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Julho de 2007. Fórum Nacional Secretários Estaduais Conselho Nacional de Turismo Câmaras Temáticas Criar condições para gerar 1.700.000 novos postos de.

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1 Julho de 2007

2 Fórum Nacional Secretários Estaduais Conselho Nacional de Turismo Câmaras Temáticas Criar condições para gerar novos postos de trabalho e ocupações Fóruns Estaduais Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Distrito Federal MINISTÉRIO DO TURISMO MTUR PLANO NACIONAL DE TURISMO Legislação Regionalização Segmentação Qualificação da Superestrutura Qualificação Profissional Financiamento e investimento Infraestrutura Promoção e Comercialização Turismo Sustentável e Infância Tecnologia da Informação METAS Gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas Promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno Estruturar 65 destinos para obtenção de padrão de qualidade internacional

3 MACROPROGRAMA Informação e Estudos Turísticos MACROPROGRAMA Planejamento e Gestão MACROPROGRAMA Logística de Transportes MACROPROGRAMA Regionalização do Turismo MACROPROGRAMA Fomento a Iniciativa Privada MACROPROGRAMA Infra-estrutura Pública MACROPROGRAMA Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos MACROPROGRAMA Promoção e Apoio a Comercialização Plano Nacional de Turismo –

4 Programa de Planejamento e Gestão da Regionalização Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional Programa de Estruturação da Produção Associada ao Turismo MACROPROGRAMA Regionalização do Turismo Plano Nacional de Turismo – Macroprograma 4 Macroprograma 4

5 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA FOCADO NO MUNICÍPIO Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT 1994 a 2002 Histórico DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA FOCADO NA REGIÃO TURÍSTICA Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil Lançamento em abril de 2004

6 Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil Conceito É um modelo de gestão da atividade turística de forma regionalizada. Objetivos Promover o desenvolvimento turístico sustentável de forma regionalizada no Brasil; Diversificar, ampliar e estruturar a oferta turística brasileira. Princípios Descentralização Participação Cooperação Integração Flexibilidade Sustentabilidade (Ambiental, Sociocultural, Econômica e Política-Institucional)

7 Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil Regionalizar o turismo para: Promover a integração e cooperação entre os municípios; Evitar a duplicidade e o paralelismo de ações numa mesma região; Ampliar e qualificar o mercado de trabalho; Otimizar o uso dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma região; Impulsionar a melhor distribuição de renda e promover a inclusão social; Aumentar o tempo de permanência e o gasto médio do turista na região; Possibilitar alternativas de desenvolvimento a municípios sem potencial turístico.

8 NACIONAL Órgão Oficial de Turismo do Estado ESTADUAL 27 UFs REGIONAL 200 Regiões Turísticas MUNICIPAL municípios -Instância de Governança Regional: - Fórum - Conselho - Comitê - Associação Colegiado Local: -Conselho -Fórum -Comitê Conselho ou Fórum Estadual de Turismo Ministério do Turismo Conselho Nacional de Turismo Órgão Municipal de Turismo Gestão Descentralizada e Participativa

9 NACIONAL Órgão Oficial de Turismo do Estado ESTADUAL 27 UFs REGIONAL 200 Regiões Turísticas MUNICIPAL municípios -Instância de Governança Regional: - Fórum Conselho Comitê Associação Colegiado Local: -Conselho -Fórum -Comitê Conselho ou Fórum Estadual de Turismo Ministério do Turismo Conselho Nacional de Turismo Órgão Municipal de Turismo REDE NACIONAL DE REGIONALIZAÇÃO Gestão Descentralizada e Participativa

10 Regiões e Roteiros Turísticos Região Turística B Região Turística A Roteiro 1 Roteiro 3 Capital ou município pólo Roteiros Turísticos Municípios Atrativo ou equipamento (Hotel, Restaurante, Parque Aquático etc) Roteiro 2

11 200 regiões turísticas municípios Principais resultados Apresentados no Salão do Turismo 2006 Priorizados pelas UFs 149 regiões turísticas municípios 396 roteiros turísticos 116 regiões turísticas 474 municípios 87 roteiros turísticos para obtenção de padrão internacional de qualidade

12 87 Roteiros Turísticos para obtenção de padrão de qualidade internacional 65 destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Meta 3 PNT Estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional Modelos a serem multiplicados para outros roteiros e regiões turísticas

13 Organizar as regiões turísticas Implementação do Programa Sensibilização e mobilização da população local Sensibilização e mobilização da população local Identificação de lideranças locais Identificação de lideranças locais Criação de uma Rede de Relacionamentos Criação de uma Rede de Relacionamentos Criação de Instância de Governança para a região Criação de Instância de Governança para a região (Fórum, Conselho, Associação, Oscip etc.)

14 Organizar as regiões turísticas Implementação do Programa Planejar a atividade turística de forma regionalizada Elaboração de Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional Sustentável Elaboração de Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional Sustentável (1 para cada região turística)

15 Organizar as regiões turísticas Implementação do Programa Planejar a atividade turística de forma regionalizada Estruturar e Qualificar a oferta turística Elaboração e implementação de projetos específicos Elaboração e implementação de projetos específicos (Infra-estrutura, capacitação, qualificação de serviços, roteirização turística etc.)

16 Organizar as regiões turísticas Implementação do Programa Planejar a atividade turística de forma regionalizada Estruturar e Qualificar a oferta turística Promover e comercializar os produtos turísticos Elaboração de planos de negócios e de marketing para os roteiros; Elaboração de planos de negócios e de marketing para os roteiros; Produção de material promocional; Produção de material promocional; Participação em feiras e eventos do setor etc. Participação em feiras e eventos do setor etc.

17 MONITORARMONITORARMONITORARMONITORAR AVALIARAVALIARAVALIARAVALIAR Organizar as regiões turísticas Implementação do Programa Planejar a atividade turística de forma regionalizada Estruturar e Qualificar a oferta turística Promover e comercializar os produtos turísticos SENSIBILIZAR E MOBILIZAR

18 Ministério do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização Página na internet:


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