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A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados Nelson Ferreira.

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1 A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados Nelson Ferreira

2 1)Macro-enquadramento 2)Gestão da Dívida 3)Gestão do Património 4)Modelo de Gestão do IGFSS 5)Conclusões Agenda

3 Macroenquadramento

4 Macro-enquadramento Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social Instituto de Segurança Social Instituto de Gestão Financeira Instituto de Informática da Segurança Social Instituto de Gestão do Fundo de Capitalização Direcção-geral da Segurança Social Sistema Público Previdencial Solidariedade Protecção Familiar Sistema de Acção Social Sistema Complementar Orçamento de M Receitas Contribuições M Orçamento Estado M Outras Receitas M Despesas Pensões M Desemprego/Doença M Acção Social M

5 O IGFSS em números Gerimos um orçamento superior a M Abastecemos diariamente 30 instituições Gerimos processos executivos Administramos imóveis Temos 470 colaboradores e 20 balcões distritais Áreas de Suporte Gestão Financeira Gestão da Dívida Gestão do Património Orçamento e Conta Macro-enquadramento Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social Coerciva Grandes clientes

6 Gestão da Dívida

7 O modelo anterior – gestão de contas-correntes Modelo desconcentrado com autonomia de actuação, dificultando a consolidação de informação Inserção manual de informação, aumentando erros Apuramento demorado da dívida com um prazo médio de instauração de um processo de cobrança coerciva entre 1 a 2 anos, prejudicando a constituição de garantias patrimoniais e a eficácia da cobrança Modelo prejudicial ao desenvolvimento económico

8 Gestão da Dívida O modelo anterior – gestão de dívida Gestão burocrática de processos, criando uma visão fragmentada do cliente Modelo reactivo, nunca preparado nem focado na cobrança Modelo desorganizado, sem definição correcta de prioridades Esforço pesado das equipas, remando assincronamente Taxa de recuperação de dívida insatisfatória

9 Modelo Gestão Automatismos Negociação Viabilização Gestão da Dívida Visão estratégica 3 Vectores de mudança, suportados num reforço do modelo de gestão

10 Gestão da Dívida Patrimoniais Créditos Responsáveis subsidiários Penhoras… Automatismos Tramitação automática dos processos (da instauração à penhora, à extinção) Desmaterialização Interconexão de dados

11 Gestão da Dívida Negociação Celebração de acordos prestacionais Atendimento focado na cobrança Reversão sobre singulares

12 IGFSS Gestão da Dívida Viabilização Perspectiva económica de longo prazo Criação de Gabinete de Apoio ao Investidor Parceiro Devedor Investidor

13 Gestão do Património

14 Caracterização Imóveis de Renda Livre, incluindo prédios, lojas, terrenos, unidades fabris, etc Imóveis de Renda Social, estando a maioria a necessitar de obras de reabilitação. Valor patrimonial superior a 300M. Valor de mercado superior a 400M.

15 Gestão do Património Visão estratégica Valorização e Rentabilização do Património de Renda Livre Valorização de imóveis numa óptica do ROI Valorização de activos estratégicos Actualização de rendas Redução de imóveis devolutos e de cedências gratuitas Gestão mais eficaz e de proximidade para a Habitação Social Cedência de Património a entidades locais e venda a arrendatários Reabilitação de fachadas e zonas comuns (empreitada contínua) Regularização matricial e predial de 800 predial

16 Modelo de Gestão do IGFSS

17 Modelo de Gestão 5 dimensões desenvolvidas de forma articulada com recurso a práticas inovadoras de gestão

18 Gestão por Objectivos Balanced Scorecard Traduzir a estratégia em objectivos 12 Mapas Estratégicos Monitorização on-line 120 Objectivos, 330 indicadores Responsabilização e Proactividade Alinhamento com ISO 9001 Alinhamento com Avaliação Individual Resultados: 90% objectivos superados Modelo de Gestão do IGFSS

19 Gestão por Objectivos Mapa Estratégico 2007 Modelo de Gestão do IGFSS

20 Gestão da Qualidade 5.ª entidade nacional reconhecida com o 1.º nível de excelência do modelo da EFQM: COMMITTED TO EXCELLENCE (2006) Certificação pela Norma Internacional NP EN ISO 9001:2000 (Out 2007) VISÃO: Instituto líder na Qualidade do serviço público Modelo de Gestão do IGFSS

21 Gestão de Recursos Humanos Plano de Recrutamento Cenarização das saídas até 2020 Plano de Formação Alinhamento com visão estratégica Plano de Combate ao Absentismo Motivação Resultados: taxa de cobertura das saídas de 155% 40H formação/colaborador (2006) taxa de absentismo de 5,4% Modelo de Gestão do IGFSS

22 Gestão da Comunicação Plano de Comunicação anual Gestão da Mudança Reforço da cultura institucional Comunicação electrónica Transparência das decisões Envolvimento dos colaboradores - Resultados: Lançamento de 500 iniciativas de comunicação Modelo de Gestão do IGFSS

23 Responsabilidade Social Dupla vertente - interna: satisfação colaboradores - externa: retorno à sociedade 23 iniciativas desde Apoio a 5 instituições - Banco do tempo - Recolha de sangue Resultados: Recolha anual de 1 tonelada de donativos Renovação de Instituição Social Modelo de Gestão do IGFSS

24 Conclusões

25 Visão Estratégica Práticas de gestão inovadoras Um modelo de gestão que produz resultados… Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social

26 Conclusões

27

28

29 Resultados de negócio: rentabilização Diferencial entre a rendibilidade média das aplicações financeiras do IGFSS e a rendibilidade média do MMI (Mercado Monetário Interbancário)

30 Outros Resultados N.º de Penhoras Bancárias em 2007: N.º de gerentes revertidos: Aumento da receita de arrendamento: 25% Rendas não cobradas:16,49% em 2005, 4,6% actual Satisfação de arrendatários: 90% Visitas ao site de vendas de imóveis: Taxa de Reclamação na Avaliação Individual: Conclusões

31 Obrigado


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