A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:"— Transcrição da apresentação:

1 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação: Walder Suriani Secretário Executivo da Aesbe outubro 2012

2 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 2 SEMINÁRIO CNI – ITB PAINEL 1 QUAIS OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA OS AVANÇOS DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

3 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 3 Representa as Cias. Estaduais de Saneamento que atendem 76% da pop. urbana em água, atuando em 3.968 municípios, 80% abaixo de 30 mil habitantes; Defende o modelo de gestão regional, com eficiência, apoiado na economia de escala e no subsídio cruzado.

4 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 4 PAINEL 1 PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA AVANÇOS DO SANEAMENTO TEMAS: 1- IMPACTOS DA AUSÊNCIA DO SANEAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, A QUALIDADE DE VIDA E O AMBIENTE; 2- DESAFIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS; 3- O QUE FALTA PARA UM SALTO DE QUALIDADE.

5 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 5 Tema 1- IMPACTOS DA AUSÊNCIA DO SANEAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, A QUALIDADE DE VIDA E O AMBIENTE: Inúmeros impactos negativos e em diversas Áreas: Saúde, Qualidade de Vida, Ambiente e Recursos Hídricos, Lazer, Turismo, Psicultura, Mercado de Trabalho, Economia.

6 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 6 Tema 2- DESAFIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO: 2.1- Manutenção dos recursos/criação de novas fontes e alternativas de financiamento; 2.2 - Apoio/fortalecimento a um modelo institucional de prestação dos serviços: Se regional, municipal ou livre; repercussão na regulação; apoio e responsabilização dos entes; 2.3 – Planejamento do setor, com visão de longo prazo; Como subsidiar a baixa renda;

7 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 7 Tema 2- DESAFIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO.. 2.4 - Como reduzir os prazos e simplificar os procedimentos para acesso e desembolso dos recursos; Expl. : Ações de combate à seca; 2.5 – SNSA com ampla agenda, ações dispersas, com prejuízos na universalização; Diversas ações adotadas de forma independente, com dificuldades de coordenação.

8 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 8 Exemplo dessa agenda ampla, apesar de temas relevantes..... Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012: de 16 a 19 de outubro, temas para a SNSA. Mesa 1 – O Saneamento no Brasil: Desafios do Plansab e Informações (SNIS); Mesa 2 – O Saneamento na Perspectiva Municipal: Participação e Inclusão Social nos Planos; e A Educação Ambiental e Mobilização Social.

9 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 9 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia..... Mesa 3 – Rede Nacional de Capacitação em Saneamento: Capacitação como Estratégia de Melhoria dos Serviços; e Pedagogia do Saneamento; Mesa 4 – Alternativas Tecnológicas: Reuso da Água; e Sistema Condominial de Esgotos.

10 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 3 - O QUE FALTA PARA O SALTO DE QUALIDADE 3.1 – Aprimorar os procedimentos para acesso e desembolso dos recursos; 3.2 – Aprimorar o cenário institucional/legal e regulatório; Apoiar a melhoria da gestão, com alocação de recursos; Busca da Governança Corporativa; 3.3 - Envolver os Governantes Estaduais e Municipais na universalização dos serviços; 3.4 - Estabelecer indicadores de gestão, avaliar resultados.

11 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Agenda propositiva da AESBE (1) Desoneração tributária, como apoio à universalização do saneamento (PIS e Cofins); Redução dos custos de Energia Elétrica, colaborando com a universalização; Simplificação dos procedimentos para acesso/ desembolso de recursos, processo já iniciado; Defesa da titularidade compartilhada entre Estados e Municípios, em Regiões Metropolitanas e Sistemas Integrados;

12 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Agenda propositiva da AESBE (2) Maior integração do saneamento com o Programa Minha Casa, Minha Vida; Debate sobre tarifas/subsídios no saneamento, tentando sensibilizar a sociedade para entender importância e custos dos serviços; Programa de subsídios para população de baixa renda, de forma que a universalização não se limite às obras, mas garanta o acesso continuado e sustentável dos serviços.

13 Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento OBRIGADO! Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Walder Suriani Secretário Executivo www. aesbe.org.br


Carregar ppt "Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google