A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade. Jesus não é monopólio de ninguém. Texto: Mateus 2, 1-12. Epifania de Jesus –B-. 6-1-12 Comentários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade. Jesus não é monopólio de ninguém. Texto: Mateus 2, 1-12. Epifania de Jesus –B-. 6-1-12 Comentários."— Transcrição da apresentação:

1

2 O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade. Jesus não é monopólio de ninguém. Texto: Mateus 2, 1-12. Epifania de Jesus –B-. 6-1-12 Comentários e apresentação M.Asun Gutiérrez. Música: Adeste fideles.

3 Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. Perguntaram eles: – Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O Os sábios, pessoas inquietas e buscadoras, demonstram que quem procura ver chega a ver e quem busca consegue encontrar. Representam uma sabedoria pouco comum: a de quem sabem ler os sinais dos tempos e entende que a salvação da humanidade não está na prepotência e no poder, mas na simplicidade, na ternura e na bondade. Onde está Jesus? Que respondo? Que “estrelas” sigo no meu caminho? No meu ambiente familiar, laboral, de amizade... Sou “estrela” que conduz a Jesus? Vejo a quantidade de sinais e mensagens que Jesus me envia para que O descubra e O manifeste? Jerusalém

4 Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou- lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: – Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: Tu, Belém, terra de Judá, não és a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe,, que será o Pastor de Israel, meu povo. As pessoas poderosas sentem-se perseguidas e ameaçadas, temem perder as suas seguranças, o seu poder, a sua cadeira e o seu palácio, e actuam com medo e à defesa. As pessoas buscadoras da verdade e da luz fazem-nos tremer. Os pagãos, ainda que não conheçam as Escrituras, estão atentos aos sinais do céu. Herodes e os seus conselheiros, que as conhecem, não descobrem Jesus nelas nem querem encontrá-l’O. Vivo a minha fé como costume e falsa segurança ou como caminho e busca? Belém

5 Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: – Ide informar-vos cuidadosamente acerca do menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O O relato dos magos, exclusivo de Mateus, ajuda-nos a compreender que ao mistério de Deus se chega também por caminhos diferentes do religioso. Os magos, Herodes e os escribas mostram-nos as diferentes formas de actuar que as pessoas têm perante um mesmo sinal; diferentes atitudes que reflectem os desejos, as ilusões, os sentimentos, as ambições... que tem cada pessoa. Os magos sentem alegria, põem-se c caminho, reconhecem Jesus e adoram-n’O. Herodes, os sumos sacerdotes e os mestres da lei inquietam-se perante a notícia, actuam com matreirice e planeiam a morte do Menino.

6 Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. No seu longo e laborioso caminho buscam, vêem, questionam-se, crêem, adoram, oferecem, transformam-se... O desejo da verdade e da luz põem em movimento para buscar, descobrir e manifestar Jesus. Quem se crê em posse da verdade não sente a necessidade de a buscar. Pôr-se a caminho supõe desprendimento, sair de si mesmo, deixar seguranças, desinstalação, superar medos, aceitar a surpresa e a novidade. Para encontrar Jesus é necessário pôr-se a caminho. Encontrá-l’O é a maior alegria.

7 Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram- Lhe presentes: ouro incenso e mirra. Ao encontrar o que buscam, os magos sentem necessidade de adorar. A verdadeira adoração não é um sinal externo, é “em espírito e em verdade”, supõe um compromisso e uma entrega radical. A adoração implica a oferenda de uns dons... Os magos oferecem ao Menino tudo o que têm, oferecem-se a si mesmos, com atitude de respeito, admiração e silêncio. Adorar, descobrir a proximidade e a bondade de Deus, sentir alegria e gratidão, reconhecer o mistério, são atitudes próprias de toda a pessoa crente perante Deus. Faz parte da minha vida a busca, a admiração, a contemplação, a alegria, o agradecimento? Que “presentes” ofereço a Jesus e aos outros?

8 E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. O encontro com Jesus fá-los mudar de caminho. Símbolo de conversão interior. Percorrem caminhos novos porque são pessoas novas. É a mudança de vida que abre à fé. Já não necessitam do poder de Herodes nem do saber dos escribas. Experimentaram a imensa alegria do encontro com uma Pessoa que dará um novo sentido à sua vida, a tudo o que fizerem e lhes acontecer no futuro. Encontrar Jesus muda a vida. Essa pode ser a consequência da nossa busca e encontro com Ele: a transformação das nossas vidas. A capacidade de tomar outro caminho.

9 Hoje encontrei nas minhas mãos os teus presentes, Senhor: nova vida, novo tempo, nova chuva, novo sol... Por isso, para este tempo que inicio cheio de vontade, quero, Senhor, e te peço também um novo relógio. Um relógio que meça o tempo como o mede o teu amor; que pare quando chegarem as pessoas à minha beira, para escutar, partilhando, alegrias e dor. Um relógio que me situe a mente e o coração no momento presente, que é o teu momento, Senhor, nas tarefas quotidianas, que são lugar de encarnação. Um relógio que meça o tempo com a tua paciência, Senhor: com o ritmo e a medida universal do amor; despertador de rotinas, vigilante, ajudador; que nunca meça a entrega do tempo e do coração. Com a vida, com o tempo que hoje me ofereces, Senhor, para me dar sem medida, espero um novo relógio. Elvira Martínez


Carregar ppt "O nascimento de Jesus é Boa Notícia para toda a humanidade. Jesus não é monopólio de ninguém. Texto: Mateus 2, 1-12. Epifania de Jesus –B-. 6-1-12 Comentários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google