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Viés e Confundimento em Epidemiologia

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Apresentação em tema: "Viés e Confundimento em Epidemiologia"— Transcrição da apresentação:

1 Viés e Confundimento em Epidemiologia
Aula 4 Viés e Confundimento em Epidemiologia

2 O que é Viés? Viés é um dos três maiores perigos para a VALIDADE INTERNA: 1- Viés 2- Confundimento 3- Erro aleatório / Acaso (Precisão)

3 O que é Viés? Qualquer desvio na coleta, análise, interpretação, publicação ou revisão de dados que pode levar a conclusões que são sistematicamente diferentes das verdadeiras (Last, 2001) Um processo em qualquer momento da inferência que produz resultados que se desviam sistematicamente dos valores (Fletcher et al, 1988) Erro sistemático no planejamento ou na condução de um estudo (Szklo et al, 2000)

4 Viés é um erro sistemático
Erros podem ser diferenciais (sistemáticos) ou não-diferenciais (aleatórios) Erro Aleatório: uso de medida do desfecho que classifica erradamente tanto casos como controles Erro Diferencial: uso de medidas inválidas que classificam casos ema direação e controles na outra. O termo ‘viés' deveria ser reservado para o erro sistemático ou diferencial

5 Erro Aleatório % Tamanho da induração (mm)

6 Erro Sistemático % Tamanho da induração (mm) WHO (www)

7 Acaso x Viés O acaso está associado ao erro aleatório
O Viés Está associado ao erro sistemático Os erros devidos ao acaso desaparecerão com o maumento do tamanho da amostra. Os erros derivados de um viés não desaparecem com o aumento do tamanho da amostra. O erro aleatório conduz a resultados imprecisos. O Viés conduz a resultados inexatos.

8 Tipos de Viés Viés de Seleção: Natureza não representativa da amostra
Viés de Informação (erro de classificação): Erros nas medidas de exposição da doença

9 Viés de Seleção Diferenças seletivas entre grupos de comparação que impactam a associação entre exposição e desfecho Usualmente resulta de grupos de comparação que não provêm da mesma população base do estudo, E portanto não são representativos Viés de seleção: ocorre quando certos indivíduos têm mais chance de serem selecionados em uma amostra. auto-seleção (viés do voluntariado) perdas (proporção de não-respostas) admissão (serviços de saúde), prevalência (ou prevalência/incidência)

10 Exemplos de Viés de Seleção
Viés de auto-seleção = Viés de publicidade Pessoas que se auto-referem para pesquisadores, após um anúncio publicitário de um estudo; Auto-referência de indivíduos é considerada uma ameaça à validade, pois as razões para a auto-referência podem estar associadas com o desfecho em estudo;

11 Exemplos de Viés de Seleção
Viés de auto-seleção = Efeito do trabalhador saudável Pessoas empregadas são pessoas relativamente saudáveis, enquanto pessoas desempregadas, aposentadas, incapacitadas, ou que por qualquer outro motivo estejam fora do mercado de trabalho constituem um grupo menos saudável; Provavelmente menos pessoas empregadas se candidatariam para um estudo.

12 Exemplos de Viés de Seleção
Viés de Diagnóstico Este é um outro tipo de viés de seleção que ocorre antes que os indivíduos sejam identificados para o estudo; Exemplo: Em um estudo sobre a associação entre Trombose Venosa Profunda (TVP) e uso de contraceptivos orais (CO), as mulheres com sintomas sugestivos de TVP e uso conhecido de CO são mais frequentemente referenciadas ao hospital. Este viés é também conhecido como viés de admissão hospitalar.

13 Exemplos de Viés de Seleção
Viés de perda de seguimento Quando há uma perda diferencial de seguimento que está relacionada com a exposição; O planejamento e a implementação do estudo deveriam tentar minimizar este tipo de perda, e deveria ser tentado um seguimento completo e igualmente rigoroso pra todos os grupos; o cegamento único ou duplo é recurso para se garantir que todos os grupos serão igualmente seguidos.

14 Exemplos de Viés de Seleção
Viés de sobrevida seletiva Isso ocorre quando casos prevalentes são usados para se estudar a associação exposição-doença e está relacionada a dois fenômenos: Uma vez que a pessoa recebe um diagnóstico, ela pode trocar o hábito que está associado à doença; Casos prevalentes representam sobreviventes da doença em questão, e como sobreviventes podem ser atípicos com relação à situação de exposição, que pode estar enviesada.

15 Viés de Informação/Aferição/
Erro de Classificação Método para reunião de informação é inadequado e produz erros sistemáticos na aferição da exposição ou dos desfechos; Distorce a verdadeira força de associação.

16 Viés de Informação/Aferição/ Fontes de viés de informação:
Erro de Classificação Fontes de viés de informação: Variação Individual Variação entre observadores Deficiência dos instrumentos Erros técnicos de aferição

17 Viés de Informação/Aferição/
Erro de Classificação Viés de memória: Os casos têm uma maior sensibilidade lembrar-se da exposição (especificidade reduzida) - quando a história de exposição é obtida retrospectivamente os casos podem lembrar-se melhor de sua história de exposição; - indivíduos sem a carga da doença, tendem a se esquecer mais facilmente de sua história passada; Exemplo: Mães de bebês com malformações

18 Viés de Informação/Aferição/
Erro de Classificação Viés de registro: Indivíduos com doenças mais graves tendem a ter registros mais completos sobre exposições e portanto pode-se encontrar uma maior associação nestes casos Indivíduos que sabem que são participantes de um estudo comportam-se de forma diferente.

19 Viés de aferição/mensuração/informação: forma pela qual a informação sobre exposição ou a doença pode distorcer os resultados do estudo. Memória – depende: √ intervalo de tempo entre exposição e desfecho; √ grau de detalhe necessário sobre a exposição; √ características dos indivíduos; √ percepção desejável sobre exposição; √ conhecimento público atual Observador/entrevistador – depende: suspeita dignóstica uso de informante inadequado instrumento de coleta de dados forma de detecção (“diagnóstico”) processamento da informação (codificação/digitação)

20 Viés em estudos transversais
Causalidade reversa: Ocorre quando a exposição muda como resultado da doença. Pode ocorrer em estudos transversais e de casos e controles. Exemplo: um estudo transversal mostra que pessoas que não consomem álcool têm maior prevalência de angina

21 Como detectar a presença de confusão?
Confundimento Um terceiro fator que está associado tanto com a exposição quanto com o desfecho, mas não se encontra no elo causal entre os dois Exemplo: Idade na associação entre Câncer de pulmão e fumo Como detectar a presença de confusão? - Análise estratificada pelo fator de confusão - Análise múltipla (Mantel-Haenszel, regressão logística)

22 Para ser um fator de confundimento duas condições são requeridas:
Exposição Desfecho Variável de confundimento Ser associado com a exposição - sem ser a conseqüência da exposição Estar associada com desfecho - independentemente da exposição (não intermediário)

23 Confundimento Fumo Câncer de pulmão Idade
A Idade está associada com o fumo e é fator de risco para Câncer de pulmão mesmo entre os que não fumam

24 Confundimento Randomização, pareamento and restrição podem ser estratégias no controle do confundimento durante o planejamento de um estudo. No momento da análise: Estratificação e análise multivariada (ajustada) são também estratégias para o controle do confundimento. Quando possível, é preferível tentar algo no momento do planejamento do estudo.

25 Confundimento Pertence ao estudo OR/RR ajustados diferem dos OR/RR brutos Distorção do efeito Cria confusão nos dados Pode ser prevenido (planejamento) Pode ser controlado (análise)

26 Exercício próxima aula Leiam o artigo Four year efficacy of prophylactic human papillomavirus quadrivalent vaccine against low grade cervical, vulvar, and vaginal intraepithelial neoplasia and anogenital warts: randomised controlled trial Tentem identificar vieses Tentem identificar se houve confundimento Descreva o que os autores relataram para evitar a ocorrência de vieses Descreva o que os autores relataram para evitar a ocorrência de confundimento


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