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Módulo: Marketing Mix Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit Formadora: Ilda Martins.

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1 Módulo: Marketing Mix Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit Formadora: Ilda Martins

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4 Posicionamento: È um ginásio que quer diferenciar- se dos ginásios tradicionais, permitindo ás mulheres com mais de 35 anos e uma vida profissional activa, aproveitando o pouco tempo disponível para se dedicarem a uma actividade física.

5 Benefícios e promessa: Os benefícios consistem em adoptar o produto ás necessidades de um grupo que não está satisfeito com a oferta já existente, prometendo a perda de peso com um treino rápido e inovador onde consiste, fazer três um circuito de 10 máquinas intervaladas com 10 plataformas, num total de 30 minutos – sempre igual, eficaz e económico.

6 A nossa concorrência são os ginásios tradicionais, os mesmos não se mostram capacitados para a forte procura que existe no mercado feminino em busca de novas técnicas que facilitem uma melhor gestão do tempo. Para a nossa empresa a concorrência é diminuta, sendo nós uma empresa inovadora e modernizada que facilita a forma física das senhoras com programas específicos e actuais, A nossa concorrência são os ginásios tradicionais, os mesmos não se mostram capacitados para a forte procura que existe no mercado feminino em busca de novas técnicas que facilitem uma melhor gestão do tempo. Para a nossa empresa a concorrência é diminuta, sendo nós uma empresa inovadora e modernizada que facilita a forma física das senhoras com programas específicos e actuais, Concorrência:

7 Público e Mercado Mulheres com mais de 35 anos, com uma vida profissional activa, com pouco tempo para se dedicarem a uma actividade física e que se sentem intimidadas face a um ginásio tradicional. Mulheres com mais de 35 anos, com uma vida profissional activa, com pouco tempo para se dedicarem a uma actividade física e que se sentem intimidadas face a um ginásio tradicional.

8 Ciclo de vida Em Portugal, encontra-se em fase de crescimento, contando neste momento com uma rede de cinco Centros abertos estando prevista a abertura de mais cinco até ao final do ano. Em Portugal, encontra-se em fase de crescimento, contando neste momento com uma rede de cinco Centros abertos estando prevista a abertura de mais cinco até ao final do ano. Este número deverá triplicar para o ano, com a possibilidade de entrada no Mercado Espanhol. Este número deverá triplicar para o ano, com a possibilidade de entrada no Mercado Espanhol. Com o objectivo de atingir os 100 Centros VivaFit em Com o objectivo de atingir os 100 Centros VivaFit em 2015.

9 Matriz Ansoff

10 Penetração de mercado Cada sócio paga no momento da inscrição 6 meses ou 1 ano de quotas, com facilidades de pagamento. Cada sócio paga no momento da inscrição 6 meses ou 1 ano de quotas, com facilidades de pagamento. O centro tenta modificar os hábitos de comportamento dos clientes para mantê-los. O centro tenta modificar os hábitos de comportamento dos clientes para mantê-los.

11 Desenvolvimento do Mercado Conquistar mulheres com mais de 35 anos que dispõem de pouco tempo para uma actividade física e sentem-se insatisfeitas com os ginásios tradicionais. Conquistar mulheres com mais de 35 anos que dispõem de pouco tempo para uma actividade física e sentem-se insatisfeitas com os ginásios tradicionais. Há previsão de levar este projecto brevemente para o mercado Espanhol. Há previsão de levar este projecto brevemente para o mercado Espanhol.

12 Desenvolvimento de produtos O efeito do boca -a- boca, a recomendação de alguém e a distribuição de folhetos são a forma de comunicação mais utilizada. A isto junta-se a acção de relações públicas e promocional onde cada sócia pode levar até 5 amigas para experimentar o treino. O efeito do boca -a- boca, a recomendação de alguém e a distribuição de folhetos são a forma de comunicação mais utilizada. A isto junta-se a acção de relações públicas e promocional onde cada sócia pode levar até 5 amigas para experimentar o treino.

13 Diversificação Comunicação dos benefícios deste novo produto, através de folhetos com testemunhos ganhando credibilidade junto ao mercado existente. Comunicação dos benefícios deste novo produto, através de folhetos com testemunhos ganhando credibilidade junto ao mercado existente. O treino é rápido, dura apenas 30minutos, com máquinas adaptadas ao corpo da mulher. O treino é rápido, dura apenas 30minutos, com máquinas adaptadas ao corpo da mulher.

14 Matriz BCG

15 Onde estamos e como estamos? Estamos nas estrelas ou seja, em fase de crescimento, onde já contamos com 5 centros abertos.

16 Como chegamos? Depois de criar o conceito VivaFit e de o lançar em 2003, optou-se pelo modelo de Franchising como motor de crescimento.

17 Onde queremos chegar e como fazemos? Queremos atingir a maturidade chegando no mínimo aos 100 Centros VivaFit até Para isso, o projecto conta com uma angariação de no mínimo de 350 sócias por ano.

18 Estratégia de preço ( utilizada) Cada sócio é obrigado a pagar no logo no momento da inscrição o primeiro semestre ou 1 ano de quotas ( embora sejam dadas facilidades de pagamento). O objectivo è tentar minimizar o abandono.

19 Distribuição ( canal/ sistema) Temos como motor de crescimento o sistema de Franchising que encarrega-se de ser o canal de distribuição de mais centros pelo País a fora.

20 Comunicação ( meios e objectivos) O efeito boca-a-boca e a recomendação de alguém são as principais fontes de angariação de novas sócias para o clube ( isto acontece em cerca de 70% das vendas). Também há a distribuição de folhetos com a inclusão de testemunhos e a explicação dos benefícios deste treino com o objectivo de conquistar a credibilidade junto ao target e contribuir com isso para uma angariação de no mínimo 350 sócias anuais, atingindo o break even em 6 meses e recuperando o investimento em 18 meses. Além disso, este tipo de comunicação é feito apenas na zona de influência do centro.

21 Trabalho elaborado pelos formandos: Sónia Carla Francisco Rui Edgar

22 Obrigado pela vossa atênção


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