A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Veste Nupcial Mt 22,1-14.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Veste Nupcial Mt 22,1-14."— Transcrição da apresentação:

1 A Veste Nupcial Mt 22,1-14

2 A Veste Nupcial

3 Era uma vez, no tempo de Jesus
Era uma vez, no tempo de Jesus Uma rica residência onde ia acontecer uma festa de casamento. Então......

4 Tendo Jesus recomeçado a falar
em parábolas, disse-lhes: «O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer. De novo mandou outros servos, ordenando-lhes: Dizei aos convidados: O meu banquete está pronto; matei os meus bois e os meus cordeiros gordos; tudo está preparado. Vinde às bodas. Mas eles, não se importaram; foram um para o seu campo, outro para o seu negócio. Os restantes, apoderando-se dos servos, os maltrataram e os mataram.

5 O rei ficou irado e enviou as suas tropas, que exterminaram aqueles assassinos e incendiaram a sua cidade. Disse, depois, aos servos: “O banquete das núpcias está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.”

6 Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles
que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados.

7 Quando o rei entrou para ver os convidados, viu um
homem que não trazia o traje nupcial. E disse-lhe: “Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?” Mas ele emudeceu. O rei disse, então, aos servos: “Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.»

8 A parábola faz referência às pessoas que já não têm tempo para Deus.
eles são representados pelas pessoas que aceitaram o convite, mas quando a comida já está à mesa, afirmam que estão ocupados demais para aparecer. Não dão importância ao casamento do filho do amigo.

9 O banquete A parábola conta que um senhor casava seu filho e já que estava muito bem na vida, faz uma grande festa e convida os amigos. Acontece que ele se aborrece muito porque os amigos não aceitaram o convite e estavam mais preocupados com a própria vida. Segundo S.Lucas, um ia casar, outro, tinha negócios, outro tinha comprado várias cabeças de gado. Todos tiveram desculpas para não comparecer ao banquete.

10 A veste nupcial Para comparecer à festa era preciso a veste nupcial que um convidado não tinha. Isso irritou muito o dono da festa e o castigou. Era costume nos casamentos de ricos judeus, o senhor oferecer as vestes para o banquete quando o convidado não as tivesse. Porém, parece que não é este o caso, embora se trate aqui de um senhor com muitas posses. Mas, o importante é que houve alguém que não estava devidamente preparado para a ocasião. Como o senhor havia convidado qualquer pessoa, todas as que foram à festa deveriam estar com roupas adequadas. A veste é símbolo. Era necessária para entrar. Como as cincos virgens imprudentes, este homem não teve lugar na festa. Não valorizou o convite.

11 Por meio de Jesus, o Pai nos convoca para uma aliança com Ele
Por meio de Jesus, o Pai nos convoca para uma aliança com Ele. Os que rejeitam o convite são aqueles que se apegam aos próprios interesses e usam a religião para isso. Rejeitam essa aliança. Serão julgados e destruídos juntamente com o sistema que tanto defenderam (riquezas, poder, injustiças, ganâncias, competições, crimes .....) Então, começa uma festa diferente: o marginalizado, o povo pobre e desprezado, são os novos convidados. E eles comparecem. Mas, até entre eles há alguém que também não aceita as condições da Aliança e prefere o seu egoísmo.

12 O amor de Deus vai além do que
podemos imaginar, porém, Ele quer a nossa adesão.

13 Felizes os amigos do Senhor !
Tu poderás ser um deles, se andares nos seus caminhos. Tuas mãos terão que trabalhar, mas esse trabalho te dará o sustento, e ainda, felicidade e bem estar. Tua esposa será a companheira que contigo criará o teu lar. Teus filhos, fruto do teu amor, farão a alegria da tua casa. Assim serão abençoados os amigos do Senhor. Assim também Ele te abençoará. É assim que o Senhor dará a todos nós a sua Paz. Salmo 127

14 Texto – apontamento de cursos
Imagens – Internet Formatação – I.Eunice Wolff


Carregar ppt "A Veste Nupcial Mt 22,1-14."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google