Carregar apresentação
PublicouVitória Belmonte Peixoto Alterado mais de 8 anos atrás
1
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Profª M. Sc. Lúcia Cristina Cavalcante Curso de Psicologia 2º semestre/2008
2
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO
ATENÇÃO e MEMÓRIA PENSAMENTO e LINGUAGEM SENSAÇÃO e PERCEPÇÃO EMOÇÃO e MOTIVAÇÃO APRENDIZAGEM P S I C O B L G A Parte Teórica O B S E R V A Ç Ã Parte Prática PRINCÍPIOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO MÉTODO EXPERIMENTAL
3
Competências a serem adquiridas
Conceituar, compreender e analisar os fenômenos e processos psicológicos básicos constituintes do campo da Psicologia como ciência e seus desenvolvimentos recentes. Conceituar, compreender e analisar os princípios básicos do comportamento, através de investigações construídas a partir do modelo animal.
4
1ª NI ATIVIDADE 1. PARTE TEÓRICA
Observação do comportamento (Valor: 2 pontos) ATIVIDADE 2: Relatório de práticas experimentais (parte 1: Nível operante, Instalação, fortalecimento e enfraquecimento de respostas operantes) (Valor: 4 pontos) PROVA individual com questões discursivas e de múltipla escolha (Valor: 4 pontos) PARTE TEÓRICA UNIDADE I. Processos Psicológicos básicos: uma introdução. UNIDADE II. Sensação e Percepção. UNIDADE III. Atenção e Memória. PARTE PRÁTICA UNIDADE I. Observação do comportamento. UNIDADE II. Noções básicas sobre o método experimental. UNIDADE III. Princípios básicos do comportamento.
5
2ª NI ATIVIDADE 1: PARTE TEÓRICA
UNIDADE IV. Motivação e Emoção. UNIDADE V. Pensamento e linguagem. UNIDADE VI. Aprendizagem PARTE PRÁTICA: UNIDADE III. Princípios básicos do comportamento (dois últimos itens). UNIDADE IV. Modelo animal em pesquisas de Psicobiologia. ATIVIDADE 1: Relatório de práticas experimentais (parte 2: Manutenção de respostas operantes e Contingências aversivas) (Valor: 3 pontos) ATIVIDADE 2: Relatório de práticas experimentais (parte 3: Campo aberto e Labirinto em cruz elevado) (Valor: 2 pontos) ATIVIDADE 3: Avaliação integrada com as disciplinas Pesquisa em Psicologia: (Valor: 5 pontos)
6
Unidade I. Processos Psicológicos básicos: uma introdução
Parte teórica:
7
1.1. Histórico
8
(CAMBAÚVA, SILVA E FERREIRA, 1998, p. 208)
“... entendemos que a psicologia vai sendo construída à medida mesmo que os homens vão construindo a si e a seu mundo. A preocupação do homem com as chamadas atividades subjetivas é tão antiga quanto as primeiras formas do pensamento racional, ou seja, quando o homem pensa acerca do mundo, dos outros homens e de si mesmo, elabora idéias psicológicas, idéias que se referem a processos individuais e subjetivos, como, por exemplo, as percepções e as emoções” (CAMBAÚVA, SILVA E FERREIRA, 1998, p. 208)
9
(do período Antropocêntrico até os dias de hoje)
Idéias psicológicas: Senso comum ↓ Religião Filosofia (do período Antropocêntrico até os dias de hoje)
10
Quando o homem tornou estas processos objeto de investigação científica pela primeira vez?
11
Estudos experimentais sobre sensação, percepção, atenção e emoções
Leipzig (Alemanha) ↓ DEZ 1879 W. Wundt Estudos experimentais sobre sensação, percepção, atenção e emoções
12
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
ESTRUTURALISMO FUNCIONALISMO PSICOLOGIA DA GESTALT PSICANÁLISE BEHAVIORISMO EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PSICOLOGIA SOCIO-HISTÓRICA ETOLOGIA NEUROCIÊNCIAS E SUAS VARIAÇÕES ...
13
1.2. Relevância para a formação do psicólogo.
14
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia (7 de maio de 2004)
15
Art. 5º A formação em Psicologia exige que a proposta do curso articule os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes: ... D) Fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu de-senvolvimento.
16
Qual a importância do conhecimento dos processos psicológicos básicos para a trabalho cotidiano do psicólogo em diferentes áreas de atuação?
17
Atividade 1
18
1º. Escolher um dos textos abaixo (disponíveis no Scielo).
NEVES, Edna R. C.; BORUCHOVITCH, Evely. A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 20, n. 1, pp , jan/abr 2004. PERES, Julio F. P.; MERCANTE, Juliane P. P.; NASELLO, Antonia G. Promovendo resiliência em vítimas de trauma psicológico. Revista de psiquiatria, Porto Alegre, vol. 27, n. 2, pp , maio/ago SOUZA, Simone V. de; CAMARGO, Denise de; BULGACOV, Yara L. M.. Expressão da emoção por meio do desenho de uma criança hospitalizada. Psicologia em Estudo, Maringá, vol. 8, n. 1, pp , jan./jun 2º. Ler um dos textos indicados e responder a seguinte pergunta: “Em que medida o conhecimento do processo psicológico em questão auxiliou o trabalho do psicólogo?”
19
Mãos na massa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.