A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poder dizer o que se penso sem ser julgado e sem ofender ninguém; Poder tomar as nossas próprias decisões sem passar por cima de ninguém; Sermos capazes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poder dizer o que se penso sem ser julgado e sem ofender ninguém; Poder tomar as nossas próprias decisões sem passar por cima de ninguém; Sermos capazes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Poder dizer o que se penso sem ser julgado e sem ofender ninguém; Poder tomar as nossas próprias decisões sem passar por cima de ninguém; Sermos capazes de ultrapassar os nossos obstáculos; Sermos nós próprios sem nos deixar levar por más influencias; Seguirmos o rumo certo inspirados pelo amor de Deus que nos criou livres. É saber dizer sim àquilo que achamos que é bem e dizer não ao que é mal; É construir um caminho de harmonia,amor, amizade e partilha.

3 Liberdade tem origem na palavra latina libertas. Livre–arbítrio: faculdade que a pessoa tem de se determinar sem obedecer a outra regra que não seja a própria vontade. O livre-arbítrio permite escolher entre o bem e o mal.

4 Os vários níveis da Liberdade: - material ou físico - intervenção social - espiritual Atitudes que podem comprometer a liberdade: - o individualismo - o anarquismo - a ignorância Só se é verdadeiramente livre, quando se é verdadeiramente responsável.

5 Consciência Moral : permite à pessoa julgar as situações e decidir, optando pelo que está bem e rejeitando o que está mal. Consciência e liberdade estão intimamente relacionados Sem consciência não há liberdade. Obstáculos à Liberdade: Publicidade, propaganda e a libertinagem. Dependências: Álcool Tabaco Drogas Telemóvel Jogos Internet Televisão

6 PÁSCOA TEM ORIGEM NA PALAVRA HEBRAICO,(PESSACH) QUE SIGNIFICA PASSAGEM. PARA OS JUDEUS, A PÁSCOA É A FESTA QUE CELEBRA A PASSAGEM DA ESCRAVIDÃO NO EGIPTO À LIBERDADE. PARA OS CRISTÃOS A PÁSCOA: É A CELEBRAÇÃO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. PÁSCOA IMPLICA SEMPRE A NOÇÃO DE LIBERDADE. O DEUS BÍBLICO QUER A LIBERDADE E A VIDA PARA O SER HUMANO. PÁSCOA: ITINERÁRIO DE LIBERDADE

7 Parábola do Filho Pródigo - Lc 15, Certo homem tinha dois filhos o mais novo disse: Pai dá-me a parte dos bens que me pertence. Ele repartiu os bens. Passados alguns dias, o filho mais novo, juntou tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá gastou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter gasto tudo, sobreveio àquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um senhor daquela terra e este mandou-o para os seus campos guardar porcos. Ali, desejava ele alimentar-se das alfarrobas que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai e lhe direi : Pai, pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho trata-me como um dos teus trabalhadores. Levantando-se, foi ter com seu pai. Vinha ele ainda longe, quando o pai o viu e correu para ele abraçou-o e beijou-o. O filho disse-lhe: Pai, pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos : Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés, matai o novilho. Comamos e regozijemo-nos; porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começou a festa. Ora, o filho mais velho estivera no campo e quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. Ele informou: veio o teu irmão e o teu pai mandou matar o novilho mais gordo, porque o recuperou com saúde. Ele indignou-se e não queria entrar. Saindo, porém, o pai procurava acalmá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos, vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com mulheres de má vida, tu mandaste matar para ele o novilho. O pai respondeu-lhe: Meu filho, tu sempre estás comigo tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos alegrássemos, porque este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

8 O AMOR DE DEUS E A LIBERDADE HUMANA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO A parábola do filho pródigo tem como tema central a bondade e o amor de Deus por todos os pecadores e excluídos. Esta Parábola apresenta-nos três personagens: o pai, o filho mais novo e o filho mais velho. o pai representa Deus, que ama todas as pessoas, qualquer que seja o seu comportamento o filho maia novo, personifica o egoísmo, a auto-suficiência, a irresponsabilidade total e a rebeldia. Procurava a liberdade, mas percorria a via da libertinagem e do prazer, sem critérios morais. o filho mais velho é a imagem de todos os que se consideram justos e excluíam os outros. Não reconhece que é pecador, nem compreende a bondade ilimitada de Deus.

9 Só a fé te libertará; Com amor vencerás a escravidão; Tu és livre, ouve a tua voz; Tu és homem, canta a liberdade. Maximiliano Kolbe Nome do baptismo: Raimundo Data nascimento: 8/1/1894 Nacionalidade: Polaca Pais onde exerceu a sua Missão: Polónia, Itália e Japão Denunciou as injustiças do regime Nazi Foi levado para um campo de concentração Deu a sua vida para libertar um homem que ia morrer Data da morte: 14/8/1941 Ano da canonização: 1987


Carregar ppt "Poder dizer o que se penso sem ser julgado e sem ofender ninguém; Poder tomar as nossas próprias decisões sem passar por cima de ninguém; Sermos capazes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google