A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equilíbrio no mercado monetário:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equilíbrio no mercado monetário:"— Transcrição da apresentação:

0 Aula Teórica nº 10 Emissão Monetária e Inflação
Oferta e procura de moeda Equilíbrio no mercado monetário Nível de preços e valor da moeda Teoria quantitativa da moeda Custos da inflação

1 Equilíbrio no mercado monetário:
Oferta de moeda: Variável de política económica da responsabilidade do Banco Central O Banco Central emite moeda através de, por exemplo, operações em mercado aberto Procura de moeda: Depende de vários factores, nomeadamente do nível de preços e da taxa de juro Equilíbrio no mercado monetário: No longo prazo, o nível de preços ajusta-se para equilibrar a oferta e procura de moeda.

2

3

4 A teoria quantitativa da moeda explica os determinantes de longo prazo da nível de preços e da taxa de inflação. Inflação é um fenómeno macroeconómico que está relacionado com o valor da moeda. Quando o nível de preços agregado aumenta, o valor da moeda diminui.

5 Teoria quantitativa da moeda:
A quantidade de moeda disponível determina o seu valor (nível de preços). A causa primária da inflação é a emissão monetária. Dicotomia clássica: As variáveis reais e nominais são determinadas de forma separável. Alterações na oferta de moeda afectam as variáveis nominais mas não as variáveis reais (neutralidade da moeda). A moeda pode ser neutra no longo prazo e não o ser no curto prazo.

6 Equação quantitativa:
M.V = P.Y M, moeda V, velocidade de circulação (V= P.Y/M) P, nível de preços Y, rendimento real P.Y, rendimento nominal Se M aumenta: V diminui, ou P aumenta, ou Y aumenta.

7

8 Equação quantitativa e teoria quantitativa:
M.V = P.Y Se M aumenta: e V permanece constante, e Y permanece constante (neutralidade da moeda), então, P aumenta na mesma proporção (a inflação é um fenómeno monetário).

9

10

11 Efeito de Fisher na taxa de juro:
Aumentos da inflação repercutem-se em aumentos compensatórios da taxa de juro nominal. A taxa de juro real permanece constante.

12

13 Quais os custos da inflação:
Custos de “sola do sapato” Custos de ementa Variação dos preços relativos Distorções fiscais Confusão e inconveniência Redestribuição arbitrária da riqueza


Carregar ppt "Equilíbrio no mercado monetário:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google