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Uma empresa familiar que prima pela qualidade!

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Apresentação em tema: "Uma empresa familiar que prima pela qualidade!"— Transcrição da apresentação:

1 Uma empresa familiar que prima pela qualidade!

2 Historial da empresa A confeitaria da ajuda, designa-se por uma empresa familiar, tendo como máxima características de qualidade. Desde 1952 no mercado, diferencia-se pela diversidade no sector Nacional tendo como garantia o produto ser tradicional e caseiro. A sua direcção seria apostar na exportação e distribuição em vários países, Actualmente em Portugal representam a marca St. Dalfour (França), Dole (U.S.A) e Lapasion (Espanha). Em 2000 a empresa implementou o Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, para garantir a qualidade aliada á marca.

3 Produtos comercializados
Amêndoas Drageadas Frutas Cristalizadas Marmelada Bolos Broas Bases da exportação da empresa: marca “Fado” Amêndoas drageadas Frutas cristalizadas Marmelada

4 Ciclo de Vida do Produto
A confeitaria da ajuda encontrava-se na maturidade em alguns produtos e declínio noutros. nos que estavam na maturidade a estratégia adoptada foi fidelizar os clientes. Aqueles que se encontravam em declínio a estratégia foi a diferenciação na imagem. Matriz BCG Na matriz BCG alguns produtos estão em fase de vacas leiteiras, o que permite manter e fidelizar os clientes Na fase dos cães rafeiros, dá-se a renovação de produtos , através lançamento de uma nova imagem No lançamento de novos produtos passa-se á fase de interrogação Matriz Ansoff Na matriz ansoff temos um produto novo no mercado novo dá-se a diversificação, lançar produto no mercado internacional e fazer comunicação para ganhar credibilidade. Com um produto existente num mercado actual dá-se a penetração de mercado passando de clientes ocasionais a regulares

5 Dimensão do Produto Embalagem Muito antiga que não é vendável
Design Pouco inovador, embora os produtos sejam de qualidade o design não é apelativo. Garantia Produtos tradicionais e caseiros Valor Percebido Marca familiar que transmite segurança. Imagem Denegrida Organização Mudança na embalagem e logótipo.

6 Estratégias adoptadas
Embalagem actual: Seguem uma linha parecida com a anterior (devido ao passado da marca, resistência a mudança) mais estilizada e moderna, em relação as especialidades passam a ser embaladas numa saqueta com atilho dando um aspecto mais tradicional. Design actual: A imagem foi evidenciada e o lettring foi mais estilizado. Imagem actual: Houve um melhoramento significativo em relação á embalagem e ao design, não quebrando com a anterior.

7 Posicionamento Concorrência: Público Alvo: Mercado:
A marca está associada muitas vezes aos produtos drageados com acuçar, dificuldades na venda do produto no ponto de venda devido a imagem da embalagem, os próprios consumidores aconselham a empresa a mudar a sua imagem Concorrência: Muito elevada e diversificada em relação as seus concorrentes. Principais concorrentes Ferbar, Viera de Castro,Nova Lisboa, Ramazzoti a Imperial e Frutogal Público Alvo: Target adulto dos 30 aos 60 anos. Mercado: Classe média alta.

8 Politica de Preço Objectivos: Estratégia de preços:
Maximização dos lucros, retorno em relação ao investimento, maior volume de vendas, melhor qualidade/ preço em relação a concorrência e liderança no mercado. Estratégia de preços: Produtos novos gera mais procura por parte dos consumidores. Criação de uma marca primeiro preço, com o objectivo de filtrar os clientes. Penetração no mercado atingindo maior número de clientes através do preço/ qualidade

9 Evolução de Logótipos Estratégia de Marketing Anos 50 Anos 80
Actualmente

10 Distribuição A Confeitaria da Ajuda utiliza um sistema convencional que consiste em produtores e grossistas independentes usam um canal distribuição tradicional com o objectivo de maximizar os lucros. Canais de distribuição: Produtor / consumidor – comercializa em lojas e cafés. Produtor / Grossista / retalhista / consumidor – que distribui para superfícies comerciais, hiper e cash & carries. Estratégias Distribuição: Maior distribuição a nível nacional, internacionalização, parcerias com empresas do ramo. Relativamente a intensidade da distribuição é intensiva com objectivo de atingir maior número de cota no mercado. Representação de marcas internacionais em Portugal para maximização dos lucros

11 Comunicação Objectivos: Meios Utilizados: Modernização de identidade
Internacionalização Promoção e combate á sazonalidade dos produtos Manter na mente do consumidor uma imagem positiva Meios Utilizados: Tecnológicos (criação de um site) Panfletos e catálogos Expositores no ponto de venda (promover e realçar o produto) Participação em feiras

12 Comunicação Estratégia:
Devido a orçamento de comunicação ser reduzido, a estratégia utilizada foi participações e acções no ponto de venda, de rua e feiras. Acordos estabelecidos com marcas como a Krups e a Nestlé.


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