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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 1 CONCENTRAÇÃO MENTAL E MEDITAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA DO PONTO DE VISTA DA ANTROPOSOFIA Valdemar W. Setzer Ver esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes ou buscar: setzer apresentacoes
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 2 CONCENTRAÇÃO MENTAL E MEDITAÇÃO: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Valdemar W. Setzer Ver esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes ou buscar: setzer apresentacoes
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 3 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 6. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 4 1. Introdução Tem-se falado e publicado cada vez mais sobre meditação Têm sido feitas pesquisas sobre os benefícios psicológicos e físiológicos Interesse crescente dos meios acadêmicos Mas o que são concentração mental e meditação e suas diferenças? Teoria e prática (14 exercícios demonstrativos)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 5 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 6. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 6 2. Pensar, sentir e querer Pensar Pode ser claro Pode ser objetivo Contar-se o que se pensa e outra pessoa pensar precisamente o mesmo Pode ser controlado, determinado Exercício 1: olhar para seu sapato, fechar os olhos e lembrar apenas do sapato com seus detalhes Não pensar em nada mais Vivenciar que é possível fazer isso por alguns instantes
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 7 2. Pensar, sentir e querer (cont.)x Pensar (cont.) Quando se concentra o pensamento observa-se o que se está pensando Pensa-se sobre o que se está pensando R. Steiner em A Filosofia da Liberdade: “Estado de exceção” R. Steiner: é uma atividade única no universo – o objeto de uma ação pode ser a própria ação Digere-se alimento, e não a digestão Mas pode-se pensar sobre o pensar Ele é autossustentado Consciência clara sobre o que se pensa
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 8 2. Pensar, sentir e querer (cont.)- Sentir Dois aspectos Ter sensações Ter sentimentos Ambos são totalmente subjetivos É impossível ter uma sensação que outra pessoa está sentindo Ex: o gosto de uma banana Idem para ter sentimentos Ex: gostar ou não da banana; mais básico: ter simpatia ou antipatia; mais ainda: atração ou repulsa
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 9 2. Pensar, sentir e querer (cont.)x Sentir (cont.) É nebuloso, semiconsciente Não se tem certeza absoluta do que se está sentindo Onde se sente? Exs.: gostar de banana, sentir alegria, tristeza, medo Não é possível determinar imediatamente o sentir! É possível autoeducar com o tempo
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 10 2. Pensar, sentir e querer (cont.)- Querer, vontade Manifesta-se nas ações (R. Steiner, GA 203, 25/8/1919): há 7 tipos Instinto (mais inferior, ligado ao corpo físico), impulso, cobiça, motivo, aspiração, intenção, decisão (mais superior, ligado à nossa parte espiritual mais elevada) Totalmente inconsciente Ex: mover um braço Por que ele se moveu? Seguindo efeitos e causas físicos em um fenômeno interior em um ser vivo, e as causas das causas etc. sempre se chega a um beco sem saída. Não é possível determinar imediatamente o querer! É possível autoeducar com muito tempo
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 11 2. Pensar, sentir e querer (cont.) O livre arbítrio está no querer Exs.: Decidir concentrar o pensamento Escolher o tema da concentração Manter a concentração Nesse caso, o pensar é apenas um instrumento
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 12 2. Pensar, sentir e querer (cont.)- Normalmente, pensar, sentir e querer estão sempre juntos Pensar em comer uma banana Pode-se lembrar a sensação do gosto da banana E talvez o impulso de comer uma Quando se tem um impulso de comer, por causa do instinto da fome Pensa-se em alguma comida, sente-se a sensação (gosto) da comida Quando se tem o impulso de ir a algum lugar, pensa-se nesse lugar e o prazer ou desprazer que se terá
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 13 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 6. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 14 3. Concentração mental- É forçar o pensamento a focar-se em um tema Pois é possível determinar o próximo pensamento, e não o sentimento ou a vontade Escolher um tema e concentrar o pensamento nele Fechar os olhos Produzir uma calma interior Pensar em um tema Forçar o pensamento a ficar apenas nesse tema Normalmente, depois de alguns instantes o pensamento vai ser desviado para outro tema Treino aumenta esse tempo
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 15 3. Concentração mental (cont.) Exercício 2: fazer uma concentração mental ampliada sobre algo Uma fruta, um objeto etc. Se for uma fruta: a cor, o gosto, como se come, como nasce na árvore, como muda de cor ao ficar maduro, como fica num mercado etc. Sempre somente essa fruta! Se for um objeto, suas diversas formas e cores, seu uso, como é fabricado, para que serve etc. Sempre somente esse objeto! Ex: sapato, lápis, clip, blusa, vestido, colher etc. Acompanhar com sentimentos
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 16 3. Concentração mental Exercício 3: contraexemplo Olhar bem para esta sala Fechar os olhos e concentrar-se na imagem da sala, que deve ser o tema principal De repente, comparar com outra, por exemplo, a Sala São Paulo, o Teatro Municipal, a sala de estar em casa, etc. Lembrar de algo que assistiu nessa outra sala E talvez as pessoas que foram juntas E talvez o jantar depois do espetáculo Pronto, desviou-se o pensamento, perdeu-se a concentração mental escolhida como tema principal
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 17 3. Concentração mental (cont.) Teste de concentração mental: Exercício 4: mostrador de senhas com números vermelhos Imaginar o número 100 no mostrador e dizer interiormente “cem” Imaginar o 99 e dizer “noventa e nove” ... Até zero Verificar até onde se consegue ir, sem deixar aparecer outra imagem ou “som” Havendo tempo, pode ser feito em qualquer lugar
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 18 3. Concentração mental (cont.)- Concentrar o pensamento em um tema é um ato de vontade Portanto, o pensamento está sendo usado como instrumento para uma educação da vontade Devido à sua clareza e possibilidade de controlá-lo Isto é a autoeducação do autocontrole
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 19 3. Concentração mental (cont.) Outras concentrações mentais Sobre a respiração, concentrando o pensamento só nela Talvez a mais comum e recomendada Mas nela, esvazia-se o pensamento Incorreto: ele foi a capacidade mais desenvolvida pela humanidade Exercício 5: concentrar a atenção apenas na respiração, esvaziando o pensamento
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 20 3. Concentração mental (cont.) Outras concentrações mentais (cont.) Exercício 6, que envolve a respiração mas também o pensar Duas espirais iguais se entrelaçando Ao inspirar, imaginar percorrendo a espiral esquerda Entre o inspirar e o expirar, imaginar parando no foco das duas Ao expirar, imaginar percorrendo a espiral da direita
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 22 3. Concentração mental (cont.) Esvaziamento do pensamento Necessita uma concentração sobre a atividade de pensar Isso é positivo, mas o correto é desenvolver o pensar Pode ser usado para produzir uma calma interior inicial Como preparação Pode ser usado depois da concentração Terminada a concentração, fazer um esforço para abandonar o tema e esvaziar o pensamento por alguns momentos Verificar qual pensamento ou imagem penetra a consciência
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 23 3. Concentração mental (cont.) Exercício 7: Repetir a concentração mental sobre uma fruta, objeto etc. Mas produzindo antes uma calma interior com esvaziamento do pensamento Conservar a calma interior durante a concentração E no fim esvaziar o pensamento novamente por alguns momentos Observar que pensamentos penetram a consciência
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 24 3. Concentração mental (cont.) Exercício 8: retrospectiva reversa Recordar o que se passou durante o dia, de trás para frente Imaginar vendo-se a si próprio como se estivesse de fora Recordar cada ação ao contrário no tempo Se subiu uma escada, imaginar ao contrário, descendo-a de costas Esse exercício quebra a prisão da sequência do tempo É uma verdadeira “massagem anímica” Ajuda a desenvolver objetividade em relação a si próprio Idealmente: à noite, antes de dormir
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 25 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 6. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 26 4. Meditação É uma concentração mental sobre um tema com conteúdo espiritual Não utilizar os sentidos ou uma função metabólica (como a respiração) Elevar-se acima do cotidiano Elevar-se acima do que temos de passageiro Usa o puro pensar, e sentimentos envolvidos O pensar e o sentir não são físicos! Pelo pensamento, entramos em contato com a essência espiritual que existe em todas as coisas, especialmente seres vivos
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 27 4. Meditação (cont.) Modelos (pensamentos) seguidos por seres vivos
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 28 4. Meditação (cont.) Desperta o espírito que atua em cada pessoa Permite a conexão com tudo o que é espiritual fora da pessoa E com o seu próprio espírito
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 29 4. Meditação (cont.) Exercício 9: Pensar no germinar de uma planta, crescer, florescer, dar sementes, perecer Preferivelmente, uma planta que se observou Ex: deixar um feijão germinar em um pires com algodão e água Plantar o broto em um vaso Observar todo o processo Usam-se nossas lembranças de observações físicas, mas a essência dos processos não é física
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 30 4. Meditação (cont.) Meditar frases espirituais Exercício 10: “A sabedoria vive na luz” (R. Steiner) ou “No princípio era a palavra, e a palavra estava com os seres divinos, e ela era um ser divino” (João 1:1)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 31 4. Meditação (cont.) Usar versos espirituais de Steiner Ver a seção Meditação da página de aforismos no site da Sociedade Antroposófica http://www.sab.org.br/portal/aforismos/63-meditacao Exemplo:
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 32 4. Meditação (cont.) Nos puros raios da luz Brilha a divindade do universo. No puro amor para com todos os seres Irradia o aspecto divino de minha alma. Eu repouso na divindade do universo; Eu vou encontrar-me Na divindade do universo. In den reinen Strahlen des Lichtes Erglänzt die Gottheit der Welt. In der reinen Liebe zu allen Wesen Erstrahlt die Göttlichkeit meiner Seele. Ich ruhe in der Gottheit der Welt; Ich werde mich selbst finden In der Gottheit der Welt. R. Steiner (trad. V.W.Setzer)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 33 4. Meditação (cont.) Temas espirituais com imagens Exercício 11: a Meditação Rosacruz Comparar um ser humano a uma árvore Pureza da árvore, paixões do ser humano Maiores capacidades no ser humano Seiva verde pura da árvore, sangue vermelho do ser humano Comparar com o vermelho de uma rosa, simbolizando pureza Imaginar o sangue purificado de todas as paixões, representado por 7 rosas vermelhas ao redor do centro de uma cruz negra, esta representando todos os aspectos ruins deum ser humano
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 34 4. Meditação (cont.) Temas geométricos Não são físicos! Exercício 12: Fazer um dos círculos diminuir e crescer, e acompanhar com as tangentes (retas infinitas)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 35 4. Meditação (cont.) Exercício 13: triângulos coloridos se interceptando
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 38 4. Meditação (cont.) Exercício 14: usar as espirais entrelaçadas mas agora imaginar processos espirituais Espirais na vertical: (a) Inspirar (algo espiritual entra em nós) e expirar (ligamo-nos espiritualmente à Terra) ou Espirais na horizontal: (b) O próprio acordar e o adormecer ou (c) O próprio nascer e o perecer
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 39 4. Meditação (cont.) Exercício 14 (cont.) (a) (b, c)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 40 4. Meditação (cont.) Deve ser uma ação puramente interior Da autoconsciência Usando o pensar, acompanhado de sentimentos; o querer está na concentração e na escolha do tema Preservando a total liberdade R. Steiner: é única atividade realmente livre! Não há nada que obrigue alguém a meditar Não vem de um sentimento interior, nem de instinto
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 41 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 8. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 42 5. Condições físicas Desnecessárias ou até prejudiciais (são muletas para pessoas sadias!): Posição especial (ex.: “Flor de Lótus”) Música de fundo (típica: “New Age”) Incenso Espaço especial (templo) O templo agora é a nossa corporalidade, cf. João 2:19 Vestimenta especial Objetos fetichistas Chás calmantes ou psicotrópicos
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 43 5. Condições físicas (cont.) Desnecessárias ou até prejudiciais (muletas!) (cont.): Ter um mestre e depender dele (guru) Fazer retiros (retirar-se da vida normal por algum tempo) Excesso de tempo Dar passos muito grandes
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 44 5. Condições físicas (cont.) Auxiliam: Sentar confortavelmente, sem encostar a cabeça; não deitar Fechar os olhos Deixar as mãos apoiadas, separadas Preferivelmente: de manhã logo ao acordar, e antes de adormecer Sentir antes um relaxamento muscular Local silencioso, fechado, sem claridade exagerada (ideal: escuro)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 45 5. Condições físicas (cont.) Auxiliam(cont.): Não estar com fome nem com sede Não ter feito uma alimentação pesada Alimentação o mais natural possível R.Steiner: uma das dificuldades da espiritualização é o fato de os alimentos estarem desnaturados (inclusive os naturais), não terem vitalidade Daí a agricultura biodinâmica (antroposófica) Uma verdadeira terapia para a terra Contrapor o tempo agitado do exterior com um tempo lento interior Meditação individual – podem-se trocar experiências em grupo
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 46 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 8. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 47 6. Condições anímicas Para que a meditação leve a uma observação correta do mundo espiritual Ver meu artigo “Disposições e atitudes anímicas recomendadas por Rudolf Steiner em seu livro ‘O Conhecimento dos Mundos Superiores – a Iniciação’ ” em http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/antrop/artigo- disposicoes- animicas.htm ou fazer busca com setzer disposicoes atitudes Total: 173 disposições e atitudes!!! Primeiras 13 (P# = pensar, S#=sentir, Q#=querer):
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 48 6. Condições anímicas (cont.)- Cap. “Condições”, p. 15 1.Desenvolver veneração diante da verdade e do conhecimento (pp. 17, 78, S#) 2.Desenvolver o mais profundo sentimento de que existe algo superior ao que se é (p. 17, S#) 3.Desenvolver humildade e modéstia (pp. 18, 127, S#) 4.Reprimir crítica supérflua e desdenhosa (pp. 18, 19, P#) 5.Considerar sempre o lado bom de tudo e de todos [desenvolver positividade] (p. 19, P#) 6.Procurar, no ambiente e nas vivências, tudo o que possa causar admiração e respeito (p. 19, Q#) 7.Sempre respeitar o outro, inclusive nos pensamentos (p. 19, P#, S#) 8.Desenvolver a veneração, o respeito e a devoção, pois são alimentos para a alma, ao passo que desprezo, antipatia e depreciação de valores que merecem reconhecimento produzem paralisia e desaparecimento da atividade cognitiva (p. 21, 78, S#)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 49 6. Condições anímicas (cont.)- Cap. “Condições”, p. 15 (cont.) 9.Não correr de uma impressão a outra no mundo exterior, constantemente em busca de distração (p. 21, S#, Q#) 10.Rica vida interior; aprofundar-se em si próprio em alguns momentos de cada dia, mas neles não tratar de assuntos do próprio "eu" e, sim, deixar ressoar o eco do que o mundo exterior revela (p. 21, P#, Q#) 11.Considerar o prazer como meio de enobrecer-se para o mundo, como um explorador que orienta sobre o mundo; a privação do prazer só é de valia se o corpo não sofrer (pp. 22, 73, P#, S#, Q#) 12.Não aprender a fim de acumular o aprendizado dentro de si mesmo como um tesouro de sabedoria mas, sim, para colocar o aprendizado a serviço do mundo (pp. 22-23, Q#) 13.Tornar toda ideia um ideal (p. 23, P#, Q#)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 50 6. Condições anímicas (cont.) Absolutamente essencial: Cap. “ Controle dos pensamentos e sentimentos ”: 48. Ao avançar um passo na cognição de verdades ocultas, deve-se fazer, ao mesmo tempo, três para diante no aperfeiçoamento do caráter rumo ao bem (p. 48, P#, Q#) Isto é um desenvolvimento MORAL! Sem ele não se consegue ter uma percepção correta do mundo espiritual
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 51 6. Condições anímicas (cont.)- O caminho óctuplo do Buda 1.Representações mentais corretas, que reflitam o mundo exterior (pensamento correto); 2.Só agir refletida e fundamentadamente, não fazer coisas à toa (decisão correta); 3.Só falar o que tem sentido (palavra correta); 4.Ponderar os efeitos de cada ação antes de fazê-la, levando em conta o próximo, o meio ambiente, a essência externa (ação correta)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 52 6. Condições anímicas (cont.)x 5.Viver harmoniosamente, de conformidade com a natureza e com o espírito, não se precipitar e nem ser inerte, cuidar da saúde e hábitos (vida correta); 6. Não fazer nada que esteja além dos limites da próprias forças (aspiração correta); 7.Aprender o mais possível com a vida (aprendizado correto); 8.Autoanalisar-se quanto aos próprios princípios e defeitos, conhecimentos, deveres, objetivos, etc.; sempre se pode fazer algo melhor (autocontemplação correta).
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 53 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 8. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 54 7. Exemplos de outros enfoques- De um certo Instituto: Curso Intensivo de Meditação: as 8 Técnicas Fundamentais Início do Curso: 21/10??, quarta-feira, às 18h30 Este é um Curso prático, direto e intenso no qual o aluno aprenderá um leque de práticas diversificadas capazes de atender aos seus variados objetivos e necessidades. As técnicas ensinadas não são criações modernas, mas práticas testadas ao longo de muitos séculos por meditadores de diversas culturas. Foram selecionadas 8 técnicas que demonstraram oferecer os melhores resultados e que, por isso, ainda hoje são ensinadas por mestres de escolas diversas nos ashrams, mosteiros e retiros na Índia, Birmânia e Nepal. Em cinco aulas de uma 1h15 de duração, você realizará exercícios meditativos e terá toda a assessoria e supervisão necessárias para uma prática correta e eficiente.
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 55 7. Exemplos de outros enfoques (cont.)- Objetivos do Curso: Este Curso é um Treinamento em Meditação que tem objetivos bem precisos. Falando de modo amplo e geral, ele visa dar mais paz, mais serenidade, mais autocontrole e eficiência ao praticante ao conduzir-se em todos os aspectos de sua vida. De modo mais específico, o Curso-Treinamento visa: Desenvolver a capacidade de mergulhar em estados de profunda paz em poucos instantes. Ser capaz de tomar consciência de impulsos, emoções e pensamentos e ser capaz de não atender às suas exigências – quando elas forem prejudiciais. Aumentar a capacidade de aquietar-se, relaxar e tomar consciência de si. Aprender a libertar-se de pensamentos repetitivos e sentimentos destrutivos e a vivenciar (e intensificar) sentimentos de plenitude, segurança, confiança e paz.
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 56 7. Exemplos de outros enfoques (cont.)- Aumentar a capacidade de avaliar as coisas com objetividade, facilitando mais lucidez e leveza no cotidiano. Aprender a resistir às pressões dos condicionamentos e ser capaz de modificar o que for necessário na própria vida. Beneficiar o corpo, ajudando-o a recuperar seu equilíbrio e vitalidade, somatizando a paz vivenciada na prática. Assim, o sistema endócrino se harmoniza, o sistema imunológico se fortalece e o sistema nervoso é revigorado. Meditação é um processo de reorganização de nossa maneira de ver e compreender o mundo e a si mesmo, de modo a poder agir com mais eficiência, harmonia e serenidade. É uma caminhada da ansiedade e insatisfação para a paz e a plenitude. Esse Curso, capacitará o participante teórica e tecnicamente para a prática benéfica e frutífera da meditação. Serão apresentados os conceitos centrais da teoria e praticadas diferentes técnicas aprendendo a entrar em profundos estados meditativos.
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 57 7. Exemplos de outros enfoques (cont.) Livro 10% mais feliz: como aprendi a silenciar a mente, reduzi o estresse e encontrei o caminho para a felicidade – uma história real, de Dan Harris Interessante história pessoal Não trata de meditação, e sim de concentração mental Totalmente materialista Menção à felicidade própria indica egoísmo Traz uma ótima contribuição: concentração sobre o amor a outras pessoas
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 58 7. Exemplos de outros enfoques (cont.) Notar: Nos dois casos, ausência de qualquer menção ao desenvolvimento da espiritualidade e da percepção espiritual Ausência dos objetivos essenciais da meditação antroposófica: Aperfeiçoamento moral (essencial!) Aperfeiçoar-se para melhor ajudar os outros e a humanidade (sentimento de fraternidade) Conseguir observar o mundo espiritual para confirmar as transmissões da Antroposofia Capacitar-se para fazer pesquisa espiritual
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 59 7. Exemplos de outros enfoques (cont.) Enorme perigo Se não há preparo anímico Exacerbação do egoísmo, da soberba Pode produzir distúrbios psíquicos Percepções espirituais incorretas Não reconhecer corretamente o mundo espiritual e as entidades adversas Primeiríssimo passo: estudo da Antroposofia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 60 8. Bibliografia Zimmerman, H. e Schmidt, R. Meditação – uma introdução à prática meditativa antroposófica. Trad. K. Glass. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2012 Zajonc, A. Meditação como indagação contemplativa – Quando o conhecimento se torna amor. Trad. J. Cardoso. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2010. Steiner, R. A Ciência Oculta – Esboço de uma cosmovisão supra-sensorial. Trad. R. Lanz e J. Cardoso São Paulo: Ed. Antroposófica, 6ª ed. 2006. Steiner, R. O Conhecimento dos Mundos Superiores – A iniciação. Trad. E. Reimann e S.G. Correa. São Paulo: Editora Antroposófica, 7ª ed. 2008.
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 61 8. Bibliografia (cont.) Acessos em 21/5/16: Steiner, R. Aforismos e versos sobre meditação, em http://www.sab.org.br/portal/aforismos/63-meditacao Setzer, V.W. Disposições e atitudes anímicas recomendadas por Rudolf Steiner em seu livro "O Conhecimento dos Mundos Superiores – a Iniciação“, disponível em http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/antrop/artigo- disposicoes-animicas.htmou http://www.sab.org.br/portal/acervo-antroposofico/45- textos-variados/359-disposicoes-atitudes-animicas Zimmermann, H. Palestra “Meditação: como, quando, o que” de 31/7 e 1/8/2005, em http://www.sab.org.br/portal/meditacao/360-meditacao- como-quando-oque
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 62 8. Bibliografia (cont.) Steiner, R. A vidência visionária e o conhecimento. In Die tieferen Geheimnisse des Menscheitswerdens im Lichte der Evangelien [Os segredos mais profundos do devir humano à luz dos evangelhos], GA (obra completa) 117, palestra de 13/11/1919, trad. Valdemar e Sonia Setzer. Disponível em http://www.sab.org.br/portal/acervo- antroposofico/45-textos-variados/361-videncia-visionaria- conhecimento. Acesso em 21/5/16. Steiner, R. Os Exercícios Complementares: seis passos para a autoeducação. Textos selecionados e organizados por A. Baydur. Trad. R. Rickli. Apostila. São Paulo: Sociedade Antroposófica no Brasil, 2008. Harris, D. 10% mais feliz: como aprendi a silenciar a mente, reduzi o estresse e encontrei o caminho para a felicidade – uma história real. Trad. L. Couceiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2015. (Não é antroposófico, mas relata uma experiência de vida com coisas interessantes, fácil de ler; exemplo de enfoque materialista.)
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 63 TÓPICOS 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Concentração mental 4. Meditação 5. Condições físicas 6. Condições anímicas 7. Exemplo de outro enfoque 8. Bibliografia
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 65 CONCENTRAÇÃO MENTAL E MEDITAÇÃO: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Valdemar W. Setzer Ver esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes ou buscar: setzer apresentacoes
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21/5/16 Valdemar Setzer – Concentração e meditação 66 CONCENTRAÇÃO MENTAL E MEDITAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA DO PONTO DE VISTA DA ANTROPOSOFIA Valdemar W. Setzer Ver esta apresentação em www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes ou buscar: setzer apresentacoes
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