A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre 2006-07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre 2006-07."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre

2 Capítulo 1-Introdução Objectivos da disciplina

3 Enquadramento O ramo da economia designado micro economia aborda o problema do uso eficiente de recursos escassos numa perspectiva que mostra como agentes económicos individuais prosseguindo os seus interesses determinam o melhor uso desses recursos; A teoria do comércio estuda como as decisões de consumo e produção individuais geram padrões de comércio de especialização;

4 Enquadramento A análise macroeconómica aborda quatro aspectos da vida económica: Desemprego; Poupança; Desequilíbrios comerciais; Nível de preços e moeda.

5 Macroeconomia Internacional Estudar as interacções das economias nacionais e a sua influência no padrão de actividade económica.

6 Capítulo 2 Contas Nacionais e Balança de Pagamentos

7 Temas Como se mede o produto dum país? O que determina o produto numa economia aberta? Como o comércio internacional afecta o mercado de bens e serviços? Que políticas e variáveis afectam o mercado de bens e serviços.

8 Medir o produto dum país PNB versus PIB: ambos os agregados medem a soma do valor de mercado dos bens finais produzidos na economia num período de tempo determinados; A diferença reside na definição de economia: PNB refere-se ao produto dos factores de produção propriedade dum nacional; PIB refere-se ao produto gerado na área geográfica do país.

9 PNB e Rendimento Nacional PNB-A=PNL PNL-TrExt-Ti=RN

10 Identidades RN=DN Y=RN=DN

11 Uma Economia Aberta Y=C+I+G+X-M CA=X-M Y=C+I++CA

12 Equilíbrio Poupança Investimento S=Y-C-G S=I S=I+CA

13 Poupança Privada e Pública Sp =Y-T-C Sg =T-G S =Y-C-G=(Y-T-C)+(T-G) Sp =I+CA+Sg

14 Balança de Pagamentos A Balança de Pagamentos regista as transacções dos residentes, empresas e agências governamentais de um país com o resto do mundo.

15 Balança de Pagamentos Um conjunto de contas, da Balança de Pagamentos, sumaria todas as transacções dos indivíduos, das empresas, do governo de um país com o resto do mundo.

16 Contas da Balança de pagamentos Exportações de bens e serviços Importações de bens e serviços Transferências Unilaterais Variação nos activos detidos no estrangeiro Variação nos activos detidos por estrangeiros Direitos de saque especiais

17 Contas da Balança de Pagamentos Balança comercial Balança de serviços Balança de bens e serviços Balança de rendimento de investimento Balança corrente

18 Equilíbrio Interno LM IS Y i

19 Equilíbrio Interno e Externo Y i IS LM BOP

20 A curva BOP Sumaria a relação entre rendimento, taxas de juro e balança de pagamentos que geram equilíbrio no mercado Forex; A curva BOP assume valores fixos para o rendimento externo, taxa de câmbio efectiva(R), taxa de juro externa(i*), taxa de câmbio forward(e f ) e taxa de câmbio esperada(e e ); O equilíbrio da BOP requer uma relação positiva entre rendimento e taxa de juros.

21 O que determina o produto numa economia aberta. Equilíbrio no mercado de bens e serviços requer que a despesa seja igual ao produto logo: Y=C+I+G+X-M; X(Y*, R) R=P/eP* M(Y, R)


Carregar ppt "Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre 2006-07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google