A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 4 Moeda e mercado cambial. Objectivos do capítulo Perceber o papel das taxas de câmbio no comércio internacional. Como são determinadas as taxas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 4 Moeda e mercado cambial. Objectivos do capítulo Perceber o papel das taxas de câmbio no comércio internacional. Como são determinadas as taxas."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 Moeda e mercado cambial

2 Objectivos do capítulo Perceber o papel das taxas de câmbio no comércio internacional. Como são determinadas as taxas de câmbio de equilíbrio no mercado internacional de activos.

3 O que é e de onde vem a moeda Moeda é uma activo que pode ser usado como meio de pagamento; Stock Real de Moeda=Stock nominal/ Indíce de Preços O stock nominal de moeda é o resultado: de operações de compra e venda de obrigações e títulos de divida pública pelo Banco Central; Operações de compra e venda de divisas pelo banco central Logo M=mm (GB+FXR) em que mm é o multiplicador monetário.

4 A procura de moeda A procura dum activo, moeda, depende de três grupos de factores: Taxa de rendibilidade esperada relativa aos outros activos; Risco; Liquidez.

5 Procura Agregada de Moeda Três factores determinam a procura de Moeda: A taxa de juros; O nível de preços; O Rendimento nacional real; M=P*(L(i,Y)

6 A relação entre oferta e procura de moeda M s /P=L(i,Y)

7 Equilíbrio no mercado de divisas BOP= CAB + KAB Como a CAB e a KAB reflectem transacções económicas de natureza diferente também respondem a diferentes variáveis económicas; CAB ( Y*, Y, R) KAB (i*,i,e, e f, e e )

8 Modelo simplificado de equilíbrio no mercado de divisas KAB(i) CAB (Y) Y i BOP CAB(Y 0 ) KAB(i 0) Y0Y0 i0i0 KAB(i 1 ) CAB(Y 1 ) Y1Y1 i1i1

9 Equilíbrio na BOP Y i BOP( Y, i | Y*, i*, R, e e ) Aumento de Y* Diminuição de i*, e e, e f )

10 Mobilidade de capital e a BOP Y i BOP Capital perfeitamente imóvel Capital perfeitamente móvel

11 Equilíbrio Interno e Externo Y i IS LM BOP

12 Equilíbrio e taxa de câmbio flexível IS(e 0 ) BOP(e 0 ) LM IS(e 1 ) Efeito da valorização de e Y i BOP(e 1 ) Aumento de e

13 Equilíbrio Geral O equilíbrio geral na economia, equilíbrio interno e externo, requer a combinação de valores de rendimento (Y), taxa de juro (i), e taxa de câmbio (e) que gerem um equilíbrio simultâneo nos três mercados. Mesmo considerando os preços fixos a economia têm mecanismos automáticos de ajustamento que não requerem intervenção política.

14 Equilíbrio e taxa de câmbio fixa Num regime de câmbios variáveis a valorização ou desvalorização corrige o desequilíbrio na BOP, a variação de e desloca as curvas IS e BOP; Num regime de câmbios fixos o ajustamento faz-se no mercado monetário, a curva LM desloca-se até gerar uma posição de equilíbrio nos três mercados.

15 LM(M 0 /P LM(M 1 /P) IS BOP Expansão monetária Excedente na BOP causa expansão do stock monetário

16 Deficit na BOP causa contracção do stock de moeda IS LM(M 0 /P) LM(M 1 /P) BOP Contracção do stock De moeda


Carregar ppt "Capítulo 4 Moeda e mercado cambial. Objectivos do capítulo Perceber o papel das taxas de câmbio no comércio internacional. Como são determinadas as taxas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google