A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM"— Transcrição da apresentação:

1 Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM

2 Mercado de Bens e a Relação IS
Existe equilíbrio no mercado de bens quando a produção, Y, é igual à procura por bens, DA. No modelo simples desenvolvido no capítulo 3, a taxa de juros não afectava a procura por bens. A condição de equilíbrio era dada por:

3 Investimento, Vendas e Taxa de Juros
Neste capítulo, analisamos os efeitos de dois fatores que afetam o investimento: Nível das vendas (+) Taxa de juros (-)

4 Determinação do Produto
Considerando a relação de investimento acima, a condição de equilíbrio do mercado de será:

5 Determinação do Produto
O equilíbrio no mercado de bens A procura por bens é uma função crescente do produto. O equilíbrio requer que a procura por bens seja igual ao produto. Quando a linha ZZ tem inclinação inferior a 45º, um aumento no produto leva a um aumento na demanda menor do que um para um. Note: a linha ZZ tem inclinação menor que 45º apenas quando aumentos no consumo e investimento não excedem o aumento no produto.

6 Derivação da Curva IS Efeitos do aumento na taxa de juros sobre o produto O aumento da taxa de juros faz diminuir a procura por bens a qualquer nível do produto. Quando a linha ZZ tem inclinação inferior à da reta de 45º, um aumento no produto leva a um aumento na demanda menor do que um para um.

7 Derivação da Curva IS Derivação da curva IS
O equilíbrio no mercado de bens implica que um aumento na taxa de juros leva a uma queda no produto. A curva IS tem uma inclinação descendente.

8 Deslocamentos da Curva IS
Um aumento nos impostos desloca a curva IS para a esquerda.

9 Mercados Financeiros e a Relação LM
A taxa de juros é determinada pela igualdade entre a oferta e a procura por moeda: M = stock nominal de moeda $YL(i) = procura por moeda Y = renda nominal i = taxa de juros nominal

10 Moeda Real, Renda Real e Taxa de Juros
Relação LM: no equilíbrio, a oferta real de moeda é igual à procura real por moeda, que depende da renda real, Y, da taxa de juros, i: Do capítulo 2, lembre-se de que PIB nominal = PIB real multiplicado pelo deflator do PIB: De modo equivalente:

11 Derivação da Curva LM Efeitos do aumento da renda sobre a taxa de juros Um aumento do rendimento causa, a uma dada taxa de juros, o aumento da procura por moeda. Dada a oferta de moeda, isso leva a um aumento da taxa de juros de equilíbrio.

12 Derivação da Curva LM Derivação da curva LM O equilíbrio nos mercados financeiros implica que a taxa de juros seja função crescente do nível de rendimento. A curva LM tem inclinação ascendente.

13 Deslocamentos da Curva LM
O aumento da oferta de moeda faz com que a curva LM se desloque para baixo.

14 Combinação das Relações IS e LM
O modelo IS-LM Quando a curva IS intercepta a curva LM, os mercados de bens e financeiro estão em equilíbrio.

15 Política Fiscal, Produto e Taxa de Juros
Contração fiscal ou consolidação fiscal refere-se à política fiscal que reduz o déficit orçamentário. Aumento de impostos; Redução dos gastos do estado Um aumento do déficit é chamado de expansão fiscal. Os impostos afetam a curva IS, não a curva LM.

16 Política Fiscal, Produto e Taxa de Juros
Efeitos do aumento dos impostos O aumento dos impostos desloca a curva IS para a esquerda e diminui os níveis de equilíbrio do produto e da taxa de juros.

17 A história O aumento de impostos reduz o rendimento disponível;
A diminuição do rendimento leva a uma redução do consumo das famílias; Em consequência do efeito multiplicador verifica-se uma diminuição do produto e do rendimento; A redução do rendimento causa uma diminuição da procura de moeda e logo da taxa de juros; A pergunta final é se a diminuição da taxa de juros provoca um aumento do investimento que compense a redução do deficit orçamental.

18 Exercício Recolha informação sobre a politica de consolidação orçamental portuguesa no período ; Construa um cenário que explique o que se passou recorrendo à análise gráfica; Descubra em quanto se reduz o deficit por cada aumento de 1% no produto;

19 Política Monetária, Nível de Actividade e Taxa de Juros
Contração monetária refere-se à redução na oferta de moeda. O aumento da oferta de moeda é chamado de expansão monetária. A política monetária não afeta a curva IS, apenas a curva LM. Por exemplo, um aumento na oferta de moeda desloca a curva LM para baixo.

20 Política Monetária, Nível de Atividade e Taxa de Juros
Efeitos da expansão monetária A expansão monetária leva a um produto maior e uma taxa de juros menor.

21 Uso de uma Combinação de Políticas
A combinação das políticas monetária e fiscal é conhecida como combinação das políticas monetária e fiscal ou, simplesmente, combinação de políticas. Efeitos das políticas fiscal e monetária para cima para baixo nenhum Contração monetária Expansão monetária esquerda Redução dos gastos direita Aumento dos gastos Redução dos impostos Aumento dos impostos Flutuação da taxa de juros Variação do produto Desloc. de LM Desloc. de IS

22 A Combinação das Políticas Clinton-Greenspan
4,8 3,7 0,8 1998 3,3 3,4 - 2,7 1994 5,0 2,0 - 2,4 1995 5,6 2,7 - 1,4 1996 Variáveis macroeconômicas selecionadas – Estados Unidos 5,2 5,5 7,3 Taxa de juros (%) 3,9 2,3 - 0,9 Crescimento do PIB (%) - 0,3 - 3,8 - 4,5 - 3,3 Superávit orçamentário (% do PIB) (sinal negativo = déficit) 1997 1993 1992 1991

23 A Combinação das Políticas Clinton-Greenspan
Redução do déficit e expansão monetária A combinação correta de redução do déficit e expansão monetária pode obter a redução do déficit sem causar efeito adverso no produto.

24 A Reunificação da Alemanha e a Combinação das Políticas Monetária e Fiscal de Pós-Guerra
- 2,9 - 1,8 0,2 - 2,1 Superávit orçamentário (% do PIB) (sinal negativo = déficit) 9,2 6,7 3,1 1994 Variáveis macroeconômicas selecionadas – Alemanha Ocidental, 8,5 7,1 4,3 Taxa de juros (%) 10,5 5,9 Crescimento do investimento (%) 4,5 3,8 3,7 Crescimento do PIB (%) 1993 1992 1991

25 A Reunificação da Alemanha e a Combinação das Políticas Monetária e Fiscal de Pós-Guerra
Combinação das políticas monetária e fiscal na Alemanha pós-reunificação

26 Como o Modelo IS-LM se Adequa aos Factos?
Efeitos empíricos do aumento da taxa de juros básica No curto prazo, o aumento da taxa de juros básica provoca a queda do produto e o aumento do desemprego, mas tem pouco efeito sobre o nível de preços As duas linhas tracejadas e o espaço sombreado entre elas representam a banda de confiança, a faixa dentro o valor real do efeito apresenta 60% de probabilidade.

27 Termos-Chave expansão monetária contração ou arrocho monetário
combinação das políticas monetária e fiscal ou combinação de políticas intervalo de confiança curva IS curva LM contração fiscal ou consolidação fiscal expansão fiscal


Carregar ppt "Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google