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ATRAÇÃO DE CLIENTES Como já comentei com vcs no início, um negócio é resumido em vender e lucrar. E isso depende do interesse de alguém em comprar. Ou.

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1 ATRAÇÃO DE CLIENTES Como já comentei com vcs no início, um negócio é resumido em vender e lucrar. E isso depende do interesse de alguém em comprar. Ou seja, clientes. Vcs já tem um ponto importante a seu favor, que é a certeza de que pessoas frequentam clínicas de fisioterapia.

2 Mas onde estão estas pessoas?
O que devo fazer para que freqüentem minha clínica de Fisioterapia? ESTRATÉGIA DE MERCADO O que fazer para informar que sua empresa existe? O que fará para despertar sua atenção e interesse? O que fará para ter um número suficiente de clientes? O que fará para que clientes de outras clínicas freqüentem a sua? VANTAGEM!!! Então vcs acabam de receber seu terceiro desafio: fazer com que as pessoas que precisam (compram) e usam clínicas de fisioterapia passem a usar a sua. Você precisa ter sua estratégia de mercado. Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso deste negócio. Podemos arriscar dizendo que seus clientes querem vantagem! Descobrir estas vantagens é fruto de percepção e sensibilidade para o mercado.

3 Vantagens (pequenos detalhes)
Comodidade e beleza Bom atendimento Interesse em satisfazer (resolver) Diferenciação Personalização Confiança e credibilidade Higiene Exposição Crédito e facilidade de pagamento Serviços adicionais Valorização, respeito e seriedade Flexibilidade e adaptabilidade Inovação garantias Comodidade e beleza – dá prazer frequentar sua clínica Bom atendimento – cliente fica satisfeito msm sem algumas outras vantagens Interesse em satisfazer – o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas

4 Vantagens tradicionais
Menor preço Variedade Localização REVISANDO: Pesquisando e observando concorrentes, conhecendo o gosto de seus clientes você conseguirá diferenciar sua empresa. Estratégia de mercado leva ao desenvolvimento de sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades de encantamento dos clientes. Muitos pensam que são decisivas, mas não são. Depende de como vc as utiliza. Vcs devem sempre observar os exemplos de sucesso e de fracasso. Não pode jamais abrir uma clínica achando que os clientes apenas virão. Não virão! Vc precisa ir buscá-los.

5 RETORNO DO INVESTIMENTO
Significa que mensalmente sua empresa devolve parte do investimento feito inicialmente. Taxa interna de retorno: percentual (prestação mensal) que sua empresa paga pelo investimento feito. Exemplo: Investimento inicial: R$31.000,00 Lucro mensal: R$ 3.088,24 Taxa de retorno: 10% ao mês Tempo para recuperação do investimento: 10 meses. O negócio só é viável se conseguir retornar ou devolver o investimento realizado. O negócio é bom se gerar uma taxa superior ao que outro investimento proporcionaria a vc. Mas isso abre uma outra questão importantíssima, que é a sua necessidade de renda.

6 Necessidade familiar de renda Possibilidade de remuneração da empresa
Cuidados Necessidade familiar de renda versus Possibilidade de remuneração da empresa Recursos gerados pela clínica: Salários Pró-labore Lucro Ex: 2 sócios: R$1.000,00 + R$ 1.544,12 (pró-labore + lucro distribuído) = R$ 2.544,12 (melhorias?) As micro e pequenas empresas em geral são familiares. E sua operacionalização acaba ocupando todo o tempo dos familiares envolvidos. É normal que todo renda destas pessoas venha exclusivamente desta empresa familiar. E é aí que mora o perigo. •Salários - para os membros da família que forem empregados da empresa, e pró-labore para os sócios que trabalharem na empresa. •Lucro - para ser distribuído aos sócios após apuração do resultado. Se as despesas dos sócios forem superiores ao salário, essa diferença não virá da empresa. E se persistir, gerará um “rombo” (dívidas sem condições de serem saldadas). Ou não pagarão o custo variável (fornecedores), ou aluguel (despesas fixas), ou impostos. Se as dívidas acumularem, a clínica fecha as portas.

7 Fluxo de caixa Previsão de entrada e de saída.
Datas: primeiro o dinheiro entra, depois sai! (regra) Cuidado com os parcelamentos de dívidas e vendas a prazo. Formatos: Organização de recebimentos e pagamentos já compromissados; Previsão de novos recebimentos e despesas. Será uma espécie de bússola para tomada de decisões.

8 Apuração de resultados
Demonstrativo de resultados: define a hora de acertar ou manter os rumos da empresa. Plano de negócios resume: Previsão de vendas Previsão de lucro


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