A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios."— Transcrição da apresentação:

1 1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios externos dentro da Zona Euro 4.Resolução do problema de falta de procura global

2 Défice externo = Despesa – PIB 10 = 110 - 100 Défice externo = défice s. privado + défice s.público 1999-2008: 10% PIB = 7%PIB + 3%.PIB 2009-10: 10% PIB = 0%PIB + 10%.PIB

3 1.Dequilíbrios externos dentros da Zona Euro

4

5 Dequilíbrios externos dentros da Zona Euro: Com o desaparecimento do risco cambial decorrente da criação do euro, Desde finais dos anos 1990 os países do Norte da Zona Euro fizeram, via bancos do Sul, Empréstimos maciços às empresas e particulares do Sul,

6 Que essencialmente usaram o dinheiro para comprarem importações aos países do Norte => - Grandes excedentes externos nos países do Norte (até 6% PIB). - Grandes défices externos nos países do Sul (até 10% PIB): - Reflectindo défices privados até 2008. - Que passaram a reflectir défices públicos a partir de 2009. E que conduziram a dívidas externas muito altas (de cerca de 100%.PIB) Nota: Défice da Zona Euro como um todo sempre próxima do equilíbrio

7 Este processo não podia obviamente durar indefinidamente. E, de facto, desde 2010 o elevado nível de: - Endividamento (público e privado) - Défices externos Fez com que os bancos do Norte deixassem de: - Fazer novos empréstimos. - Renovar os antigos empréstimos. Não só aos governos mas também aos bancos do Sul.

8 Duas implicações: -Desde 2010, os governos do Sul passaram a financiar-se junto dos bancos do Sul. -Desde 2010, os bancos do Sul deixaram de se financiar junto dos bancos do Norte e passaram a finaciar-se junto do BCE: - Para emprestarem às empresas e particulares do Sul. - Para emprestarem aos seus governos (até Maio de 2011 no caso de Portugal).

9 Em Maio de 2011, os bancos portugueses, por os seus activos estarem a perder valor com a queda dos preços dos TDP portuguesa, Deixaram de emprestar ao governo português => => O governo português foi obrigado a pedir o empréstimo à Troika.

10 O fim dos novos empréstimos aos bancos e governos do Sul implicou necessariamente a eliminação dos défices, Havendo duas vias para isso: - A austeridade. - Políticas keynesianas ao nível europeu.

11 2. Correcção dos défices via austeridade: Despesa – PIB = défice externo 110 - 100 = 10 Despesa => importações => défice externo => Y d => PIB => U De modo que o défice só é eliminado a um nível mais baixo do PIB: Despesa – PIB = défice externo 90 - 90 = 0

12 3. Desequilíbrios na Zona Euro (U = 11%, BC 0, mas excedentes no Norte e défices no Sul).

13 Estes desequilíbrios na ZE decorrem de duas causas: 1ª) Falta de procura global na Zona Euro como um todo -> U = 11% (20% no Sul, 8% no Norte). 2ª) Má distribuição dessa procura, a favor do Norte e em detrimento do Sul: - Os défices e o desemprego mais alto no Sul reflectem baixa procura dirigida aos produtos do Sul. - Os excedentes e o desemprego mais baixo no Norte reflectem uma procura relativamente mais elelvada dirigida aos produtos do Norte.

14 Se, por exemplo, 4% de toda a procura da ZE fosse magicamente desviada de produtos do Norte para produtos do Sul, Os desequilíbrios externos das duas regiões desapareceriam. (E o desemprego no Sul desceria para talvez 11% - nível para que talvez subiria o desemprego no Norte).

15 Porquê a má distribuição da procura a favor do Norte e em detrimento do Sul? Duas razões: 1ª Desde a criação do euro, os custos unitários em trabalho no Sul aumentaram 25% em relação aos custos unitários em trabalho na Alemanha. 2ª O efeito China: o surgimento de novos países no comércio mundial na última década (PCLE) que: - Importam produtos do Norte. - Exportam produtos concorrentes com produtos produzidos no Sul.

16 Questão: Como é que a falta de procura global e a sua má distribuição podem ser resolvidas? 4. Resolução do problema de falta de procura global Supor que a procura estava bem distribuída, e que o único problema era a falta de procura. Neste caso: -Não existiriam desequilíbrios externos dentro da ZE. - U = 11% em todos os países, por causa da falata de procura. Como reduzir U para 5%?

17 Dado que a taxa de juro do BCE já está a zero, a procura só podia ser aumentada através de G e t em todos os países. Mas isso não iria aumentar o défice orçamental => (DP/PIB) para níveis insustentáveis? - Sim, se G e t fossem financiados com empréstimos de bancos ou das pessoas. - Sim, se G e t fossem financiados com empréstimos do BCE, mesmo a taxa de juro zero. - Não, se G e t fossem financiados com novos euros impressos pelo BCE e dados aos governos.

18 Mas isso não iria aumentar a inflação? - Π só resulta de um Ms se esta financiar um Yd acima do pleno emprego => U gWn > Πe= Π-1 => Π. - Se Ms financiar um Yd até ao pleno emprego, a consequência é PIB e não Π.

19 -Mas, aumento procura interna, decorrente G e t financiado por moeda não implica um aumento das importações da ZE => défice externo da Zona Euro? Apenas no curto prazo. No longo prazo, défice corrente => Depreciação do euro => Aumento das exportações e diminuição das importações => reequilíbrio da balança corrente.

20 Nota: Porque é que a Zona Euro tem pedido dinheiro ao Japão, Brasil, etc. constituírem o FEF com 800 mil M, Quando o BCE pode simplesmente imprimir euros a partir de papel? R: Acham que as coisas não podem ser tão simples: Imprimir papel a partir de moeda e o grnade problema do desempreog é magicamente resolvido!

21 Mas é precisamente isso o que se passa: Existe desemprego porque falta procura, E a solução é simplesmente imprimir moeda e dá-la aos governos para estes: - Gastarem. - Cortarem impostos para as empresas e particulares aumentarem a sua procura.

22


Carregar ppt "1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google