A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FESTA DAS BODAS. Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FESTA DAS BODAS. Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados:"— Transcrição da apresentação:

1 A FESTA DAS BODAS

2 Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo, rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de boi, e vou experimentá-los (...). E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir. E voltando aquele servo anunciou essas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres e aleijados, mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito esta como mandaste e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo. Sai pelos caminhos e valados e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia (Lucas, 14: 16 – 24).

3 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram ir. Depois enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.

4 Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio. E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícias disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.

5 EM CANÁ DA GALILÉIA JESUS COMEÇOU SEUS SINAIS O AMOR E O SINAL DO MATRIMONIO Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide pois às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.

6 E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com vestido de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.

7 Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mt. 22:2-14).

8 Duas ordens de ideias: 1ª) Reino dos céus plenitude espiritual (convite a todos). PRECISAMOS CRER EM NÓS MESMOS E NAS PESSOAS AMADAS. IR ALÉM DAS FRAQUEZAS E DOS PRÓPRIOS LIMITES.

9 2 ª) Forma de atingir a perfeição (casamento = união com Jesus) O AMOR DEVE SER PERMANENTEMENTE CONSTRUÍDO, POR MEIO DA ORAÇÃO, DO TRABALHO, DA HUMILDADE E DO CARINHO PELA VIDA.

10 Os primeiros convidados foram os hebreus. Os enviados do rei são os profetas que os vinham exortar a seguir a trilha da verdadeira felicidade, mas nem sempre foram ouvidos. Muitos profetas foram massacrados.

11 Os convidados que se escusam (negócios, etc) são as pessoas mundanas, indiferentes às coisas celestes.

12 Hebreus, primeiros convidados... Prática do monoteísmo. Os Dez mandamentos (Moisés). Cristianismo (Jesus). Desprezo pela lei moral e culto exterior. Novo convite aos hebreus...Jesus. A negligência e a indiferença pelas coisas espirituais simbolizam o ultraje e a morte dos servos, ilustrados na parábola. Cólera do rei e incêndio destruidor: Lei de causa e efeito: no ano 70 d. C foram trucidados pelos romanos, Jerusalém destruída... Sofrimento secular (holocausto).

13 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons... Pregação aos gentios que, acolhendo a palavra seriam admitidos na festa (trabalho de Paulo).

14 Traje nupcial: pureza de coração. A veste de núpcias simboliza o amor, a humildade, a boa vontade em encontrar a verdade para observá- la.

15 Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. (Mt, 22: )

16 É AO REDOR DA FAMÍLIA QUE SE CELEBRA E SE ALIMENTA A EXPERIÊNCIA ALEGRE DA CARIDADE. DENTRO E ALÉM DA FAMÍLIA, OS MEMBROS DEVEM ESTAR A SERVIÇO DO REINO DE DEUS.


Carregar ppt "A FESTA DAS BODAS. Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google