A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE El “Pie Jesu” de Marcel Olm ens fa sentir la MISERICORDIA de Déu FILL, TOT EL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE El “Pie Jesu” de Marcel Olm ens fa sentir la MISERICORDIA de Déu FILL, TOT EL."— Transcrição da apresentação:

1

2 EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE El “Pie Jesu” de Marcel Olm ens fa sentir la MISERICORDIA de Déu FILL, TOT EL MEU ÉS TEU Galilea Aquest epigrama de Casablancas pot insinuar els revolts del camí Galileia O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU “Pie Jesu” de Marcel Olm faz-nos sentir a MISERICÓRDIA de Des

3 CONDIÇÕES para PARTICIPAR do Reino Domingo 24 CENTRO do evangelho de Lucas Três parábolas sobre os DESGARRADOS que entram no Reino (Os pecadores no evangelho de Lucas): - Pedro, o pecador, torna-se “pescador de homens” - O samaritano, herege, é modelo para “amar muito” - A pecadora que beija os pés de Jesus, é evangelho vivente - O publicano, não praticante, sai da oração “salvo” - Dimas, o ladrão, entra com Jesus no Paraíso...

4 A mulher adúltera A samaritana Ícone de Dimas, o ladrão Mateus, o vigarista

5 Lc 15, 1-32 Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecado- res e come com eles». “O filho pródigo” de Rembrant

6 Se diante do amor imenso de Jesus não te reconheces pecador, não continues a ler O evangelho de hoje vai para os que assinalam os pecados dos outros

7 Jesus disse-lhes então a se- guinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar?

8 Para o Amor desproporcionado de Deus, quando uma ovelha se perde, é a mais importante Deus desiste do mal com que tinha ameaçado o seu povo (1ª leitura)

9 Quando a encontra, põe-na alegre- mente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noven- ta e nove justos, que não precisam de arrependimento.

10 Quando nos deixamos encontrar por Deus, há alegria no céu Jesus vem para salvar os pecadores (2ª leitura)

11 Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda até a encontrar?

12 Ele ama tanto! (Salmo) Deus procura-nos como o melhor tesouro

13 Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz- lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida’. Eu vos digo: Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa’.

14 Desbaratamos uma vida tão rica diante de Deus? Nem temos ideia de como no céu são valorizados os nossos actos

15 Jesus disse-lhes ainda: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai repartiu os bens pelos filhos.

16 O Pai oferece a herança a seus filhos: aos perdidos e aos ressentidos Depende de nós usá-la bem

17 Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía, numa vida dissoluta.

18 E o pai tem paciência... O filho mais novo, o das mil caras, dos mil amores, das mil tentações, dilapida tudo em cada ocasião

19 Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra que o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.

20 Ao serviço de propietários que procuram só o rendimento, o coração vai-se secando Nem nos fica o gosto das alfarrobas dos porcos

21 Então, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus trabalhadores’. Pôs-se a caminho e foi ter com o pai.

22 Adivinhar a gratuidade do amor faz-nos sentir o abraço de Deus Sabe-se filho, quando se dá conta que não o merece

23 Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: enchendo- se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.

24 Nem os pecados nos podem separar de Deus O PAI corre para os que o abandonaram

25 Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti- lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’. E começou a festa.

26 Apesar do afastamento, o Pai vê no Filho a sua própria imagem, e continua a convidá-lo para a Festa Feliz pecado, que nos engendra de novo

27 Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. O servo respondeu-lhe: ‘O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque ele chegou são e salvo’. Ele ficou ressentido e não queria entrar.

28 Entendemos o que é amar depois de uma queda... e compreender, e dar novas oportunidades? Estamos de acordo com esta atitude do Pai?

29 Então o pai veio cá fora instar com ele. Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo’.

30 A miúdo somos escravos do nosso bom comportamento Se o amor não a sustenta, a fidelidade é destruidora

31 Disse-lhe o pai: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado».

32 Luminoso como o sol, imenso como o mar... O amor do Pai é um amanhecer sem ocaso

33 Jesus, ajuda-nos a entrar na dinâmica deste AMOR desmedido de Deus.

34 www.benedictinescat.com/montserrat


Carregar ppt "EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE El “Pie Jesu” de Marcel Olm ens fa sentir la MISERICORDIA de Déu FILL, TOT EL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google