. Os Flamengos, também vêem da Borgonha para a Itália.


Carregar ppt "História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google