A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que."— Transcrição da apresentação:

1 FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO

2 Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que sua futura empresa propõe vender, existe uma oportunidade de negócio. Afinal, podemos resumir a atividade empresarial numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

3 Gastos (C.I., custos e despesas) Preço de venda Ponto de equilíbrio ROI - Retorno sobre Investimento A análise destes quatros fatores é uma forma direta de avaliar as respostas de todas as demais questões e de projetar a viabilidade da empresa. Plano de Negócios e Finanças

4 Capital Inicial (investimento) Custos de Operação (Fixos e Variáveis) Despesas Capital Inicial (investimento) Custos de Operação (Fixos e Variáveis) Despesas É de fundamental importância ter certeza de quanto vai gastar para montar a empresa e quando terá de efetuar cada pagamento. Daí a necessidade de considerar o capital de giro. Gastos (Business Plan)

5

6 Custo Variável Custo Fixo Despesas Comerciais Capital de Giro Custo Variável Custo Fixo Despesas Comerciais Capital de Giro Para avaliar se o negócio é viável ou não é preciso realizar estimativas de custos e despesas. O negócio será válido se for capaz de gerar lucro. Custos (Business Plan)

7 Lógica do Planejamento Lucro = Receitas - ( Custos + Despesas + Impostos ) Que as receitas de vendas cobrirão o pagamento de todas as despesas; Que o volume de despesas seja compatível com o porte da empresa. Que as receitas de vendas cobrirão o pagamento de todas as despesas; Que o volume de despesas seja compatível com o porte da empresa. Pergunta: Quanto cada produto/serviço vendido deve contribuir para acumulação de lucro?

8 Formular o preço ideal Conhecer todos os custos e despesas; Dominar o ambiente em que vai operar; Criatividade para atrair e manter clientes; Capacidade de vender grandes volumes; Habilidade para negociar com fornecedores; Manter a alta produtividade para reduzir custos fixos. Conhecer todos os custos e despesas; Dominar o ambiente em que vai operar; Criatividade para atrair e manter clientes; Capacidade de vender grandes volumes; Habilidade para negociar com fornecedores; Manter a alta produtividade para reduzir custos fixos.

9 Ponto de Equilíbrio Representa a quantidade de venda que precisa ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todo custo variável, despesas comerciais e despesas fixas. Ou seja, a lógica é “empatar”. Somente as vendas acima do ponto de equilíbrio representam lucros.

10 Atraindo Clientes Convencer as pessoas de que comprar na sua empresa é melhor, requer uma Estratégia de Mercado. Como revelar sua empresa ao mundo? Como convencer os novos clientes de suas vantagens? Como superar seu concorrente?

11 Exemplos de Vantagens Comodidade e beleza; Bom atendimento; Interesse em satisfazer, resolver; Diferenciação; Personalização; Confiança e credibilidade; Higiene; Facilidade de pagamento; Comodidade e beleza; Bom atendimento; Interesse em satisfazer, resolver; Diferenciação; Personalização; Confiança e credibilidade; Higiene; Facilidade de pagamento;

12 Exemplos de Vantagens Serviços adicionais; Valorização do cliente, respeito; Flexibilidade e adaptabilidade; Inovação; Garantias; Preço; Variedades; Localização; Serviços adicionais; Valorização do cliente, respeito; Flexibilidade e adaptabilidade; Inovação; Garantias; Preço; Variedades; Localização;

13 Retorno do Investimento Significa que sua empresa devolverá para você tudo aquilo que foi investido em seu início. A Taxa Interna de Retorno é como mensalidades que sua empresa lucra e te devolve ao longo de um certo período até se pagar.

14 E o Salário do Empreendedor? Uma empresa gera dois tipos de recursos: Salário de empregados e pró-labore de sócios que trabalhem nela (custo fixo); Lucro final, distribuídos aos sócios, após apuração dos resultados. O maior risco consiste na “sangria” da empresa. Para evitar isto, um controle de fluxo de caixa e apuração de resultados são imprescindíveis.

15 Apuração de Resultados Aprenda a fazer previsão de vendas Aprenda a fazer projeção de lucros A cada mês verifique os resultados da sua empresa Você só saberá se se a sua empresa é viável quando conhecer o resultado de sua operação. Aprenda a fazer previsão de vendas Aprenda a fazer projeção de lucros A cada mês verifique os resultados da sua empresa Você só saberá se se a sua empresa é viável quando conhecer o resultado de sua operação.

16 Dinâmica Sazonalidades Sensibilidade a efeitos da economia Sujeito a controles governamentais Existência de monopólios Setores em estagnação ou retração Barreira de acesso de novos entrantes Sazonalidades Sensibilidade a efeitos da economia Sujeito a controles governamentais Existência de monopólios Setores em estagnação ou retração Barreira de acesso de novos entrantes


Carregar ppt "FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google