A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado""— Transcrição da apresentação:

1 Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro

2 O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado" para uma despesa posterior ou para investir. A poupança é essencial para uma gestão orçamental sã, uma vez que possibilita uma maior planificação. Além disso, aplicações financeiras criteriosas permitem rentabilizar o nosso dinheiro.

3 O Dia Mundial da Poupança é motivo para reflectir A população portuguesa enfrenta uma grande dificuldade para conseguir juntar algum dinheiro e, como se tem constatado, a taxa de poupança tem vindo a diminuir nos últimos anos. Poupar é abdicar de consumir hoje para beneficiar desse adiamento no futuro, pelo que deve seguir uma estratégia que, no mínimo, garanta a manutenção do poder de compra. Na vantagem de uma correcta gestão das poupanças, o que implica comparar e analisar os diversos produtos financeiros existentes no mercado e optar pela escolha mais favorável e adequada ao seu perfil de investidor. Os dois grandes pilares para atingir esse objectivo são: escolher os melhores produtos financeiros e, sempre que possível, poupar numa óptica de longo prazo. (www.poupança.proteste.pt)

4 Menos rendimento e mais consumo desincentiva poupança Os portugueses estão a poupar menos, registando-se um ligeiro decréscimo nas taxas de aforro nos últimos anos. No ano passado, a poupança «amealhada» anos. No ano passado, a poupança «amealhada» pelos portugueses totalizou 10,8 mil milhões de euros, pelos portugueses totalizou 10,8 mil milhões de euros, para um rendimento disponível gerado de 91,5 mil para um rendimento disponível gerado de 91,5 mil milhões de euros. Grande parte dessas economias milhões de euros. Grande parte dessas economias foram canalizadas para os tradicionais depósitos foram canalizadas para os tradicionais depósitos bancários, que continuam a ser a forma preferida bancários, que continuam a ser a forma preferida dos consumidores portugueses para poupar. dos consumidores portugueses para poupar.

5 Nos últimos anos, os portugueses descobriram outras formas de aplicar o seu dinheiro, como por exemplo: Fundos de investimento, de pensões, obrigações, produtos estruturados, entre outros, são aplicações cada vez mais conhecidas dos aforradores, que ganham terreno.

6 Porque se poupa menos? A redução dos níveis de poupança não se explica apenas pela diminuição do rendimento disponível dos portugueses. Em Portugal, a evolução dos níveis de poupança estão muito ligados ao comportamento da inflação. Quando os preços no consumidor começaram a cair, os portugueses passaram a poupar menos, calculando ser necessária uma menor afectação do seu rendimento para as despesas correntes e, portanto, consumir mais. O envelhecimento da população portuguesa é outra das explicações para a menor apetência a poupar. De acordo com a teoria do ciclo de vida, aforra-se durante a vida activa, para garantir um nível de vida de consumo compatível com aquele que se tinha quando se trabalhava. Quando os preços no consumidor começaram a cair, os portugueses passaram a poupar menos, calculando ser necessária uma menor afectação do seu rendimento para as despesas correntes e, portanto, consumir mais. O envelhecimento da população portuguesa é outra das explicações para a menor apetência a poupar. De acordo com a teoria do ciclo de vida, aforra-se durante a vida activa, para garantir um nível de vida de consumo compatível com aquele que se tinha quando se trabalhava.

7 Outro factor que tem desmotivado os portugueses a poupar é a descida sustentada das taxas de juro. O crédito tornou-se mais fácil, os bens de consumo mais apetecíveis e a poupança foi adiada para melhores dias. Outro factor que tem desmotivado os portugueses a poupar é a descida sustentada das taxas de juro. O crédito tornou-se mais fácil, os bens de consumo mais apetecíveis e a poupança foi adiada para melhores dias.

8 Trabalho Realizado por: Bruna Brito 12º4 A / nº5 Joana Fernandes 12º 4 A/ nº13º


Carregar ppt "Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google