A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola."— Transcrição da apresentação:

1 OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola

2 Mercados Internacionais de Vinho 1. Balança do Vinho Português 2. Exportações de Vinho Português para Países Terceiros 3. Exportações de Vinho da União Europeia para Países Terceiros 4. Mercados de Países Terceiros: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola 5. Investimentos de Portugal para Promoção nos Mercados-alvo

3 Base: INE (2008)

4

5 O peso das exportações do vinho no total das exportações da economia portuguesa é 1,6% rondando os 20% no total do sector agro-alimentar

6 Base: Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares (2008)

7

8 A balança de pagamentos do sector do vinho registou uma evolução muito positiva quer em volume quer em valor no período 2000-2007 Em volume passou de um saldo negativo de 156 mil hectolitros para um saldo positivo superior a 2 milhões de hectolitros Em valor registou sempre saldo positivo tendo-se verificado um aumento de 400 para 614 milhões de euros

9 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

10

11 Portugal tem vindo a aumentar o saldo positivo da balança do vinho nas trocas comerciais com o exterior O volume das exportações de vinho português tem sido superior ao volume das importações desde 2003 O valor das exportações portuguesas de vinho representa mais do triplo do valor das importações

12 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

13

14 Portugal tem vindo a reforçar o peso do volume e valor das exportações para países terceiros em comparação com o volume e valor das exportações para a países da União Europeia 52% do volume e 57% do valor das exportações de vinho vão para países terceiros

15 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

16

17 Angola tem sido o maior destino das exportações de vinho português para países terceiros tendo registado um forte crescimento ao longo da década. Apesar disso, verifica-se uma quebra em volume nos últimos dois anos Seguem-se EUA, Canadá e Brasil com crescimentos bem mais moderados

18 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

19

20 Angola reforçou substancialmente a sua importância nas exportações portuguesas de vinho EUA, Canadá e Brasil registaram uma redução nas suas taxas de participação

21 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

22

23 Angola tem sido claramente o mercado de destino de muitas das exportações de vinho português, apresentando um peso superior a 45% em volume e 36% em valor Seguem-se Estados Unidos, Canadá e Brasil com taxas de participação que rondam os 10%

24 Base: IVV (2009) Dados Finais 2000 a 2008

25 Os vinhos portugueses apresentam preços mais elevados no Canadá, próximos dos 3 euros/litro No Brasil e Estados Unidos os preços rondam os 2,5 euros/litro Os preços são muito mais baixos em Angola, cerca de 1 euro/litro

26 Base: Eurostat (2008)

27 Em volume, o grande mercado de destino das exportações da União Europeia é os Estados Unidos Em 2º lugar aparece o Canadá, mas significativamente abaixo dos EUA

28 Base: Eurostat (2008)

29 Os preços de vinhos europeus registam valores mais elevados nos Estados Unidos, cerca de 5 euros/litro Os preços praticados no Canadá rondam os 4 euros/litro e no Brasil os 3 euros/litro Em Angola os preços são inferiores a 1 euro/litro

30 Base: Eurostat (2008)

31 Portugal e Itália dirigem a maioria das suas exportações para os quatro países destino em análise (EUA, Canadá, Brasil, Angola) A França destina apenas 35% das suas exportações para os 4 países mencionados, enquanto que esse valor desce para os 22% no caso da Espanha

32 Base: Eurostat (2008)

33 Os Estados Unidos constituem o maior mercado para as exportações de vinho italiano, françês, espanhol e alemão Angola é o principal país de destino das exportações portuguesas

34 Base: Eurostat (2008)

35 O vinho italiano tem mais de metade da participação nas exportações de vinho dos países da União Europeia para os EUA Ainda com uma participação assinalável, segue-se o vinho françês, espanhol e alemão O vinho português tem ainda uma posição marginal (2%) no mercado dos Estados Unidos

36 Base: Statistics Canada (2008)

37

38 Nos últimos anos o Canadá tem tido um crescimento assinalável no volume das suas importações de vinho, o mesmo sucedendo em valor

39 Base: Canadian Vintners Association (2007)

40 Mais de um quarto do vinho vendido no Canadá é produzido no próprio país (28%), sendo o restante (72%) importado de vários países A França é o país estrangeiro que mais vinho vende no Canadá, seguida da Itália e da Austrália

41 Canadá: Importação de … Milhões de Caixas de 9 Lt França6.127 Itália5.4 Austrália4.83

42 Origem do Vinho Consumido no Canadá Caixas de 9 Lt Canadá9,808,939 Novo Mundo 11,360,636 Velho Mundo 13,317,088 Outras Origens 2,566

43 No Canadá, em 2007, foram vendidas 34,489,229 caixas de 9 litros, o que representou um crescimento de cerca de 8.2% relativamente ao ano anterior No período 2003-2007, o Canadá cresceu cerca de 27%, o que significa três vezes mais que a média mundial

44 Estima-se que o crescimento no mercado retalhista até 2012 seja idêntico ao período anterior (27%) Em termos de crescimento anual, apenas a Rússia e a China, estão a crescer a um ritmo superior

45 O Canadá é já considerado o 6º maior importador de vinho do mundo em termos de volume A taxa de crescimento e a participação por categoria de vinho têm sido diferentes

46 Canadá(2007/06) Tx Cresc Participação Vinho Tinto 10.0%61.6% Vinho Branco 5.1%35.1% Vinho Rosé 12.9%3.3%

47 Base: Eurostat (2008)

48 A França e Itália são os maiores exportadores de vinho da EU para o Canadá (39% e 38% respectivamente) Bastante distante dos 2 países acima mencionados, aparece a Espanha como terceiro maior exportador (13%), seguindo-se Portugal com uma posição idêntica à da Alemanha (4%)

49 Base: USDA Foreign Agricultural Service (2008)

50 O Chile e a Argentina são os países que detêm as maiores quotas de mercado de vinho no Brasil tendo sido também os que mais conseguiram fazer crescer as suas exportações para este país Portugal, Itália e França registaram quebras de quota de mercado

51 Base: Eurostat (2008)

52 A Itália é o maior exportador de vinhos da União Europeia para o Brasil Portugal regista a 2ª posição em termos de taxa de participação nas exportações da EU Com metade da taxa de participação de Portugal, a França ocupa o 3º lugar

53 Base: Eurostat (2008)

54 Portugal é claramente o maior exportador de vinho de países da União Europeia para Angola O vinho espanhol constitui o nosso concorrente neste mercado

55 Base: IVV (2009) Promoção de Vinhos em Países Terceiros

56 O mercado dos EUA deverá canalizar o maior esforço de investimento promocional de vinho português em países terceiros nos próximos 3 anos Seguir-se-ão Brasil, Angola e Canadá

57 Obrigado pela atenção. www.ivv.min-agricultura.pt

58 58


Carregar ppt "OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google