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O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.

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1 O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009

2 Movimento de Mercadorias

3 Movimento TEU’s

4 Viana do Castelo  Capacidade para receber mais de 900.000 toneladas de carga ao ano  Calado até 8 metros e comprimento até 180 metros  Granéis sólidos (cimento, caulino, fertilizantes e estilha de madeira)  Granéis líquidos (asfalto)  Carga geral fraccionada (madeira em toros e paletes, alumínio, papel kraft, aço, granito, etc...)  Carga roll-on/roll-off  Três marinas e grande potencial para o turismo náutico

5 Viana do Castelo

6 Porto de Leixões  15,6 Milhões de Toneladas em 2008  2 Terminais de Contentores  Bacia de rotação e canal de acesso às docas interiores a -12 m (Z.H.)  Granéis sólidos (cimento, paralelepipedos, cereais, estilha, etc.)  Granéis líquidos (petróleo em bruto, produtos refinados, gases liquefeitos)  Carga geral fraccionada (ferro / aço, madeira em toros e paletes, granito, etc...)  Portaria Única e VILPL (acesso rodoviário exclusivo)

7 Porto de Leixões

8 A Autoridade Portuária explora directamente a actividade Roll-On Roll-Off e os Navios de Cruzeiro

9 Ponte Móvel / Fundos -12 ZHL

10 Nova Portaria / VILPL

11 Centro de Coordenação de Navios

12

13 Porto de Viana do Castelo Servir os seus clientes e tráfegos existentes, criando melhores condições para o serviço prestado, que facilitem a recuperação e captação de novas cargas, assim como a criação de condições de localização de actividades económicas de forma integrada e sustentável. Missão

14 Porto de Viana do Castelo 1. Crescimento do tráfego, com base nos clientes actuais e na integração progressiva nos projectos logísticos da região 2. Dispôr de boas condições de operação e ser eficiente na operação de cargas que passam pelo porto 3. Ser auto-suficiente do ponto de vista económico, manifestando interesse pelos apoios nacionais e comunitários disponíveis ao investimento Linhas Estratégicas

15 Porto de Viana do Castelo 4. Aumentar o investimento em infraestruturas, através da aquisição de uma nova grúa, melhoria dos acessos marítimos e terrestres e ampliação dos terraplenos 5. Ser competitivo nos preços praticados e cumprir com rigor as regras da concorrência, sem perder de vista a sustentabilidade financeira 6. Integrar-se na envolvente urbana, rentabilizando a exploração do património que constitui o Domínio Público Marítimo (DPM) Linhas Estratégicas

16 Plataforma Logística Portuária de Leixões Uma plataforma logística portuária com 60 ha de dimensão, estruturada em dois pólos distintos mas ligados entre si e ao porto por uma via exclusiva, que inclui um terminal intermodal e serviços de apoio ao negócio logístico, aos veículos e aos camionistas. O que nos propomos fazer

17 A vantagem da localização

18 Criando condições para aumentar o valor da carga que passa por Leixões; Fomentando a transferência modal; Aumentando o volume de carga a passar por Leixões; Atraindo novos operadores logísticos; Melhorando os serviços prestados à carga. Com que objectivos directos Plataforma Logística Portuária de Leixões

19 Apoiando a competitividade das cadeias logísticas (tanto de importação como de exportação) Criando emprego (cerca de 1600 postos de trabalho) Melhorando o ordenamento das actividades já presentes no território Reduzindo as emissões atmosféricas Criando um ambiente favorável à partilha e ao desenvolvimento de novos negócios Induzindo outros Plataforma Logística Portuária de Leixões

20 Pólo 1

21 Pólo 2

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23 Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões

24 Navios108/Ano Passageiros110.000 / Ano Ano Horizonte Projecto (2015)

25 Actividade Marítimo-turística

26 Parque de Ciências e Tecnologias do Mar

27 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAPRODUÇÃO CIENTÍFICA Parque de Ciências e Tecnologias do Mar

28 Perspectivas de Desenvolvimento Incentivar o uso do Transporte Marítimo, nomeadamente as Auto Estradas do Mar, explorando a complementaridade com a rodovia e ferrovia Continuar a servir bem a economia da região, mantendo o perfil multipurpose dos dois portos Especializar o transporte das cargas com mais valor acrescentado, em conjunto com os projectos das plataformas logísticas Estar centrado no negócio, em conjunto com os concessionários e os clientes Desempenhar um papel de actor de desenvolvimento regional, participando em projectos que ultrapassam os limites da actividade portuária

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