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Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia

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Apresentação em tema: "Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente; A essência da estratégia é complexa; - A estratégia afeta o funcionamento da organização; - A estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;

2 A estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;
As estratégias existem em níveis diferentes da organização, do chão-de-fábrica à alta cúpula; A estratégia envolve um exercício de definição de conceitos e análise da realidade.

3 Planejamento estratégico
Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. "Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os plano que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los." Stoner

4 Planejamento Estratégico ELEMENTOS
O planejamento estratégico dá unidade aos esforços que a organização realiza para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Cria condições para a transformação de idéias em realidade. Para tanto, é necessário que os servidores e gestores conheçam e assimilem elementos, para que possam internalizá- los e comunicá-los adequadamente. Os principais elementos que compõem um planejamento são:

5 Missão, Visão de futuro, Valores, Cenários, Objetivos estratégicos, Indicadores e Metas.

6 MISSÃO A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. A missão cria um clima de comprometimento da equipe de colaboradores (servidores e gestores) com o trabalho que é realizado. A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. Devem ser levados em conta pelo menos quatro pontos numa boa descrição da missão:

7 2. Os serviços que oferecerá; 3. Os clientes que atenderá;
1. As necessidades que a organização procurará satisfazer (necessidades e expectativas dos clientes); 2. Os serviços que oferecerá; 3. Os clientes que atenderá; 4. A maneira pela qual atenderá a seus clientes (deve estar relacionada aos valores defendidos pela organização pública). Enfim, na definição da missão as seguintes questões devem estar respondidas: - O que a organização faz? - Para quem a organização faz? - Como a organização faz o que faz?

8 VISÃO A visão de futuro define o que a organização pretende daqui a alguns anos. Ela representa as ambições da organização e descreve o quadro futuro que se quer atingir dentro de um período mais longo de tempo. A visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela organização.

9 Uma organização sem visão é uma organização sem direção
Uma organização sem visão é uma organização sem direção. O seu enunciado deve ser claro e objetivo, positivo, desafiador e, em geral, é expresso com verbo no futuro ou no infinitivo. Cada organização deve possuir apenas uma declaração de visão. A visão de futuro raramente muda, é estável. Deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer a qualquer pessoa, de dentro ou de fora da organização, o que aquela organização pretende fazer.

10 VALORES São idéias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que as pessoas da organização acreditam. Os valores permeiam todas as atividades e relações com os clientes. Os valores descrevem como a organização pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão.

11 VALORES Os valores são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe de colaboradores na busca da excelência. Podemos dizer que os valores são fonte de orientação e inspiração no local de trabalho, mas para tanto, eles devem ser aceitos e internalizados por todos na organização.

12 CENÁRIOS Refere-se à etapa de diagnóstico estratégico, considerando variáveis do ambiente interno e externo à organização, referenciais obrigatórios para a definição de estratégias e objetivos. A ferramenta mais utilizada para a definição de cenários é a matriz de análise SWOT. O termo vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

13 CENÁRIOS A análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

14 CENÁRIOS O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito. Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá- las, minimizando seus efeitos.

15 OBJETIVOS Os objetivos estratégicos são áreas de atividades nas quais o alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessário para o êxito no cumprimento da missão e no alcance da visão de futuro da organização. Os objetivos devem ser definidos por pessoas do nível estratégico da organização e determinam onde ela deve concentrar seus esforços. Deve-se escolher um número limitado de áreas, cujos resultados satisfatórios assegurarão um desempenho adequado para a organização. Os objetivos estratégicos são desafios que, se alcançados, são suficientes para a implementação da estratégia e a concretização da visão de futuro da organização.


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