A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A."— Transcrição da apresentação:

1 Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A – Sector Vitivinícola Empresa: Quinta do Bucheiro

2 Benchmarking e Competitividade A Quinta do Bucheiro, tri - centenária, pertencia já aos Anais da Região, propriedade que foi, no século XIX do Dr. Joaquim Pinheiro de Azevedo Leite Pereira, bisavô de Maria da Conceição, actual proprietária, onde ele iniciou na altura, em ligação com os mais notáveis investigadores Franceses, (Pladom, Lichamstei e Saliman) a mais profícua investigação sobre a Filoxera, praga que na altura dizimara, quase por completo, os vinhedos do Douro e de outras regiões vitícolas e que culminaria com a introdução na viticultura mundial dos porta enxertos de videiras americanas. Historial da Empresa

3 Benchmarking e Competitividade Por isso mesmo, ainda recentemente a Região, por iniciativa do Museu do Douro, prestou a este insigne Duriense, junto à casa onde nascera, em Provesende, a homenagem que lhe era devida, em reconhecimento do seu alto contributo para que, então, tivesse sido possível encontrar o antídoto para aquela doença das videiras que nas últimas décadas daquele século tinha dizimado, quase por completo, todos os vinhedos, lançando na miséria os viticultores. Historial da Empresa

4 Benchmarking e Competitividade Mantém a tradição e os seus terrenos, tendo como objectivos a produção e comercialização dos seus vinhos cada vez com mais qualidade. Adopta a designação de Sociedade Agrícola e Comercial Quinta do Bucheiro, Lda, mantendo-se contudo fiel aos seus princípios de continuidade. Historial da Empresa

5 Benchmarking e Competitividade Reflexão Estratégica – Pontos Fortes Larga experiência e curriculum do seu enólogo no sector vitivinícola. Infra-estrutura produtiva moderna e adequada às exigências do sector (instalações, equipamentos e processos produtivos). Relações estreitas com produtores e instituições internacionais. Existência de licenciatura em enologia na Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro em Vila Real.

6 Benchmarking e Competitividade Organização da empresa tipo familiar. Dificuldades no recrutamento e fixação de mão-de-obra qualificada na região. Imagem de marca pouco conhecida. Canais de exportação limitados. Reflexão Estratégica – Pontos Fracos

7 Benchmarking e Competitividade Reflexão Estratégica – Oportunidades Possibilidade de financiamento comunitário à certificação da empresa. Reflexão Estratégica – Ameaças Forte pressão da concorrência. Bloqueamento dos canais de exportação.

8 Benchmarking e Competitividade Estratégia Desenvolvida Opção por produtos de maior valor acrescentado, privilegiando a Qualidade em desfavor da quantidade. Aumento da margem através da redução dos custos de produção. Diversificação dos canais de exportação.

9 Benchmarking e Competitividade Implementação Sectorial - Pessoal Aumento da competência técnica dos colaboradores (contratação e formação). Definição e atribuição de responsabilidades/autoridade. Aprofundamento do espírito de equipa (comunicação interna e polivalência).

10 Benchmarking e Competitividade Implementação Sectorial - Inovação Alargamento do portfólio de produtos adequando às necessidades e tendências do mercado. Criação de uma gama alta de vinhos de mesa. Constante melhoria da imagem dos produtos (formato da garrafa, rótulos, rolha, caixas, etc.). Divulgação da empresa e seus produtos (participação em feiras, concursos e criação de site).

11 Benchmarking e Competitividade Implementação Sectorial – Infra-estrutura e Métodos Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma NP EN ISO 9001:2000. Investimento em instalações e equipamentos produtivos. Implementação de uma politica de segurança alimentar, baseado nos princípios do HACCP.


Carregar ppt "Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google