A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO
BEATRIZ CABRAL DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO

2 Quem é Beatriz Cabral (Biange)?
É professora do programa de mestrado em teatro do Ceart/UDESC e diretora de espetáculo do DAC/UFSC. Licenciada em letras (alemão e português) pela USP, mestrado em Teatro e Cinema pela ECA/USP, e PhD em Drama pela University of Central England/UK. Coordenou intercâmbio de pesquisa com a University of Exeter/UK entre 1997 e 2001, patrocinado pela CAPES e Conselho Britânico. Manteve parcerias de pesquisa com professores de universidades canadenses, como a University of Queens e a University of Western Ontário, e University of Slagelsem, da Dinamarca). Foi tesoureira da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) na gestão Coordena pesquisa na área da investigação metodológica de estratégias e convenções teatrais em escolas e comunidades, através dos sub-projetos: Teatro em Trânsito – cerimônias e rituais; Avaliação de impacto e risco em teatro; Drama como eixo curricular no ensino fundamental. Publicou Ensino do Teatro – experiências interculturais, Drama como Método de Ensino, além de diversos artigos relacionados com os projetos mencionados acima.

3 Definição: O drama como método de ensino é um modo ativo de aprender. Um instrumento de aprendizagem interdisciplinar, que estimula e é estimulado pelas demais matérias. Sua particularidade reside no fato de envolver o aluno com áreas complexas da experiência humana, uma vez que sua natureza tem a ver com o descobrir e redescobrir novas dimensões do material sendo investigado.

4 Breve Histórico: Drama como método de ensino ou como eixo curricular é uma abordagem que vem sendo desenvolvida na Inglaterra por Dorothy Heathcote há pelo menos três décadas e atualmente está bastante difundida nos países de língua inglesa. Tendo vivenciado e pesquisado esse método por ocasião de meu doutorado em Birmingham, entre 1990 e 1994, agora tento difundí-lo e contextualizá-lo em Florianópolis, através de um projeto junto à escolas públicas. Essa pesquisa está sendo realizada em parceria entre a Universidade Federal e Universidade do Estado de Santa Catarina, com a participação de escolas municipais de Florianópolis. Conta com o apoio do SESu - MEC para a realização de vídeos e publicações. A pesquisa servirá ainda como base para um intercâmbio com pesquisadores da Universidade de Exeter, Inglaterra, patrocinado pela CAPES e Conselho Britânico. Beatriz Cabral

5 A parceria professor - aluno:
Esta parceria implica a troca de status, o que equivale dizer que a função do professor é, de forma muito discreta, manter o jogo e o foco, fazendo perguntas, quando necessário. Torna-se aqui evidente que a eficácia do drama na educação e formação do aluno reside na sua eficácia como forma de arte.

6 Conclusão: O foco principal do drama como método de ensino, está na presença e simultaneidade do processo-produto e da forma-conteúdo que apontam para uma perspectiva pedagógica que não está centrada em ensinar “como” fazer teatro a partir de técnicas, estratégias e conteúdos específicos. Estes decorrem e se diferenciam de acordo com o contexto e as circunstâncias em que são propostos. O conhecimento que se espera é que a imersão do aluno no contexto e na situação proposta o leve a perceber a complexidade da arte e das relações humanas.

7 Integrantes do Seminário:
Dagma Colomby Dionata Lopes Jandira de Britto Maicon Barbosa Mateus Tortelli Nailê Machado

8 Dagma Colomby como Janda Dionata Lopes como prof ° Marina
No elenco: Dagma Colomby como Janda Dionata Lopes como prof ° Marina Jandira de Britto como Dagma Maicon Barbosa como Nailê Mateus Tortelli como Anderson Nailê Machado como Maicon


Carregar ppt "DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google