A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Macroeconomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Macroeconomia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Macroeconomia
Pedro Telhado Pereira António Almeida

2 As raízes da Macroeconomia
A Grande Depressão – Anos 30 do Séc. XX nos E.U.A. – Colapso dos preços da Bolsa Outubro de ,5 milhões de desempregados milhões de desempregados (em 51 milhões de trabalhadores) 27% menos de produção em 1933 do que em 1929. Desemprego superior a 14% até 1940.

3 Teoria Clássica Adam Smith ( ) - '' A Riqueza das Nações'' (1976) - a ideia de uma mão invisível. Aplicação de modelos microeconómicos Exemplo: excesso de oferta de trabalho, diminuição dos salários até novo equilíbrio. Recessões seriam passageiras porque com o aumento do desemprego os salários decresciam e os produtores contratariam mais trabalhadores, aumentando a produção. Isto não aconteceu durante a grande depressão.

4 A revolução Keynesiana
The General Theory of Employment, Interest and Money, por John Maynard Keynes, publicada em 1936. O governo devia intervir na alturas de recessão para levar a uma recuperação.

5 Como funcionou a Teoria Keynesiana?
Grande parte da teoria macroeconómica recente se baseia nos trabalhos de Keynes. As suas “recomendações” pareceram funcionar nos anos 60s, mas nos 70s e 80s aparece a estagnação acompanhada de inflação, ou seja períodos de grande inflação e alto desemprego. A teoria keynesiana é posta em causa. Actualmente existem várias escolas macroeconómicas como veremos neste curso.

6 Quais as preocupações principais dos Macroeconomistas?
Inflação Crescimento do Produto Desemprego

7 Inflação Aumento generalizado dos preços
Os problemas que a hiper-inflação origina: Dificuldade de planeamento a médio e longo prazo Perca de poder de compra das pessoas com rendimentos constantes

8

9 Crescimento do Produto no médio e longo prazo
Produto – montante de bens e serviços produzidos durante um certo período, normalmente um ano Recessões – quando o período decresce pelo menos em 2 trimestres consecutivos

10

11 Dados recentes: Do Destaque do INE
“Produto Interno Bruto cresce 0,5% em 2002 O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu, em termos reais, 0,5% no ano 2002, em desaceleração face ao crescimento verificado em 2001 (1,6%). Este abrandamento derivou da evolução da procura interna, que recuou 0,4% face ao ano anterior, particularmente condicionada pelo investimento. A procura externa líquida, por outro lado, contribuiu positivamente para o crescimento do PIB, em virtude do comportamento das Exportações de Bens e Serviços, que cresceram 2,0% em relação ao ano anterior.”

12 “O primeiro semestre do ano foi caracterizado por um crescimento relativamente elevado, de 1,6% em volume face a igual semestre do ano anterior. Este período beneficiou fundamentalmente da procura interna, conjugada com um interessante ritmo de crescimento das Exportações de Bens e Serviços. Pelo contrário, o 2º semestre de 2002 foi marcado pela contracção do PIB, em 0,7% face ao período homólogo, em virtude do pronunciado arrefecimento da procura interna, com especial destaque para o Investimento.”

13

14 Desemprego: Taxa de desemprego - Percentagem da população activa desempregada. Como veremos mais adiante a taxa de desemprego zero não é o objectivo.

15

16 População e Condições Sociais
                                                                                                                                                                                           

17 Intervenção na Economia
Política Fiscal (Governo) Impostos Despesa Pública Política Monetária (Banco Central) Taxa de desconto Reservas obrigatórias Políticas estruturais (Governo) Novo enquadramento jurídico

18 Componentes da Macroeoconomia

19 Os três mercados da Macroeconomia
Mercado dos bens e serviços Mercado Monetário (Financeiro) Mercado do Trabalho

20 Metodologia em Macroeoconomia
Fundamentos Microeconómicos A procura e a oferta agregada Procura agregada – procura total por bens e serviços Oferta agregada – oferta total de bens e serviços.

21 Procura e Oferta Agregadas

22 Não confundir com a procura e oferta no mercado individual
Relembrar o que se mantém constante.

23 Medição da actividade económica
Produto Interno Bruto – PIB (GDP em inglês) É a soma dos valores monetários do consumo, do investimento bruto, das compras de bens e serviços pelo Estado e das exportações líquidas produzidos num país durante um ano.

24 ou GDP is the total market value of a country's output. It is the market value of all final goods and services produced within a given period of time by factors of production located within a country.

25 Algumas notas Bens finais Produzidos num dado territorial Bens novos
Logo não inclui os bens intermediários Falamos de valor acrescentado Produzidos num dado territorial Logo não inclui bens produzidos no estrangeiro por nacionais Bens novos Logo não inclui bens usados nem simples transacções monetárias

26 Cálculo do PIB Óptica da Despesa Óptica do Rendimento
Equivalência entre as duas ópticas

27 Óptica da Despesa Consumo (C) Investimento Privado (I)
O Consumo e Investimento Públicos (G) As exportações líquidas (EX – IM)

28 PIB = C + I + G + (EX – IM)

29 Óptica do Rendimento PIB = Rendimento Nacional + Amortizações + (impostos indirectos – subsídios) + pagamentos de factores líquidos ao resto do mundo + outros Outros – inclui transferências entre empresas e erros de colecta de dados

30 Rendimento Nacional rendimento total obtido pelos nacionais detentores de factores de produção Salários Rendas Juros Lucros

31 Rendimento disponível - RD
PIB  PNB PNB  PNL PNL  RN RN  RD

32 Verifique a igualdade entre a poupança e investimento
I+X=PS+GS Investimento interno mais exportações líquidas é igual poupança privada mais o excedente orçamental

33 Para além das contas nacionais
Trabalho não contabilizado Exemplo – trabalho das donas de casa A economia subterrânea Prejuízos ambientais

34 Distinguir valores reais e nominais
O índice de preços ou deflator


Carregar ppt "Introdução à Macroeconomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google