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Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.

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Apresentação em tema: "Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo

2 Estratégia Palavra herdada dos gregos, que a usavam para designar a arte dos generais. Na administração é definida como a aplicação dos meios disponíveis e condições favoráveis em planos que dirigem e delineiam as decisões das empresas para alcançar objetivos.

3 Planejamento Estratégico Consiste em definir objetivos resultantes da análise do ambiente externo e interno das organizações. Pode-se dizer que é o processo de desenvolver a estratégia. Administração Estratégica É o processo de definir, realizar e avaliar a realização de planos estratégicos.

4 COMPATIB. C/ ORÇAMENTO DEFINIÇÃO DA MISSÃO/VISÃO DEFINIÇÃO DE INDICADORES IMPLEMENTAÇÃO DEFINIÇÃO DE VALORES ANÁLISE DO AMBIENTE REVISÃO DA MISSÃO/VISÃO DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METAS/AÇÕES Etapas do Planejamento Estratégico

5 DEFINIÇÃO DE VALORES Idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Convicções dominantes, crenças, aquilo em que a organização acredita. Elementos motivadores que direcionam ações da Sinalizam padrões de comportamento

6 EXEMPLO DE VALORES “Integridade, respeito, trabalho e profissionalismo.” “Inovação, integridade absoluta,respeito à iniciativa individual e ao crescimento pessoal,tolerância...” “Integridade, segurança e saúde, qualidade e excelência, pessoas, responsabilidades.”

7 MISSÃO / NEGÓCIO A Missão estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização, do ponto de vista de sua utilidade para os clientes; Deve traduzir uma necessidade permanente; É a razão de ser da organização.

8 MISSÃO / NEGÓCIO (CONT.) Identificar ou definir a missão significa entender qual necessidade do mercado a organização satisfaz, respondendo às seguintes perguntas: O que a organização está fazendo agora? Qual sua utilidade para os clientes? Em que negócio estamos? Quem são nossos clientes?

9 EXEMPLOS DE MISSÃO “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”. “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”. “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem estar/Estar-bem.”

10 DEFINIÇÃO DE VISÃO Representa um estado futuro desejável da organização. Aonde a empresa quer chegar; É uma projeção das oportunidades futuras e uma concentração de esforços na sua busca; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade.

11 EXEMPLOS DE VISÃO “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da mulher.” “Criar uma empresa líder onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar.” “Experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas.”

12 ANÁLISE AMBIENTAL “ Se conhecemos o inimigo (ambiente Externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.” Sun Tzu

13 ANÁLISE AMBIENTAL É o processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a organização no cumprimento da sua missão. QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUÊ ? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUÊ ? ONDE ESTAMOS ? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?

14 Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Política Econômica Públicos Macroambiente COMPONENTES DO AMBIENTE COMPONENTES DO AMBIENTE AMBIENTE EXTERNO: pode apenas ser monitorado, são as oportunidades e ameaças Fornecedores Mão-de-Obra Clientes Concorrência AMBIENTE INTERNO: pode ser controlado, são as forças e fraquezas da empresa

15 AMBIENTE EXTERNO DemográficoDistribuição Geográfica Distribuição de renda EconômicoTaxas de jurosCotação do dólar Político-LegalLeis trabalhistasDireitos do consumidor Sócio-CulturalValores culturaisMudanças de hábitos TecnológicoInovaçõesCusto de P&D NaturezaMatéria PrimaNíveis de Poluição

16 AMBIENTE INTERNO Tamanho e características de equipe Infra-estrutura Condições financeiras Tecnologia Imagem da empresa

17 MATRIZ SWOT

18 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO São aquelas condições fundamentais que precisam ser cumpridas para que a insituição tenha sucesso na sua área de atuação. São as condições que a insituição tem que ter para sobreviver.

19 EXEMPLOS DE FCS HOSPITAL Higiene Equipamentos adequados Humanização no atendimento aos pacientes IND. COSMÉTICOS Pesquisa e desenvolvimento Credibilidade; Certificação da ANVISA Canal de vendas

20 REVISÃO DA MISSÃO A conscientização das realidades ambiental e organizacional propicia possibilidade de reflexão potencialmente produtiva sobre os aspectos críticos da vida institucional, ensejando revisão dos propósitos fundamentais.

21 OBJETIVOS E METAS Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão. Os objetivos precisam ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo. Exemplo:  Um objetivo de marketing é a conquista de 30% de um mercado em um semestre;  Metas mensais podem ser fixadas para conquistar 5% do mercado, atingindo 30% ao final do semestre  As metas são os resultados a alcançar, e são elos vitais no processo de planejamento.

22 EXEMPLOS DE OBJETIVOS Produção  aumentar em 10% a produtividade média na fábrica II no período de 8 meses  instalar duas linhas de produção na fábrica I sem suprimir as atuais, no período máximo de 90 dias Recursos Humanos  reduzir pela metade o índice de turnover, em seis meses  reduzir em 1/3 os acidentes de trabalho nos próximos 12 meses

23 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS As estratégias da organização são respostas aos desafios e oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. Uma estratégia é um plano, ou curso de ação, que estabelece as formas de competir ou de realizar a missão, as prioridades, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo da organização. As organizações poderão utilizar diversas estratégias simultaneamente.

24 PRINCIPAIS TIPOS DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIAÇÃO – Consiste em procurar projetar uma forte identidade própria para o serviço ou produto; LIDERANÇA DE CUSTO – Busca oferecer um produto ou serviço mais barato; FOCO – Consiste em selecionar um nicho no mercado e dominar os recursos para explorá- lo da melhor forma possível.

25 OUTROS TIPOS DE ESTRATÉGIAS Desenvolvimento de mercado – produtos tradicionais em mercados novos; Alianças Estratégicas – parcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades; Penetração de mercado – Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais

26 IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA Após a formulação das estratégias, o Planejamento Estratégico passa a ser desdobrado em Planejamento Tático e este em Planejamento Operacional. Enquanto o Planejamento Tático se refere aos departamentos da empresa e estão relacionados com o médio prazo, o planejamento operacional é mais detalhado, estando voltado a área operacional da empresa e se refere ao curto prazo. Tanto o plano tático como o operacional precisam estar integrados e coordenados para que a empresa alcance os objetivos traçados no planejamento estratégico.

27 FEEDBACK E CONTROLE À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantém-se estáveis de um ano para o outro. Outros se desenvolvem lentamente, de maneira previsível. Não obstante a empresa pode esperar por uma coisa: o ambiente certamente mudará e, quando isso ocorrer, será necessário rever sua implementação, programas, estratégias ou até objetivos.


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