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ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga 25-01-2011.

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1 ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga

2 Instituição Particular de Solidariedade Social, sita em Coles de Samuel, freguesia de Samuel, concelho de Soure, distrito de Coimbra.

3 Missão e Visão Missão A ACRSS tem como principal missão, contribuir para o desenvolvimento local e endógeno da sua região de influência, através do apoio à infância, à integração social e comunitária, protecção dos cidadãos, na velhice e invalidez e qualificação dos activos. Visão A ACRSS visa ser uma instituição de referência pela qualidade da capacidade de resposta às necessidades dos clientes.

4 Organização Temos neste momento 77 colaboradores internos permanentes, distribuídos pelas seguintes áreas de negócio: Direcção Áreas de negócio Acção Social Infância Terceira idade e dependentes Projectos Formação e Emprego Formação Projectos Centro Novas Oportunidades Empresa de Inserção Cultura, Recreio e Desporto Biblioteca Actividades Culturais Escola de Música Grupo Coral Desporto Grupo Etnográfico de Samuel Relações Internacionais Áreas de suporte Serviços Cozinha Transportes Lavandaria Bar Gestão Administrativa Departamento Financeiro e Administrativo Gestão da Qualidade Qualidade HACCP Higiene e Segurança do Trabalho

5 O Sistema de Gestão da Qualidade

6 Início do projecto; Definição da resposta social a certificar; Diagnóstico de conformidade segundo a ISO 9001; Contratação de um técnico para implementação do SGQ, em regime de part-time. Decisão de avançar para a certificação pela ISO 9001, implementando os Modelos de Avaliação da Qualidade, do ISS; Implementação da ISO 9001:2008, em todas as respostas sociais da Instituição; Contratação de um Gestor da Qualidade a tempo inteiro. Certificação pela NP EN ISO 9001:2008. Decisão de avançar para a certificação pelo MAQRS de Creche, nível C Extensão da certificação ISO 9001:2008: Formação e Emprego, Centro Novas Oportunidades, Empresa de Inserção

7 Implementação da ISO9001:2008 Envolvimento da direcção Motivação dos colaboradores Abertura à mudança Facilidades Inexistência de recursos humanos especializados na área Existência de formação especializada Capacidade financeira Inexistência de cultura de avaliação e sistematização de dados Tratamento de não conformidades e reclamações Entendimento do conceito de produto Dificuldades

8 Implementação dos MAQRS Processos chave já implementados com a NP EN ISO 9001:2008 Abertura à mudança Envolvimento da gestão Cultura de qualidade já incutida nos colaboradores Facilidades Capacidade financeira Requisitos de SHST Requisitos de gestão de recursos humanos ( Aval. Psicológica) Entendimento sobre alguns critérios do Manual Dificuldades

9 Em suma Cultura Organizacional (ISO) Planeamento Estratégico (ISO) Actualização Permanente (ISO e MAQRS) Aprendizagem Permanente/Colaboradores Participação dos clientes/Avaliação da satisfação Melhoria contínua Vantagens Carga Burocrática Desvantagens

10 Objectivo Sermos melhores que ontem e piores que amanhã


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